O que acontece quando mistura vinagre e bicarbonato e detergente?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Explicação: A espuma é produzida pela libertação de dióxido de carbono na solução com detergente, quando o ácido acético do vinagre reage com o bicarbonato. O bicarbonato de sódio reage com o ácido do vinagre e produz uma substância gasosa, o dióxido de carbono (por isso formam-se muitas bolhinhas de ar).

Logo, se misturarmos bicarbonato de sódio com vinagre, teremos a neutralização do meio, formando água e acetato de sódio, além de observarmos ... Esse efeito acontece porque eles passam por uma reação química chamada de ácido carbônico.

O bicarbonato de sódio e o detergente neutro também funcionam bem juntos. É possível fazer uma pasta cremosa, ideal para limpar panelas queimadas ou limpar pequenas áreas enferrujadas.

carpetes odores ela desinfecta limpa e dá brilho cabo e com germes e bactérias devido.

Alvejante e vinagre
Então surge sempre a possibilidade de aumentar a eficácia do produto com o vinagre. A verdade é que combinar esses dois ativos pode gerar um vapor altamente corrosivo. Assim, você abre a possibilidade de ele atingir pulmões, intoxicar o organismo e até queimar a pele.

Por ser uma substância alcalina, o bicarbonato tem pH alto, e tal característica ajuda a neutralizar odores, gorduras e sujeiras difíceis. É por isso que misturar bicarbonato com sabão em pó ou detergente, por exemplo, pode potencializar ainda mais a ação desses produtos.

Quais produtos de limpeza que não podem ser misturados

  • Água oxigenada + vinagre. ...
  • Água sanitária + álcool. ...
  • Água sanitária + desinfetante. ...
  • Alvejante e vinagre. ...
  • Produtos de limpeza de marcas diferentes.

Além da questão econômica, o sabão em pó com bicarbonato de sódio e sal fica turbinado, não desbota as roupas e ainda dá brilho às peças.

O segredo está no vinagre com bicarbonato, é claro! O primeiro passo é remover o excesso de gordura. Na sequência, é só borrifar vinagre de álcool e salpicar o bicarbonato no local, deixando a dupla agir por alguns minutos. Depois é só remover todo o excesso com um pano ou uma bucha.

Misture duas colheres de sopa de bicarbonato em 500 ml de água, com um pouco de sabão líquido (pode ser um detergente). Com um pano úmido, passe a mistura nas prateleiras e laterais da geladeira, mas volte depois com um pano úmido, só com água, retirando o excesso.

Vinagre para tirar manchas
Roupas com manchas mais pesadas exigem uma solução um pouco diferente. Coloque-as molho em uma mistura de quatro litros de água quente, meia xícara de bicarbonato de sódio, 200 ml de vinagre e 50 ml de sabão líquido.

Os inofensivos vinagre e bicarbonato de sódio, por exemplo, populares em postagens na internet como a solução para retirada de odores e manchas de gordura, quando colocados juntos num recipiente podem até causar uma explosão.

Misture 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com 200 ml de vinagre branco, 1 colher de sopa de álcool, 250 ml de água morna e 1 colher de sopa de sabão em pó. Com uma esponja macia, aplique a mistura e deixe agir por 5 minutos, o tempo de retirar as manchas.

Outra função do bicarbonato é auxiliar na decomposição de gorduras. Por isso, ao mistura-lo com sabão em pó, você potencializará o poder de limpeza. Use esta mistura para roupas com mau cheiro, panos de prato manchados e outras peças que necessitam de uma lavagem mais pesada.

Com um medidor, misture 900 mL de água morna com duas colheres de bicarbonato de sódio, quatro colheres de sabão em pó, quatro tampinhas de álcool e quatro colheres de vinagre. Uma vez pronta, a mistura pode ser colocada em um borrifador para facilitar a aplicação dos produtos no item que se deseja limpar.

O ingrediente é, de fato, bastante útil para limpar muitas coisas. Isso porque sua acidez faz com que ele seja capaz de remover diversos tipos de sujeira e até algumas bactérias das superfícies.

O sal absorve a parte líquida da sujeira fazendo com que ela se descole mais facilmente da superfície. Atenção com a chama do fogão após a limpeza: se ela estiver na cor amarelada é porque há restos de sal na boca do fogão.

A principal dica para remover as sujeiras mais impregnadas é preparar uma solução de 1 litro de água, 1 copo americano (200 ml) de vinagre branco, 1 colher cheia de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de detergente neutro. Agite levemente a mistura antes de usar e, então, despeje no local encardido.

Bicarbonato de sódio + Vinagre
Já o bicarbonato de sódio é um composto alcalino, também chamado de base. Por isso, os dois se neutralizam e a mistura resulta em água e acetato de sódio, que é um tipo de sal. Assim, as propriedades de limpeza que esses produtos tinham, de forma isolada, são perdidas na mistura.