O que acontece quando o cartão está bloqueado?

Perguntado por: imorgado4 . Última atualização: 2 de junho de 2023
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Quando você tem um cartão bloqueado, a operadora responsável não permite compras, saques ou qualquer tipo de transação financeira. Normalmente, o bloqueio de um cartão é descoberto por meio de uma compra negada, por um aviso no visor da tela da maquininha ou pelo próprio app do seu banco.

Muita gente questiona se dá para comprar e utilizar o cartão de crédito mesmo estando bloqueado. A resposta é não. Assim que você tiver o cartão bloqueado por algum dos motivos acima ou outra razão, qualquer transação será negada, mesmo em compras online.

Limite disponível tem, mesmo assim, obrigada pela informação. Mas se está bloqueado, não adianta ter limite disponível. Quando desbloquear, você poderá usar o PIX crédito tranquilamente.

Basta dirigir-se ao caixa eletrônico de seu banco ou instituição financeira para efetuar o desbloqueio do cartão seguindo as instruções da tela.

Verdade. O que geralmente ocorre quando a pessoa tem o nome sujo é que ela não consegue mais solicitar um novo cartão de crédito em outras operadoras e também pode ter o cheque especial do seu banco bloqueado.

Uma vez que a dívida não foi paga e o cartão de crédito foi cancelado, não existe mais a possibilidade dele ser reativado. Para ter um novo cartão de crédito será preciso quitar a dívida, aguardar pelo menos 6 meses e só depois realizar um novo pedido no mesmo banco.

O que fazer? Caso você não esteja conseguindo acessar as informações de algum dos cartões cadastrados, você deve entrar em contato com a Central de Atendimento Cartões CAIXA para verificar se o seu cartão possui algum tipo de bloqueio que impeça o acesso ou se sua senha está bloqueada.

Acesse o App Itaú com sua agência, conta e senha eletrônica. Toque no menu "produtos", "cartões" e depois em "Desbloqueio de cartões". Selecione o cartão que será desbloqueado. Digite o código de segurança CVV e confirme o desbloqueio com a senha da conta corrente.

Acesse o app pelo celular (Android, iOS); Informe os dados de acesso; Clique na opção “Cartão” do menu; Selecione “Liberar cartão”.

É importante notificar imediatamente seu banco, bloquear o cartão e fazer um boletim de ocorrência. O bloqueio de Cartão por Perda e Roubo funciona 24h por dia, 7 dias por semana, inclusive feriados, e o boletim de ocorrência pode ser feito on-line, pelo site da Polícia Civil.

Mas quais são os tipos de bloqueios que podem ser realizados na conta? O bloqueio pode ser realizado pelos seguintes motivos: CPF irregular, Ordem judicial, Suspeita de lavagem de dinheiro, Comprovação da origem do dinheiro, Atividade Ilegal e Sonegação de Impostos.

Em quais situações o banco pode bloquear o cartão?

  • Falta de pagamento da fatura;
  • Suspeita de fraude;
  • Encerramento da conta pelo titular;
  • Manutenção no sistema bancário.

Afinal, se o seu cartão Nubank, bloqueado por falta de pagamento, tiver as pendências quitadas, ele poderá ser reativado para que você possa voltar a usá-lo normalmente. Isso inclusive, acontece de maneira automática, sem necessidades de ações manuais.

Nessas situações, a instituição financeira pode bloquear o cartão temporariamente para proteger o titular contra possíveis fraudes. Além disso, se o cliente excede o limite de crédito ou acumula dívidas significativas sem efetuar os pagamentos, o banco pode bloquear o cartão até que a situação seja regularizada.

Isso acontece quando a Caixa, para sua segurança, bloqueia a Senha por suspeita de fraude. Nestes casos, orientamos procurar a sua Agência para geração de nova Senha de Transação.

Para desbloquear o seu cartão em uma das agências, basta se dirigir à unidade mais próxima de você e, com o cartão em mãos, utilizar um dos dois meios disponíveis: no atendimento presencial ou no caixa eletrônico.

O CPF apenas pode ser suspenso ou bloqueado por dívidas relacionadas à Receita Federal. De modo geral, o CPF é bloqueado porque o titular do documento apresenta alguma irregularidade cadastral pendente, ou não está cumprindo os deveres de prestação de contas à Receita Federal.

É por isso que pessoas negativadas podem ter suas solicitações de cartão de crédito negadas devido à negativação. Esse é considerado um perfil de usuário com maior risco de inadimplência, ou seja, com maior probabilidade de não conseguir realizar o pagamento das faturas, causando prejuízo à administradora.

cinco anos

O prazo máximo que o nome deve ficar “sujo” é de cinco anos, sendo que a partir desse período, ainda que a dívida não tenha sido paga, o nome do devedor tem que ser retirado do cadastro. Para saber se seu nome está negativado no SPC basta consultar a situação do CPF pela internet ou se dirigir aos órgãos competentes.