O que acontece quando a veia do dedo estoura?

Perguntado por: nribeiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Em regra, a veia estourada não é grave e causa apenas um sangramento que passa rápido (varicorragia) ou uma mancha roxa que na maioria das vezes melhora em algumas semanas. Porém, quando existem sintomas como inchaço e vermelhidão intensos, a veia estourada pode ser um sintoma de problemas mais graves.

Primeiramente deve-se limpar o ferimento e cobri-lo com um pano ou uma toalha limpa. Não se deve colocar garrote, cinto ou torniquete para diminuir o sangramento, pois isso aumenta o dano aos tecidos. Quando existe um sangramento considerável, se pode fazer um curativo compressivo.

A constrição das pequenas artérias nos dedos das mãos e dos pés começa rapidamente e, na maioria das vezes, é desencadeada pela exposição ao frio. O episódio pode durar minutos ou horas.

Trombose: Problemas na circulação sanguínea estão bastante relacionados com o surgimento de edema (inchaço) em membros com pé e mãos.

Mas, se ocorrer de estourar uma veia das varizes e sangrar (varicorragia) você pode levantar as pernas, além disso, fazer um curativo compressivo e se necessário procurar um hospital. Além disso, fique atenta se são veias estouradas de varizes ou por outro motivo.

O arroxeamento é causado pela redução da oxigenação nas pequenas veias e artérias. A pele fria gera uma área pálida demarcada ou o arroxeamento dos dedos das mãos ou pés. Alguns pacientes podem sentir os sintomas nas orelhas, nariz, face, joelhos e áreas expostas.

Gelo: O abaixamento da temperatura provoca um aumento da viscosidade do sangue com uma redução do fluxo e uma redução de permeabilidade vascular na zona de lesionada. Este efeito fisiológico induzido pelo frio é os mecanismos chave na redução do edema devido ao aumento do diâmetro venoso e a reação inflamatória.

A trombose da artéria ulnar é também conhecida como isquemia digital pós-traumática ou doença por instrumento pneumático. Conn(3), em 1970, chamou de síndrome do martelo hipotenar, em decorrência de seu mecanismo etiológico principal que se caracteriza por traumas repetidos na região hipotenar da mão.

Outros sinais que podem acompanhar os quadros de trombose arterial são: falta de pulsação, coloração azulada nos dedos (principalmente os das mãos).

Embora as características da Vena Amoris sejam um fato, atualmente, sabemos que todos os dedos da mão possuem veias que os ligam diretamente ao coração.

A má circulação nas mãos pode ser causada não só pelos fatores acima mencionados, tais como um estilo de vida sedentário, diabetes, tensão alta e abuso de álcool, tabaco ou cafeína, mas também por manter as mãos em posições inadequadas.

Uma simples caminhada ou hidroginástica ajuda na circulação do sangue pelo organismo, além de reduzir os inchaços nas pernas, pés e mãos.

Sinais e sintomas de trombose

  1. Inchaço na região em que se formou o coágulo;
  2. Vermelhidão e calor no local afetado;
  3. Dor ou sensação de peso;
  4. Rigidez da musculatura.

A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como:

  • Dor no local;
  • Inchaço de somente uma das pernas, por vezes mais de 3 cm;
  • Vermelhidão da perna afetada;
  • Veias dilatadas na perna;
  • Aumento da temperatura local;
  • Dor ao toque;
  • Enrijecimento da pele.