O que acontece quando o delta e negativo?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Aplicação do delta negativo
Neste caso, como o delta tem valor menor que zero, a equação não terá raízes reais já que não há raiz quadrada de número negativo.

Um discriminante igual a zero indica que a equação do segundo grau tem uma solução de número real repetido. Um discriminante negativo indica que nenhuma das soluções é composta por números reais.

Aplicação da fórmula: delta negativo. Como delta é menor que zero, a equação não terá raízes reais, pois não existe raiz quadrada de número negativo.

Se for pensado logicamente, a raiz quadrada de um número negativo não existe, pois não existe nenhum número que, elevado ao quadrado, dê um número negativo.

São chamadas soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que tornam essa equação verdadeira. Uma equação do segundo grau pode possuir no máximo dois números reais ou complexos como raízes.

III – A raiz quadrada de 0 é igual a 0.

Tendo em vista as propriedades da potenciação, sabemos que um número ao quadrado é sempre positivo. Isso nos leva a concluir que não é possível extrair raiz quadrada de um número negativo no conjunto dos números reais.

Uma função é positiva, ou maior que zero (f(x) > 0), quando o seu gráfico se encontra acima do eixo x, da mesma forma que qualquer função é negativa, ou menor que zero (f(x) > 0), quando o seu gráfico se encontra abaixo do eixo x.

A raízes de uma função quadrática são os valores de x que fazem com que f(x) = 0. Sendo assim, para encontrar as raízes de uma equação do 2º grau, faremos ax² + bx + c = 0. Então, os zeros da função são {1, -3}. O valor do delta nos permite saber quantos zeros a função quadrática vai ter.

Em 1185, Bhaskara, então com 71 anos, morreu afogado num rio onde teria ido nadar.

As equações incompletas do segundo grau são aquelas que podem ser escritas na forma ax2 + bx + c = 0, em que b = 0 ou c = 0, ou ambos os coeficientes sejam iguais a zero. Toda equação que pode ser escrita na forma: ax2 + bx + c = 0 é conhecida como equação do segundo grau.

Quanto é raiz quadrada de 144? Resposta: 12, porque 12 x 12 = 144. Com esse exemplo concluímos que para encontrar a raiz quadrada de um valor, basta pensar em um número que vezes ele mesmo dá o valor. Ficou um pouco mais fácil agora.

Todo mundo conhece, ou pelo menos já ouviu falar, da famosa fórmula de Bhaskara (leia-se báscara). Com um nome um tanto quanto diferente – em homenagem ao matemático indiano Bhaskara Acharya, a fórmula foi criada com o objetivo de encontrar a solução e também as raízes de uma equação de 2º grau, ou equação quadrática.

Para quem não conhece, a fórmula de Bhaskara é a seguinte: Explicando de forma bem simples, essa fórmula é utilizada para resolver equações quadráticas, na qual conseguimos coletar 2 raízes para um gráfico de parábola.

A sentença matemática da equação do 1º grau é ax + b = 0, em que a e b são números reais, e a é diferente de 0. O objetivo de escrever uma equação do 1º grau é encontrar qual é o valor da incógnita que satisfaz a equação. Esse valor é conhecido como solução ou raiz da equação.

As coordenadas do vértice da parábola podem ser obtidas por meio de fórmulas que envolvem os coeficientes da função do segundo grau relacionados a ela. Ouça o texto abaixo! Uma função do segundo grau é aquela que pode ser escrita na forma f(x) = ax2 + bx + c.

A raízes de uma função quadrática são os valores de x que fazem com que f(x) = 0. Sendo assim, para encontrar as raízes de uma equação do 2º grau, faremos ax² + bx + c = 0. Então, os zeros da função são {1, -3}. O valor do delta nos permite saber quantos zeros a função quadrática vai ter.

Quando uma equação do segundo grau é incompleta porque b = 0, existe um método prático para resolvê-las que facilita todo o cálculo. Para usá-lo, basta fazer passar o coeficiente c para o segundo membro (invertendo seu sinal) e calcular a raiz quadrada em ambos os membros da equação.