O que acontece quando a lente seca?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.6 / 5 16 votos

As lentes secas podem estar danificadas, portanto, não tente reidratá-las e reutilizá-las. É melhor jogá-las fora e colocar um novo par de lentes de contato. As lentes gás permeável também devem ser armazenadas durante a noite em uma solução adequada para cuidados com as lentes de contato e desinfecção.

Se você tem problemas de olhos secos, é indicado o uso de uma solução lubrificante, como gotas umidificantes, ou produtos específicos para uso com lentes de contato gelatinosas, recomendados pelo oftalmologista. Caso o contrário, sofrerá com o ressecamento, o que pode atrapalhar o movimento da lente sobre o seu olho.

O oftalmologista explica como as lentes de contato podem afetar esse equilíbrio: ”As lentes de contato podem funcionar como esponjas, isto é, absorver o filme, deixando a superfície ocular ressecada e exposta.

Visão embaçada
Lentes de contato sujas ou danificadas, podem comprometer a visão, a deixando embaçada.

Não é recomendado usar soro fisiológico ou água —seja da torneira ou de filtro — porque ambos oferecem riscos à saúde dos olhos. Os líquidos não têm a ação antisséptica das soluções próprias para as lentes de contato, o que propícia a formação de reservatórios de bactérias e possibilita o aparecimento de fungos.

Apesar de ser rigoroso, só deve armazenar as suas lentes num dos tipos de líquidos indicados para o tipo específico de lente que usa, em caso de problemas reais pode usar soro fisiológico, estéril, claro. A antecipação é a melhor maneira de evitar infeções e danos nas lentes.

Guardar as lentes na água Godinho afirma que as lentes de contato nunca devem ser guardadas em água, nem higienizadas com ela. “Pode ocorrer contaminação por uma ameba ou protozoário, por exemplo, e levar a uma infeção seríssima, com dor intensa nos olhos”. Em casos emergenciais, o melhor mesmo é usar soro fisiológico.

Caso você deixe a lente de um dia para o outro na água, pode ocorrer contaminação por um protozoário ou ameba, como é o caso do organismo chamado Acanthamoeba. Uma lente contaminada pode levar a uma grave infecção e dor nos olhos. Por isso, procure sempre levar uma solução de limpeza na bolsa, mochila ou no carro.

Para manter a higiene adequada das suas lentes de contato, separamos 5 sinais indicadores que você não deve ignorar:

  1. Lentes nubladas. Certifique-se de examinar suas lentes regularmente. ...
  2. Sensação de desconforto e irritação. ...
  3. Dobras nas lentes de contato. ...
  4. Sem proteção UV. ...
  5. Atingir a data de validade da prescrição.

8 horas

Uma lente de contato pode ser usada sem problemas, com boa higiene e cuidado, até 8 horas ao dia (podendo esse período se estender até 12 horas ao dia na maioria dos casos).

Qualquer colírio que possua medicamento NÃO DEVE ser usado nas lentes de contato, pois podem danificá-la.

As lentes gelatinosas são ideais para pessoas com olhos mais sensíveis e que possuem problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo. São mais práticas e confortáveis na hora de usar. A limpeza deve ser mais elaborada, com cuidados diários, e sua duração pode variar de apenas um dia até um ano.

Deve saber que os seguintes problemas podem aparecer:
Picadas, sensação de queimadura, comichão, irritação ou dor nos olhos. Desconforto ao usar a lente de contacto. Sensação de ter algo nos olhos (corpo estranho, área arranhada) Lacrimejo excessivo.

Irá manifestar-se com conjuntivite alérgica: vermelhidão, sensação de corpo estranho, olhos lacrimejantes, etc.

Uma lente de contato pode ficar guardada e sem uso por até 30 dias, desde que esteja dentro de um estojo com a solução desinfetante. Além disso, alguns cuidados são necessários como: Faça a higienização antes de armazenar e também quando for utilizar a lente; Troque sempre a solução multi-uso.

O uso de lentes de contato requer atenção à higiene. Não coloque as lentes diretamente no estojo após retirá-las dos olhos.

O uso de colírios lubrificantes deve ser utilizado mesmo com as lentes de contato. Verdade: Os colírios lubrificantes, principalmente os sem conservantes, são os mais indicados para aumentar a proteção ocular.

O líquido do estojo em que a lente de contato fica repousando durante à noite deve ser descartado e trocado diariamente – nunca reaproveitado; Sempre higienize adequadamente as mãos antes de colocar ou tirar as lentes de contato.

Assim, a possibilidade contaminação é totalmente zerada, uma vez que o estojo também pode ser intermédio de sujeira. Para limpá-lo, a mesma solução empregada na limpeza das lentes é usada nele, jamais água. Com as lentes ainda nos olhos, lave as mãos e faça a higienização do item.