O que acontece quando a mãe bebê e amamenta?

Perguntado por: osampaio6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Amamentar é bom não só para a saúde do bebê, mas também para a saúde da mulher, pois o sangramento pós-parto diminui, assim como as chances de desenvolver anemia, câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto do coração. A amamentação também ajuda a mulher a perder mais rápido o peso que ganhou durante a gravidez.

O que não pode fazer amamentando

  • Mãe. ...
  • Bebê ...
  • Tingir os cabelos. ...
  • Tomar remédios sem prescrição médica. ...
  • Praticar exercícios pesados. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Alimentos.

A recomendação de Juliana é que as mães amamentando bebam álcool apenas socialmente e em pouca quantidade. Se consumir álcool, é aconselhável aguardar algumas horas antes de amamentar ou extrair o leite antes e armazená-lo na geladeira para oferecer ao bebê posteriormente.

É necessário que a lactante dê um intervalo de, no mínimo, 2 horas entre o consumo de álcool e a próxima mamada a fim de eliminar toda a substância do organismo.

Funciona assim: em uma tira com papel absorvente, a mãe lactante deve pingar algumas gotas de leite materno e aguardar dois minutos, como se fosse um exame de gravidez. Depois deste intervalo, aparece o resultado. Se o papel continuar claro, o leite está aprovado.

Os alimentos que devem ser evitados na amamentação pela mãe que amamenta são alimentos como frituras, embutidos, queijos gordos, refrigerantes, bolos ou biscoitos, por exemplo, porque têm grandes quantidades de gorduras e açúcares. Existem ainda alimentos que são proibidos, como as bebidas alcoólicas.

Aumento do risco de leucemia linfocítica aguda foi encontrado em crianças cujas mães tomaram metamizol durante a gravidez e amamentação, enquanto o uso de paracetamol durante a gravidez foi um fator de proteção (Couto 2015).

Nesses casos, o agravante está relacionado ao tempo em que o chocolate fica no leite materno. Por sinal, ele permanece presente por cerca de 2 horas após sua ingestão. Sendo assim, é importante comer pequenas quantidades, aproximadamente 28 g do alimento.

Amamentando, geralmente, a menstruação costuma não vir, porém ela pode vir normalmente ou vir de forma irregular. O retorno da menstruação pode variar de mulher para mulher, em mulheres que estão amamentando intensamente e frequentemente a menstruação pode demorar até meses para retornar.

Mas quais são os alimentos que causam cólicas no bebê? Os principais são os produtos lácteos, a soja, o trigo, ovos, os crucíferos, as frutas cítricas, o café e o chocolate¹. Somente esse fator já seria suficiente para ressaltar a importância de a lactante seguir uma dieta adequada a sua situação.

A mãe deve ter alguma restrição na alimentação? Alguns alimentos ricos em cafeína – como café, Coca-Cola, chimarrão e chocolate – quando consumidos em excesso, podem atingir o bebê, provocando alguma irritabilidade ou deixando-o mais agitado.

“Não há definido o que é um padrão seguro de consumo de álcool durante a lactação. Inclusive, a Associação Internacional de Pediatria menciona que não há um nível seguro.

A ingestão de 1 lata de cerveja ou 1 taça de vinho demora até 2 horas para ser eliminada do organismo materno. Bebidas destiladas ou doses mais elevadas de cerveja ou vinho demoram mais para sair do sangue e do leite, podendo ficar até 6 horas.

O teste do álcool deve ser realizado misturando-se partes iguais de leite e de solução alcoólica (cerca de 2 mL) em uma placa de petri. Recomenda-se que o teste seja realizado com o leite refrigerado, e que seja utilizado um fundo escuro para melhor visualização do resultado.

Uma vez no sangue materno, os medicamentos podem ser excretados parcialmente para a glândula mamária e, daí, para o leite . Assim, a presença e/ou a concentração da droga no leite dependerá, dentre outros fatores, da via de administração à mãe .

De acordo com a pediatra Rossiclei de Souza Pinheiro, do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o consumo de bebidas alcoólicas é considerado compatível com a amamentação tanto pela Academia Americana de Pediatria quanto pela SBP.

“Às vezes, a mãe bebe muito leite de vaca e isso pode causar algum problema na criança, como cólicas. Então, o consumo recomendado de leite é de, no máximo, dois copos por dia. Vale também trocá-lo por outro tipo de proteína.

Em alguns casos, o leite de vaca também pode provocar cólicas no bebê, podendo ser necessário que a mãe tome leite sem lactose ou, até mesmo sendo necessário retirar o leite de vaca da sua dieta, podendo ser substituído por leites vegetais, como o leite de coco, o de amêndoas ou de arroz.

Alimentos que podem ajudar quem está amamentando
Carne, frango, ovos, queijo, leite e iogurte são fontes de proteína. O leite, iogurte, suco de laranja ou queijos duros são alimentos ricos em cálcio. E as frutas e verduras são boas fontes de vitaminas.

O ibuprofeno, o diclofenaco e o cetorolaco podem ser empregados em lactantes para o controle da dor e de edemas de maior intensidade, da mesma forma que os corticosteroides (dexametasona ou betametasona) (1).