O que acontece quando estoura a bexiga?

Perguntado por: lcardoso6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 15 votos

Clinicamente, os pacientes com ruptura vesical apresentam dor abdominal difusa, mais intensa no andar inferior do abdome, ascite urinária, distensão abdominal, retenção urinária e oligúria ou anúria após cateterismo vesical2.

A drenagem suprapúbica temporária por punção ou com a realização de cistostomia é frequentemente necessária. Se há ruptura da bexiga, deve-se identificar o local, pois as extraperitoneais são tratadas somente com sondagem, enquanto que as intraperitoneais são passíveis de tratamento cirúrgico imediato.

Resumo. A ruptura da bexiga pode ocorrer decorrente de trauma direto (ruptura intraperitoneal), ou por fragmentos de ossos pélvicos decorrentes de fratura (ruptura extraperitoneal).

A bexiga cheia tem altas pressão interna e energia elástica (que faz com que ela volte a ficar murcha). Ao abrir uma fresta na boca da bexiga, o ar sai aos poucos e a energia é liberada suavemente. Já quando espetamos uma agulha, a energia é liberada toda de uma vez! Assim, o furo inicial […]

Geralmente, a recuperação do controle urinário ocorre de 3 a 6 meses após a cirurgia. Contudo, dependendo do grau de incontinência, esse período pode se estender por até 1 ano.

A bexiga caída pode provocar vários danos à saúde, por isso é importante que a paciente saiba da relevância do tratamento médico.

De acordo com o Hospital Albert Einstein, os sintomas de bexiga caída, além do desconforto, proporcionam a sensação de “bola na vagina”, o que pode repercutir na qualidade de vida e impacto social, levando a mulher ao constrangimento, diminuição de interações sociais, atividades físicas e até mesmo ao isolamento.

Como o trauma de bexiga acontece? O trauma de bexiga pode acontecer por trauma fechado, penetrante ou iatrogênico, na região abdominal e/ou pélvica. A maior parte ocorre por lesões fechadas, enquanto os acidentes por veículos motorizados são a principal etiologia.

Em homens, por exemplo, essa dor costuma estar associada a uma inflamação da próstata ou na uretra. Já nas mulheres, as principais causas são infecção urinária e inflamação no útero ou no intestino.

Fístula é o nome dado a uma comunicação anormal entre duas cavidades ou então entre uma cavidade e a pele. No caso da fístula vesicovaginal, há uma comunicação patológica (não natural) entre a vagina e a bexiga urinária. Dessa forma, ocorre o extravasamento de urina pela vagina.

Mulheres tratadas com histerectomia tiveram mais infecções do trato urinário (ITUs) do que as usuárias de LNG-IUS (OR 3,20). Sensação de esvaziamento incompleto (OR 3,00) e IUE (OR 1,83) foram mais comuns entre mulheres tratadas com histerectomia.

A urina acumula-se no interior da bexiga, distendendo as paredes da mesma e causando sensação de peso, de desconforto e sensibilidade dolorosa à palpação da região suprapúbica, além de irritabilidade e sudorese.

Repouso relativo é indicado devendo-se evitar subir escadas, pegar peso ou exercícios físicos por 30 a 60 dias a depender da evolução individual e da via de acesso escolhida para cada paciente. Medicações para dor ou antibióticos podem ser necessários a depender da evolução de cada paciente.

Cirurgia de bexiga caída: recuperação
No entanto, independentemente do tipo de cirurgia, seguir as orientações médicas para o pós-operatório aumenta as possibilidades de uma recuperação satisfatória. Após a cirurgia, é necessário um repouso de uma semana em casa.

O procedimento tem duração média de 20 minutos e a paciente geralmente recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte.

O tratamento para bexiga baixa pode ser feito com mudanças no estilo de vida, com perda de peso, deixar de fumar, combater a prisão de ventre, além da fisioterapia, exercícios pélvicos, indicados pelo fisioterapeuta, ou através de cirurgia, nos casos mais graves, quando a bexiga chega até a entrada da vagina ou passa ...

O valor da cirurgia íntima é a partir de R$10.800,00 (junho/2023) nas melhores clínicas de São Paulo. Porém, esse preço é influenciado pela experiência da equipe médica e diversos outros fatores, sendo necessário passar em consulta com o cirurgião para saber quanto custa exatamente. Veja quanto custa!

Ressonância magnética: para ter uma visualização melhor de todas as estruturas da região pélvica.

Cistoscopia flexível
É especialmente útil no diagnóstico de lesões dentro da bexiga bem como no acompanhamento após o tratamento de tumores de bexiga.

Outros sintomas comuns são: dor que piora ao fazer exercícios, dor na base das costas, sangramento vaginal, dores ao ter relações sexuais e intestino preso ou diarreia.