O que acontece quando descobrem gato na luz?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

Essas ações envolvem desvios irregulares de corrente elétrica, onde o infrator poderá pagar menos pela energia elétrica ou até não pagar nada. E por serem considerados desvios irregulares, esse comportamento pode resultar em penas tanto por parte da lei quanto da própria empresa de energia.

O gato é descoberto pela equação que envolve o consumo geral da região, o que é pago desse consumo e o que sobra desse total.

Mesmo o imóvel estando alugado a uma terceira pessoa (locatário - inquilino) e a titularidade da energia elétrica estiver em nome do proprietário, o proprietário responde pelos débitos do locatário quando não houver pagamento.

Faça uma denúncia a sua companhia de energia, que eles vão até ai verificar e realizar o desligamento do gato em sua rede de energia.

Gato na energia custa R$ 4,6 bi ao consumidor.

O desvio anterior à medição é muito comum e muitas vezes de fácil detecção. Neste caso, é feito um desvio no alimentador antes da chegada ao medidor. Para esta avaliação basta realizar a medição de corrente no alimentador no ramal de entrada e após a medição.

Furto de energia é puxar energia diretamente da rede elétrica da CEMIRIM sem a medição do consumo e o conhecimento da Cooperativa. São os conhecidos “gatos”. Fraude é quando o consumidor rompe os lacres da sua medição e manipula o consumo do seu relógio de energia com o objetivo de reduzi-lo.

No entanto, se a multa não for paga dentro do prazo estipulado, a concessionária pode realizar o corte do fornecimento de energia.

Essas ligações feitas diretamente na rede elétrica e sem conhecimento da Distribuidora, comprometem a qualidade do fornecimento de energia, é prática perigosa e podem colocar em risco a vida das pessoas.

O TOI (Termo de Ocorrência e Inspeção) não é uma multa.
O TOI é um instrumento legal, previsto nos artigos 252 e 590, da Resolução 1000/2021 da ANEEL, que tem por finalidade formalizar a constatação de um defeito ou irregularidade encontrada nas unidades de consumo de energia elétrica.

Ensaio do registrador/Ensaio do mostrador
O ensaio de registrador (ou mostrador) tem como objetivo apurar se a indicação de energia no equipamento equivale ao exato consumo de energia no período. Para isso, é injetado 1kWh no medidor ensaiado e verifica-se no mostrador que este valor esteja correto.

Você pode apresentar provas de que não houve irregularidade ou que a multa foi aplicada indevidamente.Se a defesa não for aceita pela concessionária, você pode recorrer à ANEEL ou procurar um advogado para orientá-lo sobre a melhor forma de agir.

O principal risco relacionado às ligações clandestinas é o de choque elétrico. Por não ter a capacitação necessária e não utilizar os equipamentos de proteção coletivos e individuais, o infrator pode ter contato com a eletricidade e receber uma descarga, podendo vir a óbito.

Em caso de estelionato, pode ser possível pagar por uma fiança. Para isso, deve-se fazer o pedido diretamente ao juiz apropriado.

A forma mais prática de denunciar é pelo site da Energisa na opção Denuncie Furto de Energia. O serviço está disponível nas 24 horas e mantém sigilo a respeito de quem denuncia os crimes. A denúncia também pode ser feita através dos Canais de Atendimento ao Cliente e nas Agência de Atendimento Presencial.

Além disso, a adulteração do medidor constitui crime de estelionato, previsto no artigo 171 do Código Penal. Denuncie! Ligue 116 ou acesse aqui. Você pode denunciar uma ligação clandestina quando souber ou desconfiar da prática.