O que acontece quando mordemos a bochecha?

Perguntado por: llancastre . Última atualização: 6 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Julia explica: “Quando mordemos involuntariamente a bochecha, automaticamente ocorre uma inflamação no local, que virá acompanhada de inchaço, dor, sangramento, aftas e feridas”. Além disso, a atitude pode ser prejudicial principalmente quando o processo de cicatrização do paciente é demorado.

Se o dente está nascendo em posição lateral, o siso pode começar a ter atrito com a bochecha, ou seja, raspar na boca. Dessa forma, ferimentos e ulcerações podem aparecer e provocar muita dor no momento de mastigar os alimentos.

Lavar a área da mordida com solução salina estéril (soro fisiológico sem germes) Lavar a ferida com água e sabão. Algumas vezes, fechar a mordida com pontos. Prescrever antibióticos para combater uma infecção.

Cortes na língua podem causar dor e sangramento significativos a depender da sua extensão e profundidade. Lacerações na língua ocorrem quando uma pessoa acidentalmente morde a própria língua.

Apoiar o local da mordida. Aplicar compressa com gelo para obter um efeito de analgésico e anti-inflamatório (sempre com proteção entre o gelo e a pele) movimentando a compressa para evitar lesões na pele causadas pelo gelo.

A força média de uma mordida humana é de 162 PSI (libras-força por polegada quadrada). No entanto, apesar de sermos capazes de arrancar pedaços de alimentos duros, nossa potência é insignificante se comparada com as dos animais com as mandíbulas mais fortes que existem.

AD-MUC é uma pomada que possui ação anti-inflamatória e antibacteriana, auxiliando no processo de cicatrização de feridas na mucosa bucal.

Em geral, esse hábito repetitivo está relacionado a situações de estresse, ansiedade ou hiperatividade. Além disso, o excesso de tecido gorduroso nas bochechas, que recebe o nome de bola de Bichat, também ocasiona as mordidas frequentes.

Agora em situações de stress e ansiedade a pessoa pode involuntariamente contrair os músculos da mastigação e morder as bochechas. Em situações em que os dentes estão desalinhados, um dente sai da linha de oclusão pode também provocar uma injúria na bochecha.

As consequências. Dependendo de como o siso esteja posicionado, problemas maiores podem surgir futuramente. "Surgimento de cáries, doenças gengivais, devido à dificuldade de higienização no local, reabsorção da raiz do dente vizinho e até o desenvolvimento de cistos e tumores", atenta.

Lesão costuma durar até 14 dias.

Se for apenas um inchaço labial, aplique gelo para ajudar a diminuí-lo. Se a pele estiver cortada, lave as mãos e aplique uma compressa limpa e fria para estancar a hemorragia.

A afta pode ser transmitida através do beijo? Não. O que às vezes acontece é o paciente achar que tem uma afta, porém tem outras doenças, essas sim, transmissíveis. Um estomatologista pode ajudar a fazer o diagnóstico correto.

Muita gente nem sabe o real motivo desse hábito, mas, de acordo com dentistas e especialistas, ele pode estar relacionado ao excesso de gordura na região e à mastigação errada. Nesses casos, os prejuízos à sua saúde bucal podem variar, ocorrendo desde sangramentos até o surgimento de aftas e feridas.

Trata-se da compulsão por morder a si próprio e aos outros, um distúrbio que costuma se manifestar dentro de transtornos relacionados à ansiedade, na maioria dos casos, ou à psicose.

Morder os lábios
O gesto indica ansiedade e desejo sexual intenso. Se as mordidas são acompanhadas de lambidas, é uma maneira inconsciente de demonstrar que está bastante atraída. O sorriso também entrega. Quando há interesse amoroso, é difícil controlar a vontade de sorrir quando se está perto do “escolhido”.

marimbondo-cavalo

O inseto que possui a picada considerada mais dolorosa do mundo é o marimbondo-cavalo, que atinge o grau 4 na escala Schmidt. Também conhecido como cavalo-do-cão ou marimbondo caçador, essa espécie é um tipo de vespa da família Pompilidae, do gênero Pepsis.