O que acontece quando a hérnia desce para o saco?

Perguntado por: lparaiso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Se não tratada, a hérnia escrotal pode evoluir para um encarceramento ou estrangulamento. Diz-se que a hérnia escrotal está encarcerada quando o conteúdo que saiu da cavidade abdominal não consegue retornar ao seu posicionamento original, ficando preso.

Pacientes com hérnias inguinais podem apresentar dores irradiadas para a bolsa escrotal e testículo, relacionadas a irritação ou compressão de nervos do canal inguinal pela hérnia.

As principais complicações da hérnia inguinal são o encarceramento e estrangulamento da hérnia . No encarceramento , o volume do conteúdo da hérnia aumenta rapidamente, de forma que ela se torna irredutível, ou seja, o conteúdo não volta mais para cavidade abdominal.

A hérnia inguinal, quando não diagnosticada e tratada corretamente, pode provocar consequências graves para o paciente, como o comprometimento do fluxo sanguíneo na região afetada e até mesmo o risco de necrose.

Outras alternativas que auxiliam no anseio de como aliviar a dor de hérnia na virilha podem ser as compressas frias na região ou o uso de roupas íntimas com sustentação. Lembrando que essas opções devem ser sempre alinhadas com o seu médico, e não serão a cura para a sua hérnia inguinal.

Dessa forma, preferencialmente quem tem hérnia inguinal não pode fazer musculação, pois os exercícios que aumentam a pressão intra-abdominal podem resultar em intensificação do quadro ou complicações, como hérnia encarcerada ou estrangulada.

O paciente com hérnia deve estar atento a alguns sintomas. “Entre eles dor intensa e aumento de volume mais acentuado no local da hérnia. Ainda sintomas de obstrução do intestino, vômitos e distensão abdominal podem estar presentes.

Conforme vimos, quem tem hérnia inguinal pode ter relação sexual, desde que evite o esforço físico e fique atento aos sinais de alerta, tais como vômitos, náuseas, tosses e febre, buscando urgentemente a ajuda profissional, seja antes ou após o procedimento cirúrgico.

O tratamento para hérnia de parede abdominal é cirúrgico. No entanto, em alguns casos ela pode regredir sozinha, como quando são pequenas ou em bebês. O procedimento cirúrgico é o único tratamento efetivo. Assim, é indicado mesmo em casos sem a manifestação de sintomas, a fim de evitar complicações e problemas futuros.

Em geral, a hérnia pode manifestar-se sem causar nenhum sintoma, dificultando o diagnóstico, mas dentre os principais sintomas da hérnia estão:

  1. Dores intensas, intermitentes ou contínuas;
  2. Protuberância na região abdominal;
  3. Vermelhidão no local.

Apesar de a cirurgia ser o único tratamento eficaz para correção da hérnia inguinal, não são todos os pacientes que precisam ser submetidos a esse procedimento como primeira medida. Hoje é aceitável que hérnias pequenas e assintomáticas, que não oferecem risco imediato para o indivíduo, possam ser acompanhadas.

Ela ocorre quando a parte de um órgão como intestino ou o tecido gorduroso invade um local indevido, o que pode causar dor.

As hérnias da parede abdominal que têm mais de 10 centímetros de afastamento laterolateral (medida do afastamento dos músculos reto abdominais) podem ser consideras grandes, apesar de não haver um consenso médico sobre o assunto.

A solução do problema demanda intervenção cirúrgica, mesmo quando o paciente não sente dores ou desconforto – salvo quando há contraindicações específicas para a operação. Isso ocorre porque a hérnia inguinal é um problema progressivo, pois seu tamanho tende a aumentar com o tempo.

Sim, toda hérnia inguinal e incisional deve ser operada, a não ser que o paciente tenha menos de 5 anos de idade ou possua contraindicações para o procedimento. As hérnias não somem por conta própria. Todas as hérnias tendem a piorar com o passar do tempo e causar problemas.

É extremamente importante evitar esforços como levantar objetos do chão ou carregar pesos durante até oito semanas após a realização desta cirurgia, para que a cicatrização seja adequada e a região operada possa suportar maior esforço.

Se junto da redução do apetite, há também ausência de fezes, distensão do abdome com cólicas, piora da dor local, vermelhidão no local e febre, procure um cirurgião imediatamente, pois a hérnia pode estar encarcerada e/ou estrangulada.