O que acontece quando o estômago não faz digestão?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 17 votos

Quando não é bem feita, chamamos de indigestão, má digestão ou dispepsia. Ela pode apresentar uma dor ou desconforto na parte superior do abdômen (chamado dispepsia) ou dor em queimação atrás do esterno (chamada azia).

No caso da má digestão, a pessoa fica com aquela sensação de ter se alimentado em excesso, além de apresentar muita sonolência após a refeição, assim como os enjoos que podem resultar em vômito.

A má digestão, por sua vez, é caracterizada por uma dor ou desconforto abdominal e tem relação com o estômago. Ela pode estar ligada a outros distúrbios gástricos e causar enjoos, indisposição, vômitos e sensação de estômago cheio durante a refeição ou logo após comer.

O fracionamento da alimentação também é recomendado. Comer em quantidades menores e mais vezes ao dia, fazer 5 ou 6 refeições diárias. Outra recomendação é comer devagar e mastigar bem os alimentos antes de engolir, facilitando o trabalho do estômago. Cada refeição deveria durar cerca de vinte minutos.

Alguns dos remédios para má digestão mais indicados são:

  • Estomazil;
  • Eno;
  • Epocler;
  • Sonrisal;
  • Engov;
  • Gastrol.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

6 dicas para melhorar a sua digestão

  1. Mastigue bem, devagar e não fale enquanto se alimenta. ...
  2. Equilibre sua alimentação. ...
  3. Hidrate-se bem. ...
  4. Prepare a sua comida e capriche nos temperos. ...
  5. Respeite seu organismo. ...
  6. Faça exercícios físicos regularmente.

O estômago pesado, ou a sensação de estufamento após comer, é um sintoma geralmente associado à indigestão ou à má digestão.

5 frutas que auxiliam na digestão

  • Maçã: Com uma casca rica em fibras, contribui para uma melhor digestão e um bom funcionamento do intestino.
  • Abacaxi: Por ser uma fruta ácida, ajuda o estômago a digerir os alimentos.
  • Ameixa: Rica em fibras e com propriedades laxativas, evita desconfortos e prisão de ventre.
  • Laranja:

Alguns desses produtos são: Sandoz Bem-estar Simeticona. Viridian Aid – Ajuda digestiva de elevada potência. Arkorelax.

Chás com com propriedades calmantes e digestivas como boldo, erva-doce, hortelã e macela, são uma boa solução caseira para combater os gases, a má digestão, que causa sensação de barriga inchada, arrotos frequentes e até mesmo dor de cabeça.

Chá de hortelã
Mas o que talvez você não saiba, é que ela é ótima como chá para dor de estômago. A planta tem a capacidade de minimizar a irritação estomacal, diminuir a sensação de inchaço, de indigestão e até a flatulência.

O corpo humano leva algum tempo para fazer a digestão completa dos alimentos, mais especificamente, até 72 horas para ser digerido por completo. Ou seja, a digestão dos alimentos consumidos em um dia pode levar até 3 dias para ser inteiramente realizada.

Os primeiros sintomas geralmente são: febre, dor muscular e tosse seca. A evolução costuma ser branda e autolimitada, por período de quatro dias a... Pouca gente se lembra de fazer – e às vezes até mesmo os médicos se esquecem de pedir – o exame de sangue oculto nas fezes.

A sensação de barriga inchada, geralmente, está relacionada ao excesso de gases no organismo, provocado pelo consumo de alimentos de digestão mais lenta. Feijão, brócolis, repolho, ervilha, milho e lentilha são alguns deles.

Uma das bactérias mais comuns é a Helicobacter pylori, também chamada de H. pylori. Ela costuma causar azia, dores no estômago e formação de gases em excesso. Por isso, precisa de tratamento rápido.