O que acontece quando a fonte não aguenta o PC?

Perguntado por: uamorim . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

“Se a fonte não dá a energia requerida pela placa de vídeo, ela pode operar em uma performance reduzida, nem ligar ou mostrar um aviso na tela, como acontece hoje quando você esquece de conectar um cabo de energia”, completa Ziebert.

Pode dar diferença em eficiência, mas não é problema, só custo maior ou menor ao longo do tempo.

Caso você utilize uma fonte com voltagem menor do que o seu aparelho precisa, o equipamento poderá funcionar corretamente, mas o rendimento do notebook e da bateria serão menores. Como resultado, a bateria terá um desgaste maior, já que ela precisará de recargas cada vez mais frequentes.

A falta de potência é o primeiro dos fatores que causa problemas na fonte. Quando os componentes conectados a fonte demandam mais poder do que ela consegue fornecer, a reação dos componentes internos é o superaquecimento. Não é regra geral, mas a falta de potência pode resultar na explosão de algum componente interno.

Quanto ao tempo de fato de vida útil da fonte: ele pode variar bastante. As baterias, por exemplo, tem sua vida útil contadas em ciclos, e até o desgaste de todos esses ciclos acontecer, o componente costuma funcionar por um período de 3 a 5 anos, a depender, também, dos cuidados por parte do usuário.

A melhor fonte para PC do mercado atual é o modelo Akasa Venom Power, com 900 watts de potência e capacidade para lidar com processadores, placa de vídeo e os principais hardwares. Além disso, o modelo tem componentes de qualidade e pode ser uma excelente compra atualmente.

cheque a sua alimentação de energia. Quando o PC liga e desliga sozinho – ou simplesmente não liga – , o problema pode estar relacionado à tensão de alimentação. Outra possibilidade tem a ver com fontes de baixa qualidade, problemáticas ou muito pequenas para os requisitos do sistema.

pode simplesmente queimar a fonte ou levar o micro inteiro... Exato. Mas em hipoteses menos ruins, pode ficar causando reboots, instabilidade, aquecimento e perda de desempenho. Tbm pode estufar capacitores, prejudicar HD's, etc.

Em resumo: sim, utilizar um acessório de energia não certificado representa risco enorme ao aparelho e ao usuário. Esses produtos podem comprometer a saúda da bateria, estragar componentes internos do aparelho e, ainda, causar danos elétricos e explosões.

Ligue o cabo de alimentação na tomada e depois na fonte. Se as ventoinhas começarem a girar, é sinal de que a sua fonte está funcionando normalmente e a razão de o computador não estar ligando é outra. Caso não funcione, você acabou de descobrir o provável problema.

Fontes de 500W podem ser ideais para computadores com placas de vídeo dedicadas e com processadores de ponta. Esta peça é responsável por alimentar o sistema, de modo que, quanto maior a potência em Watts, maior a capacidade de prover energia para os componentes.

Posso usar uma fonte no notebook com amperagem diferente? Sim, desde que a amperagem seja maior que a da sua fonte original. Caso você utilize uma fonte com voltagem menor do que o seu aparelho precisa, o equipamento poderá funcionar corretamente, mas o rendimento do notebook e da bateria serão menores.

As fonte são classificadas de acordo com a sua potência, ou seja, podem ser de 300w, 430w, 500w e até acima de 1000w, como no caso da Corsair AX1200w. Essa capacidade total normalmente vem escrita na caixa do produto.

Sim, pode ligar desde: Que sua rede elétrica seja estável, caso contrário, não é indicado. Sobre estabilizadores, já foiu provado aqui no fórum que eles são prejudiciais ao bom funcionamento da fonte de alimentação, derrubando o velho mito que é obrigatório o uso de estabilizador em computadores.

Entretanto, consertar fonte para PC não vale a pena já que uma 80 plus ou 90 plus estão na faixa de R$ 300 a R$ 400 e já “dão para o gasto perfeitamente”.

Infelizmente você pode queimar a fonte e a placa mãe. A fonte pode não ter proteção suficiente para desarmar ou suportar 220 na entrada (setada em 110) e queimar. Além disso, enquanto ela não queima, a saída de baixa tensão dela pode mandar mais que 3,3 ou 5 ou 12V.

Pode? Muita gente tem dúvida quando o assunto é desligar a máquina direto pelo hardware. Seja por conta de travamentos, seja pela necessidade de desligar bem rápido, a máquina pode sofrer danos não previstos e causar uma dor de cabeça maior ainda.