O que acontece quando o ativo é maior que o passivo?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Quando o Ativo for maior que o Passivo, teremos Saldo Patrimonial Positivo; podemos dizer portanto que a Situação é Líquida, Ativa ou Positiva, teremos assim uma Situação Favorável ou Superavitária. Haverá um Patrimônio Líquido e portanto uma Riqueza Líquida.

D A situação em que o Passivo mais o Ativo menos a Situação Líquida é igual a zero é impossível de acontecer. A Situação Líquida é positiva quando o Ativo é maior que o Passivo Exigível.

Patrimônio líquido negativo
Isso acontece quando os valores das obrigações superam a soma de todos os ativos de uma empresa. Dito em outras palavras, com o patrimônio líquido negativo, a empresa possui um passivo maior do que o ativo.

O total ativo e passivo são iguais porque, da mesma forma que existe um débito e um crédito que se igualam nas movimentações contábeis, o total ativo e passivo também devem se igualar. No Ativo, temos contas de Saldo Devedor e no Passivo temos Saldo Credor.

A principal diferença entre os ativos e os passivos se encontra nos fluxos monetários da empresa. Enquanto os ativos estão relacionados aos meios de rendimentos que trazem benefícios, os passivos correspondem às saídas de dinheiro resultantes dos gastos e despesas realizados pela empresa.

Os ativos aumentam por débito e diminuem por crédito. Já os passivos aumentam por crédito e diminuem por débito. O que isso quer dizer? Quando falamos do ativo, ele aumenta quando adquiro um bem.

patrimônio líquido.
O Balanço Contábil ideal é aquele que apresenta um equilíbrio entre todas essas informações. Ou seja, o total de ativos deve ser igual ao total de passivos.

O patrimônio das entidades pode apresentar 3 (três) formas de situação líquida: 1) positiva, favorável ou superavitária; 2) negativa, desfavorável, deficitária ou passivo a descoberto; ou 3) nula, equilibrada ou compensada.

Patrimônio líquido
Assim, é preciso realizar uma subtração entre os bens e as contas a pagar para encontrá-lo. Desse modo, o montante pode ser tanto positivo quanto negativo. Caso a quantidade de ativos seja maior que a de passivos, o patrimônio líquido é positivo e a empresa está com boa saúde financeira.

( ) Situação líquida ativa – quando o total do ativo supera o total do passivo. ( ) Situação líquida negativa – quando os bens e os direitos são inferiores às obrigações. ( ) Situação líquida passiva – quando o total do passivo supera o total do ativo.

O passivo a descoberto é o termo que indica quando o total de ativos da empresa é menor que o passivo exigível. Portanto, essa situação ocorre quando o valor das obrigações de uma organização é superior ao saldo dos recursos que ela tem disponível para quitar as suas dívidas.

Porque as empresas nao podem ter a sua riqueza efetivada(a sobra) maior do que seus recursos que geraram beneficios , sendo necessario conter uma igualdade subtraindo as obrigaçoes (passivas).

Como calcular o patrimônio líquido? Resumindo, o patrimônio líquido é o resultado da diferença entre o ativo e o passivo de uma empresa (patrimônio líquido = ativo – passivo). É justamente esse valor que encontramos nos balanços patrimoniais.

A isto chamamos de Equilíbrio Patrimonial, de onde resulta a seguinte Equação Patrimonial: Valor Total do ATIVO = Valor Total do PASSIVO + Valor Total do PATRIMÔNIO LÍQUIDO.

Ativo maior que Passivo = Situação Líquida Positiva, situação favorável. Ativo menor que passivo = Situação Líquida Negativa, situação desfavorável, aqui ocorre o passivo a descoberto. Ativo igual ao Passivo = Situação Líquida nula, inexistência de capital próprio.