O que acontece quando o cachorro come lagartixa?

Perguntado por: mteixeira3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

O sistema digestivo do cachorro (ou do gato) é o mais afetado pela doença da lagartixa, uma vez que os ovos ficam alojados no intestino. Os sintomas de platinosomose mais comuns são: vômito, cachorro com diarreia, perda de peso, letargia, obstrução de vesículo, icterícia (mucosas amareladas) e cirrose.

Platinosomose felina: principais sintomas

  • anemia;
  • perda de peso;
  • vômito;
  • diarréia;
  • aumento do tamanho do fígado;
  • olhos amarelados;
  • apatia; entre outros.

O tratamento é feito com antiparasitários específicos bem como com medicamentos para tratar os sintomas da doença, como internação e hidratação com soro para casos de desidratação.

Se vir que o cachorro comeu lagartixa, é bom levá-lo ao médico veterinário para ter certeza de que está tudo certo. Conte tudo ao especialista: quando ingeriu a lagartixa, onde isso aconteceu, se houve mudanças de comportamento, se o cão apresentou alterações físicas… não deixe nada de fora!

Platinosomose: tratamento nunca deve ser feito por conta própria. O tratamento da doença da lagartixa em gatos é feito com a administração de vermífugos específicos para a eliminação do parasita. No caso de complicações, a terapia de suporte para o animal também pode ser adotada.

Os principais sintomas causados pela doença “Platinosomose” são:

  • Febre;
  • Mucosas amareladas;
  • Vômito;
  • Perda de peso;
  • Diarreia;
  • Urina mais amarelada.

A platinosomose felina, popularmente conhecida como doença da lagartixa, é uma doença causada por um verme chamado Platynosomum fastosum. Os hospedeiros desse verme são as lagartixas e os sapos, ou seja, já podemos entender de onde vem o nome da doença.

Lagartixa tem veneno? Não! Além disso, não há registros de lagartixas venenosas, somente de lagartos, como é o exemplo do dragão-de-komodo. Com relação ao veneno, as chamadas lagartixas domésticas não causam nenhum mal para os seres humanos.

O exame coproparasitológico é definitivo para o diagnóstico de platinosomose com o achado dos ovos operculados nas fezes.

Pode ficar tranquilo porque a resposta é bem simples: assim como todos os lagartos do Brasil, as lagartixas não possuem nenhum tipo de veneno ou peçonha. Além disso, elas não transmitem doença ou qualquer outro problema. Muito pelo contrário, ao se sentirem ameaçadas, elas costumam se fingir de mortas.

Geralmente, o que atrai lagartixa são o alto volume de insetos no ambiente. Sendo assim, se sua casa está repleta desses animais, saiba que muitos outros estão por aí. Dentre os animais que mais atraem lagartixas, estão: Aranhas.

O inimigo que come a lagartixa é o gato, a cobra, o gambá, a galinha.

Naftalina Para Espantar Lagartixa
Naftalina é uma excelente alternativa para espantar lagartixa. Sim, também funciona contra lagartixas, pelos mesmos motivos de outros itens desta lista: o odor as espanta. Mais uma vez, o segredo está em espalhar as bolinhas pelos locais mais apropriados da casa.

Esse ser inofensivo, a lagartixa, pode ser a transmissora de uma doença chamada platinosomose felina, a qual ela é um dos hospedeiros intermediários do verme chamado Platynosomum fastosum. Essa enfermidade afeta principalmente os ductos biliares dos gatinhos.