O que acontece quando a caxumba desce para o saco?

Perguntado por: lxavier . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Alguns dos sintomas que indicam a descida da caxumba para esta região incluem: ejaculação e urina com sangue, dor e inchaço nos testículos, nódulo nos testículos, febre, mal-estar e desconforto, excesso de suor na região e sensação de que os testículos estão quentes.

Não há tratamento específico, o que se faz é aliviar os sintomas com anti-inflamatórios. São indicados repouso, o uso de medicamentos analgésicos e observação de possíveis complicações. No caso de inflamação nos testículos, o repouso e o uso de suspensório escrotal são fundamentais para o alívio da dor.

Nos casos graves, a caxumba pode causar surdez, meningite e, raramente, levar à morte. Após a puberdade, pode causar inflamação e inchaço doloroso dos testículos (orquite) nos homens ou dos ovários (ooforite) nas mulheres e levar à esterilidade.

O vírus pode acometer outros órgãos e sistemas e dar meningite, orquite, que é a inflamação dos testículos, a ooforite, que é a inflamação dos ovários, pancreatite, neurite ou até surdez. A caxumba pode deixar o homem estéril? Sim, se os dois testículos forem acometidos de forma importante.

Dentre elas, temos a infertilidade masculina. Infertilidade: quando a caxumba afeta os testículos, pode acarretar redução da fertilidade do paciente.

Uma curiosidade: A caxumba não provoca infertilidade na mulher, mas se ela nunca houver tomado nenhuma dose da vacina, engravidar e acabar sendo contagiada pelo vírus, terá que ser acompanhada com cautela até o final da gravidez.

Nos casos masculinos pode ocorrer orquite, isto é inflamação do testículo e em casos femininos, a ooforite, isto é, inflamação dos ovários. Em alguns casos podem ocorrer meningite, as seqüelas podem ser diminuição da capacidade auditiva e4 esterilidade.

Felizmente, a maioria dos casos da caxumba tem recuperação natural e progressiva, sem grandes complicações, em até duas semanas. O médico deve ser sempre consultado em caso de dúvidas ou surgimento de outros sintomas.

Comer alimentos leves e fáceis de mastigar (sopa, iogurte etc.) Evitar alimentos ácidos que possam causar mais dor nas glândulas salivares.

Pode ser tratada com analgésicos como Paracetamol ou Dipirona.

É verdade que a caxumba pode “descer”? Sim. O vírus pode atingir testículos nos homens e ovário nas mulheres, provocando inflamação e, sem tratamento, infertilidade.

É mais comum em crianças no período escolar e em adolescentes, mas também pode afetar adultos em qualquer idade. Normalmente, a caxumba tem evolução benigna, mas em alguns raros casos pode apresentar complicações resultando em internações e até mesmo em morte.

A caxumba ou papeira é uma doença causada por um vírus. Sua transmissão é relativamente fácil, bastando para isso o contato com a secreção respiratória – gotículas de saliva ao falar ou tossir, por exemplo – de alguém que esteja infectado.

O que é? A vacina contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela, também conhecida como tetra viral ou tetravalente viral é indicada para a vacinação de crianças com 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral.

Não existe um tratamento específico para caxumba. O tratamento é de suporte com o uso de sintomáticos, como como dipirona, ibuprofeno e acetaminofeno, para alívio da dor e da febre. Recomenda-se também uma alimentação com alimentos mais macios para melhora do desconforto associado aos sintomas [10].

A orquite é a infecção dos testículos, mais frequentemente provocada por um vírus como o da caxumba. A orquite é geralmente causada por um vírus. O testículo incha e fica dolorido. A orquite é diagnosticada por meio de exame médico e exame de urina.

Posso pegar caxumba mais de uma vez? Os casos de reinfecção pelo vírus da caxumba são muito raros. Em geral, uma vez infectada, a pessoa adquire imunidade contra a doença. No entanto, se a infecção se manifestou apenas de um lado, o outro, eventualmente, pode ser afetado em outra ocasião.

O inchaço costuma afetar os dois lados da face e permanece por até dez dias.

Compressas de água quente sobre a zona inflamada
Com um pano limpo, aplique água quente sobre a área da mandíbula. Faça o tratamento 3 vezes no dia, todos os dias, até aliviar os sintomas.