O que acontece quando a pessoa desativa o Instagram?

Perguntado por: ajaques . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Afinal, seu perfil ficará apenas oculto para outras pessoas e a reativação pode ser feita rapidamente, até mesmo após a solicitação. O que acontece quando a pessoa desativa o Instagram? Ao desativar a conta, seu perfil, fotos, comentários e curtidas ficarão ocultos até que um novo login seja feito.

O usuário não pode mais acessar os vídeos publicados, mas os registros de mensagens com outros perfis são mantidos.

"Excluir" apaga tudo definitivamente. Por outro lado, desativar sua conta no Instagram é uma opção temporária. Quando você desativa sua conta, ela fica inacessível para outros usuários, mas todas as suas informações e conteúdos são mantidos.

Os Padrões da Comunidade do Instagram visam garantir uma plataforma aberta e acolhedora para todos e, quando é identificado o uso incorreto ou abusivo de algum recurso ou serviço (mesmo que não tenha sido de propósito), haverá o bloqueio temporário do mesmo, normalmente durando de algumas horas a alguns dias.

Como tirar o online do Instagram pelo celular?

  1. Entre no seu perfil: ...
  2. Abra o menu de configurações: ...
  3. Entre na aba “Privacidade”: ...
  4. Acesse a opção “Status da atividade”: ...
  5. Desabilite o status de atividade:

Se a conta do Instagram for desativada (não excluída) pela própria rede social, o usuário verá um aviso sobre essa decisão quando tentar entrar em seu perfil. Isso pode acontecer porque, quem não segue as regras e termos impostos pela plataforma, pode ter seu perfil desativado, sem aviso prévio.

Dar uma pausa das redes sociais pode ser uma chance de melhorar tanto a saúde física quanto mental, aliviando problemas como ansiedade, estresse, irritabilidade, dores de cabeça e dificuldades para dormir.

É possível sim viver sem redes sociais. Pode até ser mais difícil num mundo e numa cultura hiperconectada, mas se nos educarmos e educarmos aos que estão ao nosso redor, vão começar a buscar outros meios de comunicação, quem sabe ligar pelo telefone, quem sabe até escrever uma carta, quem sabe…

Se você se cansou do Instagram e pretende se afastar por um período do compartilhamento de fotos e vídeos, pode desativar a conta temporariamente, sem excluir o perfil.

Para quem está buscando sumir da plataforma, aviso que não é possível ocultar a sua biografia ou imagem do seu perfil no Instagram. Se você não quiser que as pessoas vejam essas informações, inclua a menor quantidade possível de dados no seu perfil.

Ou seja, se aquele conteúdo foi visualizado há 5 minutos, 10, 15 ou até mesmo há algumas horas. Caso seja em grupo, vai dar para ver quantas pessoas leram a mensagem.

O que acontece quando uma conta é desativada
Ao tentar fazer login, você vai receber uma mensagem de erro ou esta página será aberta. Em alguns casos, você recebe um e-mail ou uma mensagem de texto do Google informando que a conta foi desativada.

Para desativar o Instagram pelo celular ou computador o processo é o mesmo:

  1. Abra o navegador e entre no Instagram. Acesse instagram.com e faça login com sua conta;
  2. Entre na área de edição do perfil. ...
  3. Desative a conta. ...
  4. Escolha um motivo e insira a senha. ...
  5. Confirme a decisão.

Quando perde o acesso por algum motivo, surgem sintomas de abstinência: irritabilidade, inquietação, ansiedade. A comparação da sua vida com o que você vê nas redes de outras pessoas é uma constante: estética, viagens, vida social; tudo te leva a se sentir inferior.

Previne a ansiedade, a depressão e outros problemas
Esse é um dos benefícios de sair das redes sociais se levarmos em consideração estudos anteriores. Desconectar-se por um tempo pode ser uma boa maneira de prevenir problemas psicológicos, como ansiedade e depressão.

Enfim, as redes sociais não podem mais ser ignoradas como espaço públicos de convivência. Podemos produzir mais e levar nossa mensagem a muito mais pessoas. Optar por não estar na rede é uma decisão e uma aceitação de que o mundo vai passar primeiro por lá antes de chegar aos seus ouvidos.

Ela percebeu que passava, em média, cerca de 11 horas por semana nas redes sociais. E afirma que a ideia de abandonar os aplicativos era muito mais assustadora do que a ação real de sair. "Depois que saí, não tive mais vontade de voltar", ela conta. "Foi bem libertador.