O que acontece quando não paga empréstimo bancário?

Perguntado por: edias5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Segundo a legislação atual brasileira, deixar de pagar um empréstimo não leva à prisão. Mas é bom lembrar que o atraso no pagamento da dívida pode gerar um grande desequilíbrio na sua vida financeira e ainda uma série de problemas como ações judiciais, penhora de bens e outras sanções.

É comum que algumas pessoas tenham contas em bancos diferentes. No entanto, nenhum banco tem autorização legal para retirar o dinheiro depositado em outra instituição para quitar dívidas.

Para isso é preciso entrar em contato com o seu banco ou instituição financeira, falar com o serviço de atendimento ao cliente e informar que deseja cancelar o empréstimo consignado.

Segundo a Constituição Federal brasileira, não pagar dívida de banco não dá cadeia. A exceção vai para o descumprimento de pensão alimentícia. Assim, qualquer outro tipo de dívida com um banco, seja em relação a cartão de crédito, financiamentos ou cheque especial, não há possibilidade de o devedor ser preso.

Para ingressar com o processo, é preciso contar com os serviços de um advogado especializado e se dirigir ao Juizado Especial Cível (JEC), para dívidas de até 20 salários mínimos, ou à Justiça comum, para valores acima desse limite.

Basta acessar a página oficial do Limpa Nome, consultar o CPF e ver se existem opções de negociação disponíveis. Caso não existam, a dica final é entrar em contato diretamente com a instituição credora para tentar uma renegociação.

cinco anos

Com isso, os cinco anos são apenas o prazo estipulado para que instituições financeiras cobrem uma dívida, sob pena de perderem o direito de cobrá-las judicialmente. Porém, nada impede que o banco realize a cobrança extrajudicialmente, afinal, a dívida continua existindo.

Caso a pessoa não consiga honrar o acordo, ela pode ser acionada na justiça e ter bens penhorados para quitar a dívida. Além disso, quem dá calote no banco pode ser incluído nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, o que dificulta a obtenção de novos empréstimos e financiamentos.

Então, a melhor solução será procurar um advogado para entrar com uma ação judicial. Contudo, vale lembrar que existem formas de evitar que esse tipo de situação ocorra. E a melhor delas é não deixar que as dívidas cheguem ao ponto de serem cobradas de forma tão radical.

Obrigar o cliente a utilizar o caixa eletrônico; Cobrar por serviços ou produtos que você não contratou; Praticar a venda casada, ou seja, condicionar qualquer prestação de serviço à contratação de outro ou à aquisição de um produto.

Caso o valor não seja pago até a data de vencimento, o contrato é quebrado.

Todo consumidor que possui parcelas de empréstimo em aberto pode solicitar a renegociação. O contato pode acontecer tanto da parte da instituição credora, quanto da sua parte. Para isso, basta acessar os canais oficiais do credor, e solicitar a renegociação de empréstimo.

8 bancos que compram dívidas do empréstimo consignado

  1. Banco Banrisul. O Banco Banrisul oferece o serviço de portabilidade de crédito, sem custos e sem incidência de IOF. ...
  2. Banco Bradesco. ...
  3. Banco Itaú ...
  4. Banco Safra. ...
  5. Banco Santander. ...
  6. Banco Cetelem.

O que acontece se eu não pagar um empréstimo? Se você não pagar um empréstimo, a primeira atitude do banco será comunicá-lo da dívida e avisar sobre a inclusão nos cadastros de devedores. Se mesmo após o aviso o débito não for quitado, seu nome ficará sujo e o banco ainda poderá fazer uma cobrança judicial da dívida.

Quando o correntista atrasa o pagamento de um empréstimo, financiamento ou fatura do cartão de crédito e tem saldo disponível na conta, às vezes, o banco abate o valor da dívida sem avisar o cliente antecipadamente.

Quando uma dívida precisa ser cobrada na justiça, chamamos isso de cobrança judicial. Se você receber uma intimação de cobrança judicial, significa que a pessoa ou empresa que você deve dinheiro está buscando a ajuda do tribunal para receber o pagamento.