O que acontece quando as fezes afundam?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

Quando o cocô afunda, quer dizer que o peso dele é mais denso do que a água. Já a excreção que flutua, menos densa do que a água, pode estar cheia de gordura, podendo indicar uma doença grave. As fezes ainda podem boiar pelo excesso de gás, presente em alimentos com fibras.

Sinais de alerta. As alterações na cor e consistência das fezes não devem ser menosprezadas, sobretudo quando acompanhadas de outros sintomas como a perda de peso ou dores abdominais. O odor também pode indiciar a presença de tumores, sangue ou gordura.

Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência macia, mas devem ser capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada. O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar.

Alterações significativas no formato das fezes
O formato das fezes pode ser alterado quando a passagem do intestino está bloqueada por um tumor. Fezes longas e finas, em formato de lápis, indicam que algo está impedindo as fezes de ocuparem todo o diâmetro do órgão.

Cinco dicas para melhorar a qualidade das fezes

  1. Dica 1: beber bastante água. ...
  2. Dica 2: ter uma dieta rica em fibras. ...
  3. Dica 3: fazer atividade física regularmente. ...
  4. Dica 4: diminuir a quantidade de leite e derivados. ...
  5. Dica 5: diminuir a quantidade de alimentos a base de farinha de trigo. ...
  6. Conclusão.

Em situações normais, as fezes devem apresentar uma coloração marrom, que não deve ser muito escura, mas também não precisa ser muito clara.

FEZES EM FITA E FEZES FINAS
Fezes em forma de fita ou de segmento fino e longo podem indicar estreitamento ou mal funcionamento da parte final do intestino. As causas podem se várias, de síndrome do intestino irritável até tumores (principalmente se houver sangramento nas fezes).

Uma forma de saber como se o seu intestino está saudável é analisando seu cocô. O ideal é que ele tenha um formato “salsicha” e não seja nem muito duro ou muito mole, além de sair sem esforço. Se ele estiver dentro deste padrão, pode ser um sinal de que seu intestino está ótimo.

O que significa cada um dos tipos de fezes

  • Tipo 1 com constipação severa.
  • Tipo 2 com constipação leve.
  • Tipo 3 com fissuras.
  • Tipo 4 com massa homogênea.
  • Tipo 5 com bordas bem definidas.
  • Tipo 6 com formato irregular.
  • Tipo 7 liquido e sem qualquer solidez.

É importante observar as fezes. Se notar alterações na forma e consistência, como sangue, parasitas e muco, e desconforto abdominal e/ou na região anal, a recomendação é procurar o coloproctologista. A alimentação também merece atenção especial, já que o funcionamento do intestino é diretamente influenciado pela dieta.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

Considera-se normal evacuações a cada 3 dias, assim como o contrário também deve ter limite, onde o normal é evacuar no máximo 3 vezes por dia.

O hábito intestinal do ser humano varia enormemente de indivíduo para indivíduo, de tal forma que consideramos um hábito intestinal normal, o que varia de 3 evacuações ao dia até 3 evacuações por semana.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Muitas vezes, o primeiro sintoma é dor na região do estômago, que pode começar ou piorar após a pessoa comer. O aumento do tumor pode bloquear parcialmente a passagem do alimento digerido, o que pode levar a uma dor mais intensa e duradoura.