O que acontece quando a bolsa estoura e não tem dilatação?

Perguntado por: ialegria . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.2 / 5 12 votos

O que geralmente acontece é: a bolsa rompe, a mulher vai imediatamente para o hospital. Chegando lá, começa a ser manejada, espera-se de 2h a 3h, o colo permanece fechado, sem dilatação, e a equipe indica cesárea argumentando que o trabalho de parto não está evoluindo.

Assim que a bolsa se romper, é esperado que surjam as contrações uterinas em até 5 horas, indicando que o corpo começou o trabalho de parto. Em alguns casos, contudo, as contrações podem demorar até 48 horas.

Quando o tampão mucoso é expelido do organismo, é um sinal de que o corpo está se preparando para que o bebê saia, além de também ser o primeiro sinal de que o colo do útero está dilatando.

A presença de dilatação de alguns centímetros sem dor não é, em princípio, indicação para a indução, a menos que haja alguma outra condição que recomende que o parto seja realizado o quanto antes. É normal que haja alguma dilatação antes do início natural do trabalho de parto.

A bolsa rota pode ou não ser com presença de trabalho de parto em si, e ela deve ser tratada com antibióticos caso o prazo para o parto acontecer seja além de 24 horas. Aliás, qualquer caso com bolsa rota ou rompimento total não deve passar de 24 horas para ser tratado a fim de prevenir infecção.

O ideal é que a internação ocorra na fase ativa do trabalho de parto, com mais de três centímetros de dilatação. No entanto, se for seu segundo parto, você deve ir ao hospital logo nas primeiras contrações regulares, porque a dilatação tende a ser mais rápida e a sensação de dor nem sempre é intensa.

questão de biotipo mesmo. Alguns bebês amadurecem mais rápido, enquanto outros podem precisar de mais alguns dias, ou até semanas na barriga! É por causa de todas essas variáveis que a DPP é um intervalo de tempo, e não uma data específica.

Entre as causas da bolsa se romper antes da hora estão as infecções bacterianas que podem atingir a vagina e acometer o útero durante a gestação e os choques mecânicos. O consumo de álcool, tabaco e drogas também podem ocasionar a situação.

Movimento fetal diminui
A mãe começa a notar que os chutes, antes intensos, do bebê passam a ser em menor quantidade. A redução é associada ao volume de líquido amniótico na bolsa, afirma Dra. Beatriz. Ela diz que isso ajuda a barriga a “murchar” e dá impressão de que o bebê mexe menos.

7 sinais de que o bebê está a caminho

  • Encaixe do bebê Poucos dias antes de parir, o barrigão ganha outro formato, ficando mais 'baixo'. ...
  • Saída do tampão do colo do útero. ...
  • Dilatação do colo do útero. ...
  • Aumento das contrações. ...
  • Aumento das dores e do cansaço. ...
  • Rompimento da bolsa. ...
  • Redução dos movimentos do bebê

As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação. No trabalho de parto, espera-se que ela evolua 1 cm por hora, até chegar a 10 cm.

A mulher pode ter cerca de 1, 2 cm de dilatação tranquilamente sem risco de parto iminente por algumas semanas, às vezes até o final da 41ª semana de gestação.

As contrações não estão sendo efetivas
As contrações efetivas começam no fundo do útero e seguem para baixo de maneira sincronizada. Quando isso não ocorre, a mulher fica horas em trabalho de parto, mas não há uma evolução, ou seja, a descida do bebê não acontece.

A origem da dor está em diferentes locais. Na fase da dilatação, ela acontece durante as contrações. Origina-se no útero e no colo do útero e é produzida pela distensão dos receptores de dor desses locais. Além do útero, a dor do trabalho de parto pode ser percebida no abdômen, nas costas, quadril, glúteos e coxas.

Muitas gestantes também relatam ouvir um barulho parecido com o de uma bexiga estourando. No entanto, a mulher pode se confundir com outros sintomas característicos dessa fase. Um deles é o tampão mucoso, uma secreção produzida no colo do útero, que sai pelo canal vaginal quando o parto está próximo.