O que acontece quando a rainha das abelhas morre?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.

Mesmo os sortudos que conseguem reproduzir têm um fim trágico: os machos morrem depois da cópula, pois parte do seu órgão genital é rompido e fica preso no abdômen na fêmea. É relativamente comum que um zangão seja confundido com uma rainha, já que são maiores do que as operárias.

6. Se nascem duas rainhas ao mesmo tempo, elas lutam até que uma morra. 7. A abelha rainha vive até dois anos, enquanto as operárias não duram mais que um mês e meio.

As operárias geralmente elegem simultaneamente mais de uma larva para suceder o trono. Quando elas nascerem, haverá uma competição mortal para elas. Elas irão lutar entre si e a vencedora será eleita para reinar a colônia. A principal arma utilizada na disputa pelo trono entre as rainhas é um jato de fezes.

Preço de venda: Abelha rainha fecundada, acondicionada em gaiola de transporte: R$ 38,00.

Estudo sugere que insetos são capazes de produzir mapas mentais do ambiente, o que os ajuda a retornar para a colmeia.

A rainha que for atingida pelas fezes da sua rival é imediatamente imobilizada pelas operárias que se concentram ao seu redor. A sua rival aproveita a oportunidade para ferroá-la. As operárias morrem após ferroar, porque o ferrão possui farpas e fica grudado no invasor.

Inicialmente a abelha rainha acasala-se com alguns zangões. Os espermatozoides liberados pelos zangões são lançados na espermateca e, a partir daí, a rainha determinará quais ovos serão fecundados e quais não serão.

Os zangões não possuem ferrão e nem estruturas que lhes permitem trabalhar. Após a fecundação da rainha os zangões morrem.

Uma rainha pode ser fecundada por até 17 zangões, sendo o sêmen armazenado em um reservatório especial denominado espermateca. Este estoque será utilizado para a fecundação de óvulos, durante toda a vida da rainha, pois, ao retornar à colônia, esta não mais sairá para realizar o voo nupcial.

A cópula da rainha não é somente uma vez. A rainha continuará a copular com quantos zangões forem necessários para diminuir a consangüinidade entre zangões do mesmo enxame. Quando não consegue obter espermatozóide suficiente, a rainha repete a revoada nupcial.

As abelhas abandonam a colmeia antiga e partem para uma “nova descoberta” sem saber exatamente aonde construirão essa nova colmeia elas se aventuram. Algumas abelhas operárias são escolhidas como “exploradoras”, onde o propósito é fazer a busca pela nova colmeia.

A maioria das abelhas de uma colmeia é formada por fêmeas: 1 rainha e cerca de 5.000 a 100.000 operárias. Os machos - os zangões - são encontrados em um numero máximo de 400 indivíduos. As funções exercidas pela rainha são a postura de ovos e a manutenção da ordem social na colmeia.

Para substituir a rainha a partir do método da divisão de enxames, é necessário, primeiramente, formar um novo núcleo da seguinte maneira: - 1 quadro com mel; - 1 quadro com pólen; - 1 quadro com cria aberta; - 2 quadros com cria fechada. Os quadros deverão vir com o máximo de abelhas nutrizes (abelhas aderentes).

Vejamos: quando a rainha envelhece, diminui a produção de feromônio, o que afeta diretamente a unidade da colmeia. Sentindo o menor efeito do feromônio, as próprias operárias tratam de produzir uma nova rainha.

6 benefícios da geleia real, espécie de mel feita para alimentar a abelha-rainha. Produzida naturalmente pelas abelhas operárias para a alimentação da abelha-rainha, a geleia real é considerada um superalimento, pois concentra uma grande quantidade de vitaminas, antioxidantes e minerais.

As abelhas com ferrão formam enxames de 70 mil a 90 mil indivíduos, em média, e produzem de 30 kg a 40 kg de mel por caixa por ano em apiários fixos.

Mel de abelhas sem ferrão garante maior lucro | Nosso Campo | G1.