O que acontece quando a medula é comprimida?

Perguntado por: ebarbosa . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Pode-se perder reflexos, incluindo a urgência para urinar. Quando a compressão aumenta, os sintomas agravam-se. Se todos os impulsos nervosos estiverem bloqueados, resulta no seguinte: Paralisia (que pode causar problemas com a respiração se a medula espinhal no pescoço for comprimida)

Tratamento da compressão da medula espinhal
Cirurgia ou radioterapia. é realizada imediatamente. Indica-se cirurgia em qualquer um dos casos a seguir: Se os deficits neurológicos se agravarem apesar do tratamento não cirúrgico.

A medula espinhal é protegida pela coluna vertebral, uma estrutura formada por vértebras e por discos cartilaginosos. No entanto, certas condições podem exercer pressão sobre a medula espinhal, comprimindo-a e alterando suas funções normais. Neste caso, dizemos que ocorreu uma compressão medular.

Dessa forma, as lesões traumáticas da coluna cervical podem ocasionar diversos problemas neurológicos, sendo considerada uma das lesões mais perigosas, podendo levar o indivíduo a ficar paralítico.

Deite de lado, alinhe suas palmas das mãos e inspire (puxe o ar), vá expirando (soltando o ar) lentamente e levando seu braço de cima até o outro lado, fazendo assim uma rotação de tronco, sem desalinhar os membros inferiores. Inspire novamente e retorne a posição inicial soltando o ar novamente pela boca.

  • Fraqueza muscular grave.
  • Dormência.
  • Retenção de urina.
  • Perda do controle da bexiga e do intestino.

A anemia aplásica é uma doença da medula óssea. Ocorre quando a medula óssea para de produzir glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas em número suficiente para o corpo. Todas as células sanguíneas que a medula produz são normais mas não existem em quantidade suficiente.

Quando a hérnia comprime a medula espinhal (mielopatia), pode haver um comprometimento neurológico mais complexo, com déficit motor e de sensibilidade, dificultando movimentos finos com as mãos e a deambulação.

São três principais complicações no sistema circulatório, que podem ocorrer após a lesão medular/hipotensão postural, disreflexia auto- nômica, trombose venosa profunda.

A compressão grave do nervo pode resultar na perda do controle do intestino ou da bexiga ou na fraqueza de uma ou mais extremidades. Se esses sintomas ocorrerem, você deve consultar um médico imediatamente. A perda súbita da função intestinal ou da bexiga pode ser uma emergência cirúrgica.

Uma causa muito mais comum de dor no braço ou nas pernas relacionada ao nervo é a compressão de um nervo espinhal. Essa condição é chamada de “radiculopatia”. Na maioria dos casos, a compressão de um nervo espinhal lombar causa dor nas nádegas e pernas, e em um nervo espinhal cervical causa dor no ombro e no braço.

Fundamentalmente, existem riscos em relação à anestesia, à cirurgia, e ao pós-operatório. Existem riscos relacionados à coluna vertebral, à estabilidade da coluna e à segurança do sistema nervoso (nervos e medula espinhal).

Os dados mostraram que essa cirurgia custa em média R$44.497,95 por paciente, e o maior percentual desse montante corresponde aos gastos destinados aos materiais consignados para realização do procedimento, seguido pelos gastos com a enfermaria.

Se a medula espinhal for lesionada, os nervos que se encontram no local da lesão ou por baixo da mesma sofrem uma disfunção, causando perda de controle muscular e perda de sensação.