O que acontece quando a resistência da geladeira queima?

Perguntado por: vmartins . Última atualização: 25 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Quando essa resistência queima, a placa não consegue mais provocar o derretimento do gelo, levando a um acúmulo que impede a troca de calor com o ambiente externo. Mais um problema que só pode ser consertado por suporte técnico.

Se a geladeira parou de gelar, ou seja, se o resfriador da geladeira resfria pouco ou nada, pode ser um indicativo de que ela está sem gás. Outros sinais são: a parte interna do eletrodoméstico pode congelar muito rápido, a geladeira pode ficar pingando gotas d'água ou o tubo na unidade externa pode congelar.

Em qualquer uma das situações, se a sua geladeira parou de gelar, o mais indicado sempre é acionar um técnico especialista que possa, de fato, identificar o que está acontecendo e propor soluções, seja na troca de peças ou apenas em novas formas de conservação do eletrodoméstico.

Se o motor do seu refrigerador parou de funcionar, será preciso entrar em contato com uma assistência técnica para fazer a troca das peças com segurança. Se o problema da sua geladeira não for só a falta de refrigeração, mas você encontrou algum vestígio de água, pode ser um vazamento.

Resistores são componentes eletrônicos cuja principal função é limitar o fluxo de cargas elétricas por meio da conversão da energia elétrica em energia térmica.

A maioria dos relés atuais possui um LED que indica se o dispositivo está ligado. Se o LED estiver desligado, mesmo que o relé ou os terminais da bobina estejam sendo alimentado (normalmente A1 e A2), pode-se afirmar seguramente que o relé está danificado.

Como testar o relé de partida: Um dos sintomas de que o relé está danificado é quando o refrigerador aquece e é possível ouvir certos estalidos. Antes de fazer a substituição por um relé de partida novo, faça o teste para saber se realmente é essa peça que está com problema.

O compressor nunca liga: isso significa que a temperatura do refrigerador não está regulada e, portanto, os alimentos dentro dele serão danificados. O compressor nunca desliga: Isso faz com que a parte inferior da geladeira fique muito fria (onde frutas e vegetais são normalmente armazenados).

Quando gela em cima e não gela embaixo, o problema dificilmente será a carga de fluido refrigerante, como muitos pensam. Pois se em cima gela, em tese, não há problemas termodinâmicos. Mas se o damper não estiver funcionando perfeitamente, o “ar gelado” do freezer não passa para baixo.

Para trocar o gás de uma geladeira o valor a ser investido é em média R$ 440, incluindo a mão de obra do técnico e os materiais necessários. Quando ocorre vazamento de gás, ou a serpentina apresenta defeito, muitas vezes é necessário fazer a troca do gás da geladeira.

O Termofusível é o componente de segurança responsável por proteger a geladeira contra sobreaquecimento. Ele monitora o perfil de temperatura no interior do produto e interrompe o fornecimento de energia para a resistência ao menor sinal de falha.

Um relé térmico é um tipo de interruptor elétrico que pode ser usado para controlar a temperatura de um dispositivo e, ao contrário dos interruptores tradicionais, não há necessidade de instalar relés térmicos em todos os cômodos.

Quanto tempo dura o gás da geladeira
Ainda assim, o intervalo aproximado de duração do gás refrigerante em uma geladeira varia entre 14 e 17 anos, sendo que essa referência corresponde a uma geladeira que fica ligada 24 horas por dia.

Na maior parte das vezes esse problema é gerado pelo vazamento de gás do aparelho. Isso porque o gás percorre a geladeira de cima para baixo e quando há vazamento esse fluxo é interrompido e a parte inferior do aparelho é que sofre com a perca do resfriamento.

Ao queimar, ele causa esse efeito na geladeira, que acende a luz, mas o motor não funciona. Outro problema que costuma acontecer com o defeito dessa peça é a má distribuição da temperatura no seu eletrodoméstico. Assim, a parte de cima pode gelar mais que a debaixo, por exemplo.