O que acontece quando a barriga fica inchada?

Perguntado por: tcarvalho . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

A principal causa da barriga inchada é o acúmulo de gases no estômago. É um sintoma temporário que acontece quando uma refeição foi farta demais ou pelo excesso de algum alimento que libera mais gases durante sua digestão.

No caso da barriga inchada e dura, é possível que esse paciente esteja sofrendo de gases. A condição faz com que o acúmulo de gases provenientes da digestão escape do intestino e fique no abdômen, causando inchaço abdominal, desconforto na região e flatulência.

Quando a pessoa está com um inchaço na região inferior da barriga, abaixo da linha do umbigo, as causas podem ser outras, como constipação (dificuldade para evacuar), excesso de gases presos, intoxicação alimentar ou mesmo um sintoma de doenças como apendicite, diverticulite e até endometriose.

Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.

6 opções de chá para estufamento para reduzir o desconforto...

  • Chá de boldo. ...
  • Chá de erva-cidreira. ...
  • Chá de erva-doce. ...
  • Chá de hortelã-pimenta. ...
  • Chá de camomila. ...
  • Chá de funcho.

Quais são os sintomas de gases?

  • Distensão abdominal, barriga inchada ou estufada;
  • Mal estar geral;
  • Dor abdominal em forma de pontadas;
  • Flatulência;

Luftal é indicado para pacientes com excesso de gases no aparelho digestivo. O acúmulo de gases no estômago e no intestino chama-se flatulência, que causa desconforto abdominal, aumento do volume abdominal, dor ou cólicas no abdômen. A eliminação dos gases alivia estes sintomas.

Pontos-chave sobre inchaço
A maior causa de inchaço disseminado são doenças cardíacas, hepáticas e renais.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

Um dos sintomas causados pelo acúmulo de gases intestinais é a dor que atinge a região abdominal, segundo a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN). “A dor que surge ocorre devido à distensão das alças intestinais ocasionada pelos gases.

Canela e gengibre podem ajudar a limpar o organismo, então aposte em uma xícara de chá para desinchar a barriga antes de ir se deitar. O chá de menta também pode ajudar a aliviar o mal estar no estômago, então lembre-se dessa opção se precisar aliviar o organismo depois do jantar.

Para diminuir o estômago alto naturalmente é indicado consumir mais fibras, frutas e verduras, além de mastigar bem e comer devagar, evitando a deglutição de ar que possa causar gases. Além disso, fazer atividades físicas regularmente e evitar o consumo de bebidas alcoólicas pode diminuir a barriga inchada.

Chá de camomila
De acordo com um estudo, esta planta parece prevenir o aparecimento de úlceras e inflamações no sistema gastrointestinal, o que previne também o aparecimento de gases. Além disso, o chá de camomila tem ação calmante, que ajuda a diminuir o desconforto causado pelo inchaço abdominal.

Os excesso de gases é um dos sintomas de câncer de intestino. Entretanto, somente a flatulência excessiva não é o suficiente para diagnosticar a doença. Ou seja, para que seja levantada a hipótese de câncer de intestino, o excesso de gases precisa ser acompanhado de outros sintomas mais específicos.

Perda do apetite; Queimação na garganta; Fisgada no peito; Sensação de falta de ar.

Prender os gases não provoca riscos significativos à saúde, mas pode gerar desconforto quando há acúmulo em excesso. É comum que ocorra distensão abdominal (barriga inchada), cólicas abdominais (dor de barriga) e rompimento da parede intestinal.