O que acontece quando a gente agradece?

Perguntado por: ymarinho6 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Alivia a angústia e melhora o humor: o estresse e os pensamentos negativos são reduzidos, ao mesmo tempo que percepções positivas sobre si e o mundo vêm à tona. Fortalece relacionamentos: o ato de agradecer faz com que as pessoas se sintam amadas, reconhecidas e valorizadas.

A gratidão promove equilíbrio e equilíbrio é sinônimo de saúde, por isso que é tão interessante. Equilíbrio é sinônimo de saúde, que é sinônimo de felicidade quando a gente fala de saúde mental. Quanto mais grato eu sou, mais eu estou contente com a minha situação atual.

Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser 'por nada' (não me agradeça por nada), 'obrigado a você (sou grato a você)', 'obrigado eu (grato fico eu)'. Evitam-se as formas 'obrigado você' (como se o outro sujeito do diálogo tivesse que necessariamente ser grato, obrigado) e 'de nada'.]

Quando você expressa gratidão, isso desencadeia uma resposta biológica no cérebro do destinatário, que inclui uma onda de dopamina química que leva a uma sensação boa, diz o psicólogo.

Na Bíblia, Gratidão é a qualidade de reconhecer e valorizar as dádivas recebidas. A vida, a saúde, a família, os talentos, as capacidades, os amigos, a fé, enfim, tudo que temos e somos, nos foi dado. A Palavra de Deus incentiva-nos sempre a ser agradecidos ao Senhor.

A palavra gratidão é derivada do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido, ou gratia, que tem o mesmo sentido das palavras graça, bênção e dádiva. Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida.

Pode ser à noite, antes de dormir, ou de manhã, antes de começar o dia. A "ciência da gratidão" explica que ela pode te fazer mais feliz, diminuir sua pressão sanguínea e melhorar seu sono. Expressar gratidão faz parte do movimento da "psicologia positiva", que tem muitos estudos feitos nos Estados Unidos.

Sentir-se grato só lhe causa coisas boas
Emmons, a gratidão aumenta efetivamente a felicidade e ajuda a lidar com a depressão. Com isso, reduz diversas emoções tóxicas, como a inveja, o ressentimento, a frustração e o arrependimento, e ainda proporciona uma visão mais positiva em relação aos fatos ordinários da vida.

O sentimento de gratidão é o que se manifesta quando alguém faz algo positivo por nós e quando percebemos a grandiosidade das nossas conquistas. Então, é como uma sensação de reconhecimento pelo trabalho de alguém, seja de outra pessoa, seja de nós mesmos.

A gratidão parece ser também altamente adaptativa. Fredrickson (1998) sugeriu que a gratidão pode ser relevante para o bem-estar, coping, e ajustamento, promovendo o desenvolvimento social de laços e recursos de coping que ajudam a manter o bem-estar durante situações estressantes.

Pensando por esse lado, chegamos à conclusão que as pessoas gratas vivem melhor, vivem mais felizes por mais tempo, se estressam menos, se preocupam menos… porque sempre conseguem encontrar algo para agradecer.

É o desejo de realmente querer retribuir o favor que você recebeu. Alguém faz algo por você e você sente vontade de recompensar esse favor ou essa pessoa de alguma forma, de todo o seu coração. Por isso, da próxima vez que quiser agradecer alguém, lembre-se: obrigado é uma dívida, gratidão é uma retribuição genuína.

O termo por nada também é comumente usado em resposta a um agradecimento. Porém, alguns autores defendem que ela é mais correta do que a expressão de nada, mas ambas estão consagradas pelo uso e são corretas.

Toda vez que agradecemos e nos sentimos gratos por algo ou alguém, aumenta-se os níveis de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar, humor e prazer. Consequentemente, nos sentimos mais felizes, leves e satisfeitos, porque ativamos o sistema de recompensa do cérebro.

A gratidão funciona como uma espécie de reprogramação da nossa mente e energia, ressignificando nosso olhar e nossas emoções consideradas negativas, como exemplo medo, frustração e decepção, e forma que lidamos com as nossas conquistas.

Além disso, a Bíblia nos ensina a sermos gratos por todas as bênçãos que recebemos e a reconhecer a bondade e a soberania de Deus em todas as coisas. Temos muitas razões para sermos gratos a Deus: ele nos dá a salvação do pecado, seu amor, a garantia de sua presença em nossas vidas e a promessa da vida eterna.

Quando falamos de gratidão, podemos identificar 3 tipos: a gratidão teórica, a gratidão passiva e a gratidão ativa.

A gratidão é uma emoção que reconhece algo de bom que aconteceu a uma pessoa. Portanto, é a experimentação de emoção por uma graça recebida. Já o termo obrigado, pela origem da palavra, remete a uma obrigação. Assim, ao usar a expressão obrigado, passaria a existir uma obrigação de retribuição ao que foi recebido.

7 formas de demonstrar gratidão

  • Deixe bilhetinhos pela casa. Que tal escrever uma mensagem bem carinhosa para seus familiares? ...
  • Use e abuse das palavrinhas mágicas. Obrigado, por favor, com licença… ...
  • Valorize os momentos compartilhados. ...
  • Esteja sempre pronto para ajudar. ...
  • Seja gentil. ...
  • Escute. ...
  • Expresse seu amor.