O que acontece quando as fezes não sai?

Perguntado por: anovaes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

Quando as fezes são muito duras e/ou grossas, pode ser difícil a sua emissão através do ânus, causando, muitas vezes, dor anal e, em alguns casos, pode ser a causa de fissura anal (“corte” na pele do canal anal) ou mesmo hemorragia retal.

Beber muita água ajuda a amenizar o problema. Enquanto as fibras auxiliam na formação do bolo fecal, a água é fundamental para hidratá-lo, evitando seu ressecamento e garantindo um melhor trânsito intestinal. Exercite-se regularmente.

Coma alimentos com efeito levemente laxativo e ricos em fibra. Alguns deles, como a ameixa seca, têm sorbitol, uma substância que atrai água para as fezes, permitindo que elas saiam do corpo com mais facilidade. Ameixa seca.

Um dos primeiros sinais da obstrução intestinal é a parada na eliminação de fezes e gases. A prisão de ventre pode vir acompanhada de dor abdominal, inchaço, náuseas, vômito e diminuição do apetite.

Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

O bisacodilo tem uma ação dupla: estimula os músculos das paredes intestinais e aumenta o teor de água, que ajuda a amolecer as fezes, favorecendo a evacuação.

Um ótimo remédio caseiro para o intestino preso é a vitamina de mamão com linhaça. Os dois alimentos são ricos em fibras, que ajudam a hidratar as fezes e facilitam o trânsito intestinal, reduzindo a barriga inchada. Bater no liquidificador o mamão e a água (ou iogurte), adicionar a linhaça e adoçar a gosto.

O bisacodil5, princípio ativo de Dulcolax4, estimula o movimento natural do intestino, o que promove o acúmulo de água dentro do órgão, hidratando mais as fezes e facilitando sua eliminação. Quando comparado ao laxante osmótico, o tipo estimulante tem ação bem mais rápida: se inicia de 06 a 12 horas após o uso1.

A obstipação intestinal pode oferecer risco para a saúde quando ela não recebe a devida atenção porque a compactação e o ressecamento das fezes podem causar hemorroidas, fissura e prolapso anal; além disso, contribuir para a doença diverticular, problema que pode causar rupturas na parede intestinal.

6 dicas para soltar o intestino

  1. Vá ao banheiro sempre que sentir vontade;
  2. Beba água;
  3. Faça exercícios regularmente;
  4. Faça um balanceamento na sua alimentação e incorpore alimentos rico em fibras;
  5. Consuma probióticos;
  6. Dê preferência para frutas in natura e não para seus derivados.

Legumes, como abóbora, almeirão, tomate, pepino, couve, espinafre, batata doce, vagem e vegetais folhosos; Cereais integrais, como aveia em flocos, arroz integral, macarrão integral e milho; Leguminosas, como grão de bico, ervilha, lentilha e feijão.

As causas mais comuns desse tipo de fezes são hemorroidas, fissuras anais, retenção ou atraso da defecação e uma história de prisão de ventre crônica e esses casos podem levar ao aparecimento de síndrome do intestino irritável devido à pressão contínua de fezes grandes nas paredes intestinais.

A principal causa da hemorroida é a constipação.
O indivíduo com prisão de ventre faz mais esforço para evacuar, aumentando a pressão das veias hemorroidais. Além disso, nessa situação, as fezes costumam ser duras e secas, o que também implica em maior esforço na defecação.

Óleo mineral

O Óleo mineral 100% União Química é indicado como laxante no tratamento de prisão do ventre funcional, ou como terapia em uso tópico para pele ressecada e áspera. Ele auxilia principalmente no tratamento da prisão de ventre, e pode ser utilizado no pré operatório e no esvaziamento do cólon para a realização de exames.

A causa mais comum de constipação é a baixa ingesta de alimentos com fibras e o grande consumo de gorduras. As fibras, tanto solúveis como insolúveis, fazem parte das frutas, vegetais e cereais. Elas não são digeridas e também não são absorvidas pelo intestino delgado (órgão especializado na absorção dos nutrientes).

LACTITOL e Lactulose são dissacarídeos sintéticos que funcionam plenamente como laxantes osmóticos. Dentre estes, o LACTITOL devido ao seu sabor mais palatável é melhor tolerado e, portanto, mais eficaz do que a Lactulose (5).

Algumas opções de laxante natural para prisão de ventre são:

  1. Suco de beterraba com laranja. ...
  2. Suco de mamão e laranja. ...
  3. Suco de uva, pêra e linhaça. ...
  4. Suco de maçã e azeite de oliva. ...
  5. Geleia de frutas com chá de sene. ...
  6. Geleia de chá de ruibarbo com frutas. ...
  7. Vitamina de ameixa seca e aveia.

Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros, sem serem mastigados ou cortados, com o auxílio de água para facilitar a ingestão. É aconselhado tomar Lacto Purga a noite, para que a evacuação aconteça já pela manhã. A dosagem aconselhada é de 1 a 2 comprimidos por dia, ou conforme a solicitação de seu médico.

Não se deve fazer esforço na hora de evacuar
Outro fator é que fazer muita força para evacuar, em algum momento em que você não esteja com vontade, pode ferir a região e trazer vários problemas, que vamos citar agora.