O que acontece quando as índias menstruam?

Perguntado por: yassis . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 5 votos

As mulheres menstruadas são vistas como "contaminadas e impuras", chegando a ser impedidas de fazer tarefas que envolvam mexer em água ou cozinhar e a ser excluídas de participar em cerimónias religiosas, culturais e comunitárias.

Menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher e acontece todo mês. O corpo feminino se prepara para a gravidez, e quando esta não ocorre, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende.

Quando ela ocorre ou se intensifica durante a TPM ou a menstruação, ela recebe o nome de enxaqueca menstrual. Sintomas incluem dor intensa e prolongada, que pode ser latejante e sentida dos lados da cabeça.

Então, não fique! Se, por um lado, você não vai decifrar esse enigma antes de a garota contar para você, por outro, vai descobrir que, para muitas garotas, estar ou não menstruada não interfere em nada no seu desejo de namorar, beijar e até transar. Menstruação não é doença.

19 Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua menstruação, e qualquer que a tocar será imundo até a tarde. 20 E tudo aquilo sobre o que ela se deitar durante a sua menstruação será imundo; e tudo sobre o que se assentar será imundo.

Ainda assim Hipócrates foi quem primeiro analisou o fenômeno da menstruação, atribuindo ao mesmo uma função benéfica à saúde. Durante o Império Romano (século II a.C. até o século IV), em torno do ano 60, Plínio, o velho, escreveu História Natural, a primeira enciclopédia da história.

O ciclo menstrual não tem sincronia com o ciclo lunar, de acordo com nossa análise de mais de 7.5 milhões de ciclos. A lua e os ciclos menstruais se correlacionam mais ou menos para algumas pessoas—dependendo o quanto o ciclo dessas pessoas se combina com o ciclo lunar, e a variabilidade da duração do ciclo.

Dentro deste ponto de vista, a menstruação pode ser vista como uma faxineira mensal. Uma vez por mês ela chega para limpar tudo, liberando as bactérias do sistema reprodutivo, permitindo que o seu corpo libere o excesso de ferro e diminuindo o risco de Alzheimer, doenças cardiovasculares e derrames.

Cólica menstrual, ou dismenorreia, é uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado.

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação. Ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce.

E cortar os cabelos durante o período em que se está menstruada? “Trata-se de um mito que não faz sentido. Um nada tem a ver com o outro”, garante o médico. Para estar sempre com o cabelo saudável e com brilho, ele indica se atentar à saúde em geral.

A responsável parece ser a prostaglandina, uma hormona libertada durante o período menstrual. Esta hormona induz a contração do útero e, consequentemente, dos intestinos, o que pode causar diarreia e cólicas durante a menstruação.

Com esta falta hormonal, os vasos sanguíneos dilatam. Isso acaba provocando uma dor de cabeça fortíssima. Esta dor só passa quando os vasos voltam ao seu diâmetro normal, quando os níveis de estrogênio voltam a crescer novamente².

Em conclusão, sim, você pode engravidar menstruada. As chances são extremamente pequenas, considerando que a mulher teria que ter um ciclo menstrual curto, ter relações sexuais desprotegidas no final da menstruação e ovular logo após a menstruação, mas é possível.

“Saber que a masturbação pode te ajudar é positivo, mas se sentir presa a isso não. Existem várias formas de diminuir a dor menstrual, e às vezes seu corpo não está te pedindo uma masturbação, mas sim um descanso. E está tudo bem”, garante.

A maioria das mulheres passa de 4 a 7 dias no período menstrual. Mas, para os especialistas, até 8 dias é considerado normal. Nos dois primeiros dias o fluxo é maior e com o passar dos dias o sangramento diminui de volume. Por isso, além da duração da menstruação, é preciso ter atenção à quantidade de sangue.

Na Grécia Antiga de 6.000 a.C, o sangue da menstruação era parte central de grandes festas chamadas Tesmofórias.