O que acontece quando o CPF é bloqueado judicialmente?

Perguntado por: alima . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Caso o CPF seja bloqueado, isso impede o titular de fazer uma série de atividades, entre elas a abertura de conta em banco, venda de imóveis, conseguir financiamentos, entre muitas outras questões.

Então, o CPF pode ser bloqueado por dívida? A princípio, não. Apenas se isso acontecer por decisão judicial. Em alguns casos, a Justiça pode determinar a suspensão do CPF, como em processos de execução fiscal envolvendo dívidas com a União (governo federal).

Por mais que seja pouco frequente, saiba que um dos motivos que podem levar você a ter o seu CPF bloqueado ou suspenso é o cancelamento dele. Dessa forma, nos dias de hoje esse tipo de coisa ocorre quando uma mesma pessoa possui 2 CPFs, que pode ocorrer por erro ou até mesmo por falsa identidade, fraude e outros.

Acesse o site do TRF - 4ª Região – trf4.jus.br 2.... Em consulta processual clique na setinha do lado direito e insira seu nome ou número do CPF; 3. Clique em OK; 4.

Como saber de onde vem o bloqueio judicial? Para você saber de onde veio o bloqueio judicial o ideal é entrar em contato com a instituição responsável pelo seu bem. Se for dinheiro em conta, por exemplo, você deve falar com seu banco. Caso seja veículo, você deve acessar o sistema do Detran do seu estado.

48 horas

Aguarde a Ordem de Desbloqueio
O prazo para que sejam realizados os desbloqueios de contas é geralmente de 48 horas, mas pode variar dependendo da decisão do juiz.

Mesmo apresentando os documentos que comprovam os rendimentos ou deduções, a Receita pode entender que há erro por documento que não seja hábil ou idôneo, podendo gerar a cobrança de uma multa de 75% do valor do total e juros.

O CPF fica suspenso quando há algo de errado ou incompleto no cadastro do contribuinte. O mais comum é que as inconsistências apareçam no nome, data de nascimento, nome da mãe ou Título Eleitoral, já que a Receita Federal cruza os dados com as informações da Justiça Eleitoral.

Para regularizar o CPF nesse caso, basta entregar as declarações em aberto. Para isso, é preciso acessar o programa de declaração de imposto de renda da Receita.

Acessar o site da Receita Federal; Clicar na aba “Meu Imposto de Renda”; Ir em Consultar Restituição; A página apresenta as orientações, permitindo consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Acesse o sistema e informe seus dados pessoais quando for solicitado. Se o seu CPF estiver na situação "Pendente de regularização", consulte suas pendências para saber qual declaração de imposto de renda está faltando. Ao enviar a declaração correta, seu CPF ficará na situação "Regular".

A Receita Federal tem 5 (cinco) anos para analisar qualquer declaração, retida ou não em malha, e pode solicitar documentos e informações adicionais.

A Receita Federal pode bloquear conta corrente de pessoa jurídica, por exemplo. O principal motivo de um CNPJ estar em dívida com a Receita é a empresa não declarar os rendimentos ou não entregar todos os demonstrativos e declarações por dois anos consecutivos. Caso aconteça, o CNPJ pode entrar para a lista de inaptos.

Mas caso o nome tenha entrado na lista da Serasa por causa de uma dívida em outro banco ou loja, o cartão de crédito de outra instituição financeira pode ser bloqueado? A resposta é: depende. Isso pode acontecer, mas não de forma imediata.

40 salários mínimos

Vale ressaltar que existe um limite mínimo para o bloqueio judicial, que corresponde a 40 salários mínimos os quais devem estar depositados em uma conta poupança do devedor, como forma de garantir sua dignidade mediante a preservação de um numerário suficiente para sua subsistência, ou seja, não é permitido ultrapassar ...