O que acontece quando o ar quente se choca com o ar frio?

Perguntado por: lramos . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

As massas de ar quente tendem a passar por cima das massas de ar frio e, na região de contato entre elas, ocorre a condensação da água (passagem da água em estado gasoso para o estado líquido) formando as nuvens e chuvas.

Quando a massa de ar frio é que provoca o recuo de uma massa de ar quente, formam-se então as frentes frias, provocando rápidas quedas de temperatura, com chuvas e trovoadas que podem ser bem rápidas, dependendo da velocidade com que a frente fria se desloca.

Fenômeno meteorológico que bloqueia a circulação dos ventos
O impedimento da circulação natural dos ventos é chamado de inversão térmica. Esse fenômeno acontece quando a camada de vento quente que fica na superfície não consegue passar pela camada de vento frio e vice e versa.

A sua densidade, portanto, é variável. Quando o ar é aquecido, o espaçamento entre moléculas aumenta e a densidade diminui, acarretando queda de pressão, pois para volumes iguais o ar quente é mais leve que o ar frio.

Porque a velocidade com que o ar se desloca é diferente nas duas situações. Quando você apenas abre a boca para o bafo sair, a velocidade do ar é baixa. Já quando você arma o “bico” para soprar, o ar sai bem mais rápido. A diferença de temperatura que sentimos é só por causa disso.

A inversão térmica é um fenômeno meteorológico que ocorre principalmente nos meses de inverno. Manifesta-se quando o ar quente, retido nas altitudes, impede a elevação do ar frio, que por ser mais denso e pesado, encontra dificuldades ainda maiores para subir.

Quando há deslocamento horizontal dos ventos, a camada de ar frio é carregada e o ar quente desce, assim acabando com a inversão térmica. Os problemas de saúde causados pela inversão térmica são, entre outros: pneumonia, bronquite, enfisemas, agravamento das doenças cardíacas, mal-estares, irritação no olhos.

Soluções para a Diminuição da Inversão Térmica

  • Políticas ambientais favoráveis e eficientes.
  • Fiscalização das Indústrias.
  • Diminuição das Queimadas.
  • Utilização de Biocombustíveis.
  • Campanhas de conscientização.

A circulação atmosférica é a movimentação do ar que ocorre pela diferença de temperatura e pressão. O ar mais frio é mais denso, tendendo a descer. O ar quente é menos denso, tendendo a subir. Ademais, o deslocamento ocorre das áreas de alta pressão para baixa pressão.

Frente Oclusa: Quando uma frente fria (o setor frio, que move-se mais rápido) alcança/ultrapassa uma frente quente do lado leste ou equatorial do ciclone (e o ar quente é forçado a subir), o resultado é chamado de oclusão. A camada limite onde a frente fria encontra a frente quente é chamada de frente oclusa.

Uma frente oclusa (também chamada de oclusão) é uma zona de transição onde uma frente fria, movendo-se mais depressa, ultrapassa (e obstrui) uma frente quente, fazendo elevar-se todo o ar quente. A chuva contínua característica das frentes quentes é seguida imediatamente pelos aguaceiros associados às frentes frias.

O fenômeno pode ser identificado visualmente pela presença de fumaça ou poeira pairando no ar ou movendo-se lateralmente. Além disso, existem instrumentos capazes de identificar a inversão, como o uso de termômetros para comparar a temperatura do ar a 15 centímetros e a 3 metros do solo.

A queima de combustíveis fósseis é uma das atividades que mais produzem gases de efeito estufa. A concentração desses gases na atmosfera impede que o calor seja irradiado, aquecendo ainda mais a superfície terrestre, aumentando, portanto, as temperaturas.

Efeito estufa é o fenômeno atmosférico natural responsável pela manutenção da vida na Terra. Mantendo as temperaturas médias globais, evita que haja grande amplitude térmica, condição que possibilita o desenvolvimento de seres vivos.

Ele demora um pouco mais que o ar quente, mas seca muito bem as madeixas e não agride o seu cabelo, como as altas temperaturas fazem. Além disso, o ar frio tem outras vantagens: ele sela as cutículas dos fios e dá mais brilho, deixando as madeixas ainda mais bonitas.

O ar é invisível, mas tem peso, apesar de ser muito reduzido (cerca de 1,29g por cada litro de ar).

Todo corpo inserido em um meio líquido ou gasoso sofre a ação de uma força vertical para cima, chamada de empuxo. Essa força é proporcional ao volume do fluido deslocado pelo corpo. Como o líquido aquecido passa a ocupar um volume maior, ele sofre mais empuxo e sobe, dando origem a um movimento ascendente.

A grande diferença entre eles é que o aparelho quente e frio carrega uma bomba de calor que é capaz de reverter esse processo, sendo capaz então de esfriar ou esquentar o ambiente no qual está instalado.

Quanto mais tempo segurar o ar nos pulmões, mais perto dos 36,5oC ele vai chegar. Assim, quando você expira com a boca aberta, o ar sai sensivelmente mais "quente" do que entrou e por isso dizemos que o bafo é "quente". Até aqui nenhum problema, certo?

Quanto maior a umidade e a temperatura do ar, maior a sensação térmica, pois com o ar saturado de água é mais difícil de suar, processo responsável por “esfriar” o nosso corpo.

Quando o ar é aquecido em uma determinada região, ele torna-se mais leve e, com isso, naquela região há uma redução da ressão atmosférica. Isso leva as massas de ar a se moverem, e surge o que nós chamamos de vento.