O que acontece quando a luz reflete no espelho?

Perguntado por: mteixeira3 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

A reflexão especular, que ocorre em superfícies lisas como espelhos, faz com que os raios de luz reflitam no mesmo ângulo em que atingem a superfície. A reflexão difusa, que ocorre em superfícies mais irregulares, espalha os raios de luz em diferentes direções.

Reflexo também ocorre na superfície dos meios transparentes, tais como água ou vidro. Reflexão especular da luz: a superfície refletora é polida e lisa. Os raios de luz são refletidos regularmente, sendo possível observar a imagem do objeto.

A imagem formada por um espelho plano é determinada através do prolongamento dos raios refletidos. A imagem formada pode ser real ou imaginária. Se o objeto for real, a imagem é virtual; e se o objeto for virtual, a imagem é real.

As leis da reflexão servem para definir as condições em que há reflexão regular. A primeira lei da reflexão estabelece que: a direção normal e os raios de luz incidente e refletido estão contidos no mesmo plano; o ângulo de incidência dos raios de luz, em relação à reta normal, é igual ao ângulo de reflexão.

Quando a luz incide em uma superfície de separação entre dois meios diferentes, como a superfície de uma janela de vidro, parte da energia da radiação pode retornar e se propagar no mesmo meio em que estava. Esse fenômeno é chamado de reflexão.

A reflexão da luz ocorre quando um feixe de luz, ao incidir sobre uma superfície, retorna ao meio de origem. Esse fenômeno pode ser classificado como regular ou difuso. A reflexão da luz é um fenômeno óptico em que um feixe de luz, ao incidir sobre uma superfície, retorna ao seu meio de origem.

O raio refletido (representado pela reta OQ na figura) corresponde a um raio de luz que rebate na superfície do espelho e viaja no mesmo meio óptico em que o raio incidente estava viajando.

A refração ocorre quando a luz atravessa a interface entre dois meios ópticos e transparentes, como ar e água. Quando isso acontece, a velocidade de propagação da luz muda, uma vez que essa velocidade depende de uma característica de cada meio óptico chamada de índice de refração absoluto.

Isso acontece porque as moléculas que compõem o vidro ficam muito bagunçadas, permanecendo mais distantes umas das outras, mesmo em seu estado sólido. Essa composição única do vidro facilita a passagem da luz, que atravessa o material sem encontrar muita resistência.

Nesses meios, quase toda luz é transmitida e enxergamos os objetos com grande facilidade. Além disso, quando a luz atravessa um meio transparente, sua trajetória permanece regular. Exemplos: ar, alguns tipos de vidro, água pura etc.

A refração é a mudança na rapidez de propagação de uma onda quando passa de um meio para o outro. Quando, por exemplo, a luz passa do ar para o vidro há uma mudança na rapidez de propagação da luz, facilmente perceptível se a incidência não é perpendicular à superfície de separação do vidro com ar.

Reflexão Luminosa: este fenômeno ocorre quando a luz atinge a superfície de um material que separa dois meios diferentes e retorna ao meio de origem, não conseguindo atravessá-lo. Essa reflexão pode ocorrer de dois tipos: regular e difusa. Representação ilustrada da reflexão da luz com o espelho.

A refração da luz ocorre quando a luz passa de um meio transparente para outro meio transparente, por exemplo, do ar para a água. A onda de luz não tem sua frequência alterada, mas a sua velocidade de propagação e o comprimento da onda sim.

De maneira resumida, temos:

  • Objeto real: Raios que batem no nosso espelho divergem desse ponto.
  • Objeto virtual: Raios que batem no nosso espelho convergiriam para esse ponto.
  • Imagem real: Raios refletidos convergem para esse ponto.
  • Imagem virtual: Raios refletidos divergem desse ponto.

Um meio opaco não permite que a luz se espalhe, porque ele bloqueia a luz. Como exemplo, podemos citar uma lanterna direcionada para uma parede, pois os raios de luz não chegam ao outro lado da construção.

Historicamente, o primeiro a formular uma explicação para a reflexão (especificamente, a da luz) foi Heron de Alexandria.

Reflexão é o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir sobre uma superfície de separação entre dois meios. Refração é o fenômeno que consiste no fato de a luz passar de um meio para outro diferente.