O que acontece quando o Correio não consegue fazer a entrega?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Não há um prazo definido, na impossibilidade de entrega ao destinatário o objeto será imediatamente inserido no fluxo postal para devolução ao remetente. Para acompanhar a devolução de um envio, acesse o sistema de rastreamento.

As 2ª e 3ª tentativas serão realizadas nos dias úteis imediatamente subseqüentes. Prazos de guarda: Em caso de não-entrega, após a 3ª tentativa, a encomenda irá para Posta Restante da Agência mais próxima do endereço do destinatário, onde permanecerá por um prazo de 7 dias corridos.

É possível fazer uma reclamação, no site dos Correios, sobre uma entrega atrasada. No setor de fale conosco da empresa, o remetente ou o destinatário podem apresentar uma queixa sobre a inconformidade na entrega do objeto postado.

Para acessá-los, clique aqui ou ligue para a Central de Atendimento dos Correios: 0800 725 0100.
...
Ouvidoria.

Atenção aos prazos de resposta dos canais:
Fale Conosco5 dias úteisPara respostas às reclamações e recorrências*.
Ouvidoria30 diasPrazo definido no art. 12, § 2º da portaria CGU n º 581/2021.

Então sim, é possível buscar no CDD. Só veja os horários de funcionamento, por exemplo no CDD perto de casa só posso buscar o produto a tarde.

Como consultar os dias e horários de funcionamento da minha região

  1. acesse o site dos Correios;
  2. selecione a opção Encontre sua Agência;
  3. selecione a opção Localidade;
  4. informe o estado, a cidade e o bairro onde mora;
  5. pronto! As agências mais próximas aparecem com informação dos horários.

Carteiro não espera os 3 minutos obrigatórios.

Não serão mais efetuadas três tentativas de entrega, apenas duas. Após a segunda tentativa, se não for possível entregar, o objeto será destinado ao Centralizador mais próximo para retirada por parte do destinatário e ficará disponível por 7 dias corridos na unidade dos Correios.

O que fazer quando a encomenda retorna de fato ao remetente

  1. Enviar um novo produto imediatamente para o cliente.
  2. Aguardar a devolução do produto para encaminhar um novo.

Encontre a unidade:
Se desejar, você também pode utilizar o site dos Correios para fazer sua pesquisa. Nesse caso, abra a página da instituição e, na caixa “Acompanhe seu Objeto”, digite o código do pacote. Em seguida, clique na lupa e veja todo o trajeto da encomenda, descobrindo em que unidade ela está.

plano pelo WhatsApp: (11) 98000-2020.

Devolva o pacote
Se você não encontrar ninguém, não conseguir o contato pelo telefone e você tiver voltado mais tarde e mesmo assim não entregou, a melhor saída é devolver o pacote na agência que fez a coleta. É importante ter em mente que o prazo de entrega é 22h do mesmo dia.

Se preferir, consulte pelo WhatsApp (11) 98000-2020 ou pelo telefone discando *288 do seu Correios Celular ou ligando 10543 de qualquer operadora.

As entregas dos Correios são realizadas por funcionários públicos, chamados oficialmente de Agente dos Correios, mais conhecidos como carteiros.