O que acontece quando a gente mexe no celular na tomada?

Perguntado por: ibelem . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Um choque elétrico pode causar uma parada cardíaca, como aconteceu em 2018 com o jovem Lucas Jean Marsola de Taubaté, São Paulo, quando ele estava usando o celular na tomada.

Quem nunca usou o celular enquanto ele estava na tomada, carregando? A prática é comum e traz poucos riscos, principalmente se for para responder uma mensagem ou checar algo rapidamente. Usar junto com um powerbank (carregador portátil) também é seguro, desde que ele seja certificado.

Como podemos concluir, não há problema nenhum deixar o celular carregando a noite toda, é até indicado porque assim você já começa o dia com a carga cheia. Porém é preciso ter alguns cuidados. O primeiro e mais importante é usar o carregador correto.

Deixar a bateria zerar antes de carregar o celular
O ideal é manter a bateria do seu celular na faixa entre 20% e 80% para aumentar a sua vida útil. Você não precisa ter medo de fazer pequenas recargas de bateria, adicionando cerca de 10%, ao longo do dia – esta prática é aconselhável.

O hábito de mexer no smartphone deitado na cama antes de dormir, no escuro, pode causar danos à visão.

Alguns estudos indicam que é preciso pelo menos dez mil cargas para que se percebam os primeiros efeitos. Sendo assim, não há com o que se preocupar. Na hora de dormir, você pode deixar o seu celular carregando na tomada sem nenhum problema.

Ao contrário do que muitos acreditam, é melhor carregar o seu aparelho várias vezes por dia e por pouco tempo do que de uma vez só. E mais: seria melhor que a sua bateria nem atinja 100%. A longevidade das baterias é medida em ciclos e quanto mais vezes ela for de zero a 100%, mais rápido seu desempenho vai cair.

Ao ativar a opção, o smartphone para de receber mais carga quando atingir o nível de 85% da capacidade, o que dará uma segurança para a bateria do aparelho sem impactar tanto em sua autonomia fora da tomada.

Sim, utilizar fones de ouvido cabeados enquanto o celular está sendo carregado é perigoso. O motivo disso é devido ao risco de você sofrer choques elétricos, mas não por culpa do fone de ouvido e sim devido a falha do carregador utilizado para recarregar a bateria do smartphone.

Tem problemas deixar o celular carregando se estiver chovendo? É sempre bom evitar deixar qualquer coisa ligada na tomada em períodos de chuvas, mesmo que não esteja caindo raios.

O legal é não utilizar o equipamento caso você esteja embaixo da chuva (obviamente) ou caso ele esteja carregado na tomada enquanto chove, devido aos riscos de uma sobrecarga na corrente elétrica.

Um dos principais motivos para não deixar o celular por perto durante a noite, nem mesmo antes de dormir, é a luz azul emitida pelas telas destes dispositivos. Ao ter contato com a iluminação, o corpo tem seu ciclo circadiano, ou relógio biológico, alterado.

Mesmo que esqueça de colocar para carregar, uma coisa é superimportante: evite deixar o celular ficar com a bateria abaixo de 20%. Acontece que as baterias de lítio - padrão no setor - desgastam mais rápido quando ficam abaixo dessa etapa, diminuindo sua vida útil.

No entanto, caso carregue o seu smartphone no quatro, este hábito poderá afetar a secreção de melatonina no corpo, o que pode então levar a algumas consequências, como obesidade e diabetes. O estudo indica que, no estado de standby, o valor da radiação eletromagnética do smartphone é de 2,3 miligauss.

O ideal é estar sempre com 50% ou 60% de carga e nunca deixar chegar no seu máximo. Quando o celular carrega é normal que a temperatura fique mais elevada, no entanto, se o celular aquece demais existem grandes chances de dar problema tanto no aparelho quanto na bateria.

Para carregar seu celular de forma certa, o recomendável é não deixar a bateria chegar ao fim. Segundo fabricantes de smartphones, o ideal é manter a bateria de celulares entre 20% a 80% para garantir a vida útil.

Deixar o celular carregando por um longo período de tempo danifica o aparelho? A resposta é não. Se você tem o hábito de deixar o seu celular carregando a noite inteira, enquanto você dorme, pode ficar tranquilo. Não há riscos do aparelho sofrer um superaquecimento, e muito menos dele explodir.

Já ler deitado propicia um achatamento dos olhos, o que é ruim para a saúde deles.

- Deve-se evitar assistir televisão por muito tempo com as luzes apagadas. O ideal é assistir a televisão com a luz acesa. Quando o quarto está totalmente escuro, o contraste entre a tela da TV e a área em torno dela torna-se muito grande para que a visão fique confortável e eficiente.

Os monitores de computador, celular e tablet não emitem nenhum tipo de energia ou radiação que prejudique os olhos. Claro que muitas horas de estudo ou de computador podem deixar os olhos cansados ou ressecados, mas nada além disso.