O que acontece quando a menstruação vem escura e pouca?

Perguntado por: rconceicao . Última atualização: 28 de abril de 2023
3.9 / 5 4 votos

O tempo de acúmulo da descamação no canal vaginal é que causa a coloração escura. Essa é a chamada hemorragia de escape, causada por algum processo hormonal desequilibrado¹.

Essa possibilidade geralmente está ligada à baixa quantidade de gordura corporal, bem como à diminuição de energia, uma vez que a prática esportiva intensa demanda muito esforço físico, sendo mais comum em atletas e dançarinos profissionais.

Este baixo sangramento ou menstruação fraca com aspecto diferente e que aparece nos dias em que a mulher esperaria seu fluxo normal de sangue, pode provocar suspeitas de gravidez. O organismo começa a secretar mais progesterona assim que a menstruação termina.

A pseudociese costuma durar algumas semanas, mas há casos que persistem por meses ou anos. Em algumas mulheres, os sintomas desparecem após elas entrarem em “trabalho de parto”.

Muitas mulheres questionam se o corrimento marrom pode ser sinal de gravidez. Em alguns casos, sim, mas é preciso observar bem os aspectos, bem como a presença de outros sintomas antes de acreditar que está grávida. Quando isso acontece, é sinal de que houve a nidação, isto é, a implantação do embrião no endométrio.

Os sangramentos da gravidez costumam ser vermelho vivo, exceto em causas como gravidez ectópica e abortamento completo, quando o sangramento é mais escurecido. De qualquer modo, as características do sangue costumam ser bem diferentes da menstruação.

O sangue que pode descer nesse período tem aspecto diferente do de uma menstruação de verdade. Enquanto, na menstruação, o sangue costuma ser mais intenso, avermelhado e com coágulos, o sangue na gravidez vem em menor quantidade, dura menos tempo e tem a coloração mais marrom.

Em média, 15 a 25 por cento das mulheres têm sangramentos no início da gravidez. Embora essas pequenas manchas possam pegá-la desprevenida, elas não imitam o fluxo de um período menstrual. Quando você menstrua, começa com um sangramento leve, que depois se torna mais pesado antes de diminuir.

A cor do sangue menstrual pode variar, de vermelho brilhante a marrom escuro ou preto, dependendo de sua idade e de outros fatores. O sangue que permanece no útero por um período mais longo irá reagir com o oxigênio (oxidar) e adquirir uma coloração mais escura.

O sangramento de escape é também um sintoma comum do início de gravidez. Cerca de 1 em cada 4 pessoas tem sangramentos de escape, geralmente entre a 5ª e 8ª semanas de gestação (ou cerca de 1 a 4 semanas após a data prevista para o período menstrual seguinte) (6).

Primeiro trimestre
Esse é o período em que os sangramentos são mais normais. Logo no início da gestação é comum ocorrer o sangramento chamado de sangramento de implantação ou nidação, que costuma ser leve e rosado, mas também pode ter cor avermelhada.

Beta hCG. O beta hCG é um exame de sangue simples que mede a concentração do hormônio no sangue. É um método extremamente sensível, seguro e eficiente de confirmar (ou descartar) uma gravidez, que pode ser realizado a partir do décimo dia da suspeita da fecundação ou após o primeiro dia de atraso menstrual.

A gravidez silenciosa é a gestação que só é descoberta próximo ao momento do parto. Mesmo que não exista a ausência total de sintomas, ainda é difícil de ser observada por parte da gestante. Em alguns casos, a mulher continua tendo períodos de menstruação e não apresenta saliência aparente na região da barriga.

Se o corrimento marrom vier acompanhado de odor desagradável, ardência ao urinar, coceira e inchaço da área, e persistir por mais de dias, seu médico deve ser consultado. Ele é quem indicará o melhor tratamento.