O que acontece quando dá curto?

Perguntado por: dalvim6 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

A dissipação instantânea de energia que ocorre em um curto-circuito pode gerar faíscas e explosões, ocasionando vários danos nos circuitos elétricos, além de poder originar incêndios devastadores em residências e indústrias.

Portanto, alguns sinais são importantes na hora de identificar a presença de um curto-circuito, como:

  1. Disjuntores que desarmam constantemente.
  2. Cheiro forte de queimado.
  3. Tomadas manchadas na cor preta.
  4. Lâmpadas que queimam rápido demais.
  5. Queda constante de energia.
  6. Aumento da conta de luz.

Eles ocorrem quando um caminho de baixa resistência não adequado para transportar eletricidade recebe uma corrente elétrica de grande intensidade. Em termos mais simples, os curtos-circuitos acontecem quando um fio aquecido, devido à passagem de corrente elétrica, toca um objeto ou outro fio condutor que não deveria.

Ele pode causar danos mais graves, como incêndios, acidentes domésticos e também perdas eletrônicas, que podem acabar gerando muitas despesas – sejam elas financeiras, ou através da perda de dados importantes, no caso de computadores e notebooks, por exemplo.

Lâmpadas com vida útil menor
Então, se as lâmpadas queimando com frequência são um problema na sua casa, é hora de ficar atento! Esse pode ser um indicativo de que o circuito elétrico pode estar em curto e danificando lâmpadas e eletrônicos. Lâmpadas queimando com frequência também podem ser sinais de curto-circuito.

Existem certos sinais que indicam que sua tomada pode estar em risco de um curto-circuito: A tomada possui marcas ou cheiro de queimado; Som de zumbido vindo da tomada; Faíscas emitidas pela tomada, quando um aparelho é conectado nela.

5 sinais de que sua rede elétrica está com problemas

  1. 1) Cheiro de queimado.
  2. 2) Choques.
  3. 3) Aquecimento das tomadas.
  4. 4) Quedas de energia repentinas.

Quando ocorre um curto-circuito, é possível conferir alguns sinais característicos desse problema. Um deles é o cheiro de queimado característico. Além disso, as tomadas as quais o equipamento está ligado estarão manchadas de preto, evidenciando que teve uma queimadura no local.

Sinais de que sua tomada está com mau contato
Outro sinal de que a tomada está com mau contato é o aparecimento de faíscas e cheiro de queimado quando um equipamento é plugado. Em alguns casos, observa-se que a superfície do plugue apresenta um aspecto chamuscado.

Um curto-circuito ocorre quando a corrente elétrica atravessa um condutor ou um dispositivo com resistência desprezível, causando um superaquecimento. Os curto-circuitos são assim chamados porque representam o caminho mais curto que a corrente elétrica pode realizar em um circuito.

Dependendo da quantidade de corrente, o curto-circuito pode causar danos materiais significativos, bem como lesões a pessoas e ao local. Os principais motivos para a ocorrência de curto-circuito são exposição a umidade, sobrecarga elétrica, cabos e conexões defeituosas, fiação inadequada e ligações incorretas.

Um curto-circuito elétrico se dá através de uma elevada passagem de corrente elétrica, muito ou pouco acima do normal, dependendo da intensidade de energia. Será justamente esse aumento repentino da tensão no circuito elétrico que vai ocasionar essa falha.

Não deixe cortinas e tapetes em contato com fios e tomadas, caso aconteça um curto-circuito eles podem pegar fogo rapidamente. Quando o disjuntor desarmar com frequência chame imediatamente um eletricista de sua confiança para fazer a manutenção da rede elétrica do seu imóvel.

Uma das possibilidades que indicam a queima de um disjuntor é quando o aparelho está armado, mas a energia não é transmitida. Essa situação também ocorre em casos de erro na ligação ou rompimento de fios. A ação mais comum para verificar se o dispositivo está queimado é utilizar o multímetro ou alicate amperímetro.

Antes de entrar em pânico, primeiramente abra o quadro de luz e confira se todos os disjuntores estão no modo “on”. Caso não esteja, para restabelecer a energia imediatamente, basta religar sua chave.

O primeiro sintoma de uma instalação mal dimensionada é a frequente queda de energia no prédio, que é desligada pelo disjuntor para proteger o sistema elétrico. Inclusive, alguns síndicos tentam contornar essa situação trocando apenas o dispositivo responsável pelo desarme, isso mesmo, o disjuntor.