O que acontece quando as cotas não são preenchidas?

Perguntado por: ifigueiroa8 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

O que acontece com as vagas reservadas se não forem completamente preenchidas? Caso não existam candidatos o suficiente para ocupar as vagas reservadas, estas são convertidas para vagas de ampla concorrência.

As instituições de ensino da rede federal devem seguir a Lei de Cotas (nº 12.711). Esta lei determina que sejam reservadas pelo menos 50% das vagas para estudantes que concluíram seus estudos em escolas públicas. Anteção! É necessário ter estudado por todo o período na rede pública.

O que são cotas nos concursos públicos? Em 2014, foi criada uma lei para que os concursos públicos federais reservem ao menos 20% das vagas para pessoas negras, pardas e indígenas. A reserva de vagas se aplica sempre que o número de vagas oferecidas no concurso público é igual ou superior a três.

Veja abaixo quais são esses documentos:

  1. Ficha de matrícula em escola;
  2. Cartão de vacinas infantil;
  3. Ficha de posto de saúde;
  4. Ficha de hospital;
  5. Formulário de registro de identidade;
  6. Formulário de Reservista;
  7. Inscrição em outros concursos;
  8. Outros documentos em que tenha declarado a cor.

Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas. Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos. Descendentes de negros com indígenas.

A nota de corte do Sisu pelas Cotas ficou em 744,8 pontos, na média. E, na Ampla Concorrência, subiu para 793,6 pontos.

Lei de cotas
Estabelece que todas as instituições federais participantes do Sisu reservem, obrigatoriamente, 50% das vagas de cada curso para pessoas que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas.

De acordo com a Lei de Cotas, todas as instituições públicas federais participantes do Sisu devem reservar 50% das vagas, por curso e turno, para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas.

Quem tem direito ao sistema de cotas nas universidades pelo SiSU?

  1. Pessoas que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas;
  2. Estudantes com renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e meio;
  3. Candidatos autodeclaradas pretas, pardas e indígenas;
  4. Pessoas com deficiência.

8) Quem concorrer pelas cotas também poderá entrar pela ampla concorrência? Nos primeiros quatro anos de implementação da lei, os estudantes cotistas devem disputar vagas tanto pelo critério de cotas quanto pelo de ampla concorrência, já que as vagas serão oferecidas gradativamente.

Tipos de cotas

  • Cotas sociais.
  • Cotas raciais.
  • Cotas por deficiência física.

Se você foi eliminado do concurso por heteroidentificação por um entendimento ilegal da banca examinadora, saiba que tem direito a voltar ao processo de concorrência do certame.

É possível consultar a cota do PIS pelo CPF no aplicativo do FGTS ou ligação através dos serviços: Central Alô Trabalhador: número 158, telefone do INSS: número 135 e atendimento da Caixa: número 0800 726 0207.

O valor das cotas varia de acordo com alguns fatores, sendo o principal deles o aumento do patrimônio do fundo escolhido. Ou seja, ele se movimenta de acordo com o avanço ou recuo dos ativos que fazem parte do fundo.

Heteroidentificação é um procedimento utilizado para identificar a etnia/racialidade de uma pessoa, através da avaliação de um terceiro.

No caso dos indígenas, a lei define que o critério de etnia para ter direito à reserva de vagas é autodeclaratório, de forma que o único documento exigido é a declaração do próprio candidato afirmando pertencer a determinado grupo. Além da Lei de Cotas, existem alguns vestibulares exclusivos para indígenas.