O que acontece quando ataca o sistema nervoso?

Perguntado por: amata . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Os primeiros sintomas físicos de uma crise nervosa iminente são aumento da frequência cardíaca, tonturas, náuseas e respiração acelerada. Ao chegar no auge da crise, a pessoa pode chorar incontrolavelmente e até mesmo ter um ataque de raiva.

Crise nervosa: sintomas físicos
coração acelerado e sudorese: a pessoa sua bastante e fica mais agitada do que o normal; problemas intestinais: o indivíduo sofre com evacuações irregulares e dores na região do estômago; insônia: a pessoa apresenta dificuldades para dormir.

A liberação de adrenalina e cortisol irrita o estômago, provocando dor e até vômitos. A adrenalina inibe a função do órgão, que passa a receber menos sangue. Ficam frias, já que o sangue é direcionado para outras partes do corpo, fora das extremidades. Suor e tremores são causados pelo hiperestímulo do sistema nervoso.

Dores e tonturas
Assim, a tensão nos músculos de uma pessoa estressada pode resultar em dores como as da fibromialgia, por exemplo. Muitas vezes, quem sofre desse mal também relata tonturas frequentes, náuseas, dor no peito e taquicardia.

A neuropatia é uma doença que atinge o funcionamento dos nervos periféricos, podendo afetar tanto a parte de sensibilidade quanto nossa motricidade (movimentos).

Encéfalo e medula espinhal compõem o SNC. Ambos são envolvidos por membranas de tecido conjuntivo, chamadas meninges, cuja função é proteger o sistema nervoso central. O encéfalo é o principal centro de controle e comando de ações do organismo. Ele é formado pelo cérebro, cerebelo, bulbo, ponte, tálamo e hipotálamo.

Melissa ou cidreira: tem ação calmante e pode ser utilizada em caso de perturbações do sono, nervosismo e ansiedade; Alfazema: é rica em cumarina e óleos essenciais que possuem propriedades calmantes e relaxantes atuando contra a tensão nervosa.

Pratique exercícios físicos
O primeiro passo para desestressar é sair do sedentarismo. Isso porque a prática de exercícios físicos ajuda a reduzir a quantidade de cortisol liberada em situações estressantes, além de estimular a produção de endorfina na corrente sanguínea — hormônio do bem-estar.

Chá de camomila
Uma das opções mais conhecidas para relaxar é o chá de camomila. Além de ajudar a acalmar, a planta é capaz de auxiliar nos problemas de estômago e nas cólicas menstruais. Há muitas pessoas que usam a camomila frequentemente no tratamento contra a ansiedade.

Os ataques de pânico podem sinalizar uma crise intensa de ansiedade. A sensação repentina de medo, coração acelerado, aperto no peito e garganta, suor, tremor, mãos frias, dores no estômago e fraqueza acontecem nesse tipo de ataque e estão intimamente relacionados a transtornos de ansiedade.

Gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão, cefaleia e alergias são alguns exemplos de doenças causadas pela ansiedade. Ela também é responsável pelo surgimento de doenças psiconeurológicas e psicooncológicas.

Os efeitos da ansiedade não são sentidos somente a um nível emocional. O funcionamento do corpo também é impactado por esse sentimento. Você já deve ter percebido certo desconforto físico em momentos de apreensão, como coração acelerado, náusea e tremores nas mãos e pernas.

São elas: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão.

Durante um episódio de estresse, uma das estruturas acionadas pelo nosso cérebro é o hipotálamo, que ativa a liberação de hormônios como o cortisol e a adrenalina, e são eles que preparam o nosso organismo para se defender.

Quando você sente estresse, os seus músculos ficam totalmente tensos. Quando o estresse passa, os seus músculos liberam a tensão. Ademais, o estresse aumenta o hormônio cortisol, que irá elevar o depósito de gordura no corpo, aumentar a resistência periférica à insulina e piorar a inflamação do Lipedema.

Geralmente, essa inflamação surge por uma pressão no nervo, seja por falta de ergonomia, exercícios físicos realizados de forma inadequada ou por alguma doença.

As infecções do sistema nervoso central causadas por vírus podem causar meningite e encefalite. Os sintomas em geral começam com febre e podem progredir para irritabilidade, recusa de comer, dor de cabeça, dor no pescoço e, às vezes, convulsões.

O diagnóstico da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é feito pelo quadro clínico de perda de força com atrofia muscular e pelo exame de eletroneuromiografia. Apesar da doença não apresentar cura, o tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica é importante para melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

Sintomas: A fraqueza muscular. Essa fraqueza muscular é progressiva, seguida da deterioração dos músculos (amiotrófica), começando nas extremidades, usualmente em um lado do corpo (lateral).

O sistema nervoso representa uma rede de comunicações do organismo. É formado por um conjunto de órgãos do corpo humano que possuem a função de captar as mensagens, estímulos do ambiente, "interpretá-los" e "arquivá-los".