O que acontece quando a infecção urinária atinge os rins?

Perguntado por: lvieira2 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Uma infecção grave que atinge os rins pode levar a perda aguda da função renal ou causar cicatrizes nestes órgãos, levando futuramente a perda total da função renal.

Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.

Antes de mais nada, vale dizer que a maioria dos casos pode ser resolvida com um tratamento simples. Geralmente, antibióticos e muita água, em casa mesmo, resolvem o problema. No entanto, em pessoas mais velhas ou quando a infecção já alcançou outros órgãos para além da bexiga, o paciente deve ser internado.

Não existe tempo exato para uma cistite evoluir para uma pielonefrite (infecção do trato urinário superior). Essa evolução depende de fatores de risco da paciente (por exemplo: idade, gestação, uso de medicações, imunidade...), inclusive nem sempre ocorre. O ideal é realizar o tratamento corretamente.

Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com espuma ou sangue (a espuma pode indicar a presença de proteínas), edemas, anemia, palidez, cansaço, dor no peito e sonolência.

De maneira geral, a dor nos rins pode ser acompanhada de:

  • dor ao urinar;
  • micção frequente;
  • febre;
  • urina amarelada, vermelha ou marrom;
  • náuseas ou vômitos;
  • urina com sangue e.
  • urina com cheiro forte.

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.

Geralmente os sintomas acabam após 1 dia, mas, se persistirem por mais de 3 dias, é importante que haja uma reavaliação pelo urologista. – Infecção em Homens: A infecção urinária nos homens é mais rara, geralmente associada a doenças da próstata.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

A infecção urinária pode ser sintomática ou assintomática, sendo chamada neste último caso, de “bacteriúria assintomática”. A ITU pode acometer somente o trato urinário baixo, sendo chamada de “cistite”, ou afetar também o trato urinário superior (infecção urinária alta), sendo chamada de “pielonefrite”.

Higiene íntima inadequada; Falta de hidratação (como beber pouca água); Imunidade baixa; Doenças crônicas, como a diabetes.

"As manifestações da pielonefrite se parecem com as de uma infecção do trato urinário inferior – denominada cistite –, incluindo dor nas costas, logo abaixo da última costela, vontade de urinar freqüente, dor e ardência ao fim da micção e presença de urina escura e com odor desagradável.

Se não tratada, a infecção pode causar outras complicações como evoluir para casos de septicemia, a infecção generalizada. “Uma infecção grave que atinge os rins pode levar a perda aguda da função renal ou causar cicatrizes nestes órgãos, levando futuramente a perda total da função renal”, explica Dr.

A internação vai acontecer quando houver suspeita de pielonefrite aguda com complicações, com impossibilidade de hidratação oral, quando o paciente estiver muito debilitado ou se for uma paciente grávida. No caso da gravidez, esse problema pode trazer um risco de parto prematuro e também promove ameaças ao bebê.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

Mais um teste que pode sinalizar o mau funcionamento dos rins – e também da via urinária - é o exame conhecido como urina I. É realizado por qualquer laboratório de análises clínicas, bastando que se faça a coleta da amostra de urina dentro de um prazo determinado - em geral, pela manhã, com a urina produzida à noite.

Durma virado para o lado em que as pedras nos rins estão.
Você tem que adotar uma posição na qual as pedras nos rins fiquem viradas para baixo ao máximo à noite para não sentir dor e desconforto e, assim, resolver o problema mais facilmente.

A dor no rim costuma surgir na região acima da púbis ou no flanco (próximo da cintura). Cólicas que irradiam do flanco para a bexiga podem sugerir obstrução da uretra e, consequentemente, a presença de cálculo renal.1 2.

A inflamação nos rins, também chamada de nefrite, pode ocorrer por infecção associada a bactérias e vírus, doenças sistêmicas, doenças autoimunes ou exposição a toxinas.

Pacientes com histórico de doenças renais já devem, naturalmente, evitar o consumo de proteínas de origem animal e vegetal. No geral, alimentos como carnes, ovos, leite e queijos podem conter um alto índice de proteína.