O que acontece quando abraçamos alguém?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Dar ou receber um abraço é a forma mais simples de fazer o corpo liberar oxitocina, conhecida como o hormônio do amor e da felicidade. Ela aumenta os sentimentos de apego, conexão, confiança e intimidade e ajuda a curar a solidão, o isolamento e até a raiva.

Amigos costumam se abraçar quando se encontram ou quando se despedem. Caso esteja no meio de uma festa e outra pessoa lhe dê um abraço do nada, mesmo se for rapidinho, pode ser uma demonstração de interesse. É comum que amigos se abracem quando se encontram ou na hora de ir embora.

A duração média de um abraço entre duas pessoas é de 3 segundos. Mas os pesquisadores descobriram algo fantástico. Quando um abraço dura 20 segundos, há um efeito terapêutico sobre o corpo e mente. A razão é que um abraço sincero produz um hormônio chamado "ocitocina", também conhecido como o hormônio do amor.

Um abraço romântico dura mais do que um abraço platônico. Gentilmente abrace com mais força por dois ou três segundos. Respire fundo e expire; perca-se no abraço e aproveite. Tenha em mente que seu aperto deve ser forte o bastante para que seja percebido, mas sem causar desconforto na outra pessoa.

Um estudo da Universidade Médica de Viena (Áustria), conduzido pelo neurofisiologista Jürgen Sandkühler mostrou que abraçar reduz o stress, o medo e a ansiedade. O abraço ainda promove o bem-estar e melhora a memória. Todos estes efeitos positivos devem-se à secreção de oxitocina no organismo.

1. Abraço forte. Quando o abraço é forte e vem com carinho nas costas, significa que ele valoriza você.

Gente que entra numa relação de corpo e alma, com o propósito de compartilhar, de juntar e somar, de conceder, de mudar no que for preciso, de entender quem caminha junto, andando junto, nunca à frente ou atrás – junto.

Faça contato.

  1. Incline-se para frente, flexionando sua cintura. A ideia aqui é não ter um contato de corpo completo, coisa que para um abraço é muito mais íntimo e pessoal.
  2. Coloque um braço em volta do braço dela. Deixe sua mão entre as omoplatas dela.
  3. Coloque seu outro braço em volta dela.

Trata-se de um gesto com elevado poder terapêutico, relaxante e calmante, oferecendo benefícios para o corpo e também para a mente.

A nova regra é perceber que se alguém não está confortável em te abraçar, passinho para trás, se outro insiste no cotovelo, não deixe a pessoa se sentir ridícula por isso, o mesmo se aplica ao soquinho. Aceite que o mundo está diferente e que cada um tem seu ritmo, sua vontade e seus medos.

Em pequenos grupos, a pessoa que tirar o cartão poderá escolher quem irá abraçar. Já em grupos com mais de vinte participantes, o ideal é fazer com que o abraço que for sorteado seja realizado por todos do grupo. Ou seja, todos os participantes trocam o abraço entre si.

Quanta ternura cabe em um abraço, fonte de amor e de carinho, acalma a alma e esquenta o coração. Um abraço bem apertado é um nobre sentimento, que sentimos ao querer o bem do outro... Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

Abraço carinhoso
Nessa modalidade um pouquinho menos íntima, as pessoas se abraçam de forma a acariciar as costas um do outro.

Dentro de um abraço cabe toda forma de afeto, cabe o silêncio confortável entre duas pessoas que se querem bem, cabe o suspiro de alívio por ter encontrado um lugar para aquietar a alma, cabe a manifestação genuína de acolhimento e entrega, cabe a aceitação do outro e o perdão.

Assim, os abraços devem existir com frequência ao longo da vida da criança porque o abraço é parte importante do crescimento emocional da criança. Crescer num ambiente afetuoso ou num ambiente sem contacto físico tem, desta forma, repercussões psicológicas no futuro de cada um de nós, consideram os especialistas.

Gestos de amor e carinho
Mesmo que vocês ainda não tenham formalizado a relação de vocês, o fato de te pegar pela mão revela que ele te quer próximo e não tem problema nenhum que o resto do mundo inteiro saiba disso.

Um abraço por trás ou pelos ombros, pode revelar quais as intenções de alguém com você e se estão na mesma sintonia. De acordo com a linguagem corporal quando uma pessoa te abraça pelas costas quer dizer que ela não quer te deixar ir, e certamente que uma conexão mais duradoura.

Autoestima. De acordo com Suzanne, baixa autoestima e problemas com o próprio corpo também podem desempenhar papel na aversão de alguém. “As pessoas que estão mais abertas ao contato físico com os outros geralmente têm níveis mais altos de autoconfiança.

Zero. O abraço é uma destas coisas, gratuitas, espontâneas e que fazem bem tanto para quem dá como para quem recebe. O abraço, além de ser um gesto de carinho, empatia e proteção, é capaz de reduzir os níveis de estresse e ansiedade e ainda, fortalece nossa saúde cardiovascular.

E que oito abraços diários seria o mínimo para isso. Uma terapeuta da família americana afirmou que “nós precisamos de 12 abraços diários para crescermos maduros”.