O que acontece quando o cortisol está alto?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

O excesso desse hormônio pode dar origem a quadros de doenças como diabetes, hipertensão arterial e depressão. Em casos mais graves, pode causar a Síndrome de Cushing, que leva à atrofia muscular. O cortisol também leva a um acúmulo de gordura abdominal.

O tratamento do cortisol baixo, quando grave, é feito com a reposição deste hormônio, através de medicamentos corticoides, como prednisona ou hidrocortisona, por exemplo, prescritos pelo endocrinologista.

O excesso de cortisol, desencadeado principalmente pelo estresse, faz as glândulas supra-renais trabalharem mais e, em excesso, provocam retenção de líquido e acúmulo de gordura. Acontece que quando o corpo está em alerta o cortisol diminui a queima calórica para poupar energia em caso de algum perigo.

O valor de referência do nível de cortisol no sangue é: Manhã: 5 a 23 mcg / dL; Fim do dia: 3 a 16 mcg / dL.

Funciona assim: toda vez que você fica ansioso, seu organismo libera um hormônio chamado “cortisol”. “Esse é um hormônio importante, que tem um papel que nos protege”, afirma o médico. “Quando estamos ansiosos, o cérebro entende que estamos sob ameaça. Ele aumenta o cortisol, que aumenta a glicose sanguínea.

O exame de cortisol é feito por meio da coleta simples do sangue do paciente ou pelo exame de urina. Sendo assim, é possível avaliar o nível do hormônio em exames de check-up, bem como em análises específicas solicitadas pelo médico.

Durante a manhã, há um pico de cortisol para manter a pessoa em estado de alerta, e é nesse momento que o nível está mais alto. Com o passar do dia, esse nível diminui e o organismo vai sendo preparado aos poucos para o sono. Porém, se houver um pico de estresse, o corpo volta a produzi-lo imediatamente.

Geralmente, também é uma boa ideia evitar açúcar, alimentos processados, gorduras trans e bebidas açucaradas. Eles aumentam sua carga adrenal, aumentam o número de oxidantes em seu corpo e podem contribuir para inflamação, ganho de peso, problemas de saúde mental e muito mais.

O cortisol é conhecido como hormônio do estresse porque ele prepara o nosso corpo para “fugir ou lutar” em situações de extrema tensão. Em nosso cérebro, temos um processador emocional chamado Amígdala, que, inicialmente, enviará um “sinal” para o hipotálamo ao perceber uma crise.

O consumo regular de chá preto pode ajudar na recuperação mais rápida do estresse diário, de acordo com pesquisa do University College London. Os pesquisadores descobriram que esse tipo de chá ajuda a reduzir os níveis do hormônio cortisol, ligado ao estresse, no sangue.

Um bom remédio caseiro para cortisol alto é o consumo de inhame porque ajuda a regular os níveis de cortisol no sangue. Além disso, o inhame tem um fitoesteroide que consegue diminuir os efeitos desagradáveis do excesso de cortisol no sangue.

Experimente tomar rhodiola.
A rhodiola é um suplemento fitoterápico relacionado ao ginseng e é um remédio popular para baixar o cortisol. Sabe-se que ela aumenta a energia, ajuda a queimar gordura e reduz os níveis de cortisol.

Com a saúde em dia, o cortisol atua como regulador de humor, pressão arterial e quantidade de açúcar no sangue. Ele fortalece a musculatura do coração e, em pequenas doses, fortifica o sistema imunológico e a resistência à dor.

A partir daí, o nível de cortisol vai diminuindo, até atingir seus níveis mais baixos por volta das 23 horas. Quando o cortisol está alto, seja por produção do próprio corpo, devido a tumores ou doenças, ou pelo uso prolongado de corticoides, origina uma condição conhecida como síndrome de Cushing.