O que acontece quando o escapamento está furado?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Além de mais barulho para seus ouvidos e para os outros motoristas, rodar com carro com escapamento furado pode provocar falhas e até aumento do consumo de combustível. Isso mesmo, se você percebeu aquele furinho no silenciador, procure uma empresa para fazer a troca da peça.

Se o veículo apresentar um barulho mais alto do que o de costume, pode ser sinal de problema no sistema de escapamento. Assim, a primeira coisa que deve fazer ao notar um som diferente é tentar detectar de qual ruído se trata.

Alguns elementos que justificam isso: excesso de gás no compressor; falta de torque no compressor; tubulação de gás em atrito com demais componentes. Por isso, tenha atenção a esses elementos, e higienizando-os quando necessário.

Esses motivos são: Catalisador danificado; Rachadura no coletor de escape; Escapamento solto (as peças que o prendem podem ter se rompido);

Se alguma peça do sistema do escapamento está danificada, seja nos silenciadores ou canos, pode haver uma mudança na taxa dos gases, gerando variações nos motores, principalmente na marcha lenta, o que resulta em mais consumo de combustível.

Escapamento
Essa taxa muda quando alguma parte do escapamento está danificada, não importando se são os silenciadores ou os canos. A mudança pode causar falhas na marcha lenta, fazendo o carro gastar mais combustível.

- Nunca use solda, porque quando uma das partes do sistema de escapamento está quebrada, seus componentes internos já estão danificados e não oferecem estrutura para suportar os tubos e silenciosos.

Estas explosões acontecem dentro do escapamento decorrentes da modificação em diversos componentes do motor como por exemplo; filtros de ar esportivos, remapeamento da injeção eletrônica, coletores de escapamentos e abafadores.

Boa parte dos problemas de funcionamento do motor são causados por combustível e/ou lubrificantes de má qualidade. Ao substituí-los por produtos de nível superior e eliminar as impurezas do sistema, resolve-se inúmeros problemas sem a necessidade de serviços de oficina.

O sistema de escapamento tem as seguintes peças: 1 – Coletor de Escape: sua função é recolher os gases e envia-los para o tubo de descarga. 2 – Tubos de Estepe: interligar as peças do sistema. 3 – Silencioso ou Silenciador: sua função basicamente é reduzir o barulho gerado pelo motor.

Um bom exemplo é o motor rajando, já ouviu falar? Para ficar claro, é importante lembrar que dentro do motor existem algumas peças móveis que sofrem desgaste natural com o tempo de uso. É quando podem surgir alguns barulhos no interior do motor, algo provocado, por exemplo, por folgas nas bielas e virabrequim.

Por isso, nunca o veículo deve rodar com escapamento furado ou quebrado, mesmo que o estrago seja pequeno. Além dos defeitos aparentes, as peças podem sofrer avarias internas que comprometem o seu funcionamento. Um jeito de testar é balançar os silenciadores, preferencialmente com o carro levantado.

Esse “grilo” indica a ocorrência da pré-ignição, que é provocada pelo excesso de carbonização na câmara de combustão, resultado de combustível de má qualidade ou do retardo no ponto de ignição do motor.

Para abafar o barulho excessivo do motor, uma dica é comprar em lojas de acessórios feltro anti-ruído para ser instalado sob o capô do carro. Ao preço médio de R$ 20, o feltro é auto-adesivo e vem na medida exata da peça.

etanol

Como já explicado o etanol deixa o motor mais limpo que a gasolina comum, por isso, quando comparado com a gasolina aditivada, é possível dizer que os dois apresentam quase os mesmos resultados. Por essa razão, é difícil dizer que um combustível é melhor que outro, tudo é uma questão de escolha do motorista.

A quantidade de dióxido de carbono e monóxido de carbono produzidos a partir da combustão do etanol é bem menor do que na combustão da gasolina. O etanol, mais uma vez, pode ser considerado um combustível menos poluente.

10 anos

O escapamento possui uma vida útil de 5 a 10 anos, mas pode apresentar problemas antes disso, devido à oxidação ou ao uso de combustível adulterado. Para identificar algum problema logo no início e evitar custos mais elevados, preste atenção em alguns sinais que o seu veículo apresentará.

Uso de solda
Por se tratar de uma peça que atua em conjunto com todo o motor, soldar um elemento do escapamento que está furado não é recomendado.