O que acontece quando a agulha pega no nervo ciático?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

A lesão do nervo ciático por injeção intramuscular (IM) na nádega é potencialmente devastadora. Em casos graves, os músculos do jarrete (bíceps femoral, semitendíneo e semimembranoso) e todos os músculos abaixo do joelho ficam paralisados, resultando em um pé dormente e trêmulo.

O tratamento normalmente consiste em: acompanhamento com fisioterapeuta, massagem, exercícios de fortalecimento e alívio dos sintomas na região. Somente em casos específicos é indicada a cirurgia, porque, em mais de 90% das condições, a dor diminui ou cessa com 6 semanas de tratamento.

Considerando exames e relatos da paciente, Cabral pontua que a medicação mal aplicada pode ter feito uma irritação na pele na parte muscular, e essa irritação pode ter virado um abscesso. Outra possibilidade de reação a injeção aplicada erroneamente numa região é a criação de um hematoma.

Assim, a dor no nervo ciático pode se tornar perigosa principalmente quando: Dor no nervo ciático é indicativo de uma condição subjacente que necessita de tratamento. Se acompanhada de perda de sensibilidade ou movimento, pode sinalizar uma lesão grave.

Este nervo ciático inicia na lombar, passa pela região dos glúteos e por toda a perna, até chegar ao dedão do pé. Ele é o responsável pelas articulações do quadril, joelhos, tornozelos, músculos posteriores da coxa e os músculos e sensibilidade das pernas. A dor pode acontecer em qualquer parte do nervo ciático.

Lesões de nervos
O paciente pode apresentar perda de movimento ou alteração de sensibilidade, por exemplo. Um erro em local de injeção que preocupa muitos profissionais é o da lesão do nervo isquiático (mais conhecido como ciático).

NERVO CIÁTICO INFLAMADO REMÉDIOS NATURAIS

  1. Alongamentos e massagens.
  2. Chás anti-inflamatórios: chá de dente-de-leão, chá de cúrcuma, chá de gengibre, chá de hortelã e chá de erva-doce.
  3. Realizar compressas geladas e quentes.
  4. Não ficar muito tempo em uma única posição.
  5. Usar pomadas anti-inflamatórias.

Entre as técnicas especiais de injeção para tratamento da dor podemos citar: o bloqueio epidural, bloqueio facetário, injeção de trigger-points, , bloqueio do nervo ciático, injeção do nervo occiptal, entre outras.

O tempo de duração de uma crise de nervo ciático pode ser de algumas semanas. Com o tratamento correto, o paciente é capaz de apresentar melhora já na segunda semana. Porém, em regra, a crise aguda demora até seis semanas para curar completamente.

Aliado ao sobrepeso, o sedentarismo é também um grande vilão da piora na dor no nervo ciático. Isso porque a região não estará fortalecida, não dando sustentação correta para a coluna e às vértebras da região lombar. Desequilíbrios musculares nos membros inferiores também podem trazer dor ciática.

A lesão iatrogênica do nervo ciático como resultado de injeção intramuscular inadequada nas nádegas é um problema global persistente que afeta pacientes de países economicamente ricos e pobres, embora com um espectro diferente de indivíduos afetados.

Manter o paciente em posição confortável; Após a aplicação fazer, por alguns segundos, pressão leve e constante no local de penetração da agulha. Massagear a área, a não ser que haja contraindicação.

Se o gás presente na seringa for administrado no tecido subcutâneo ou muscular, não há risco para o paciente.

Teste para saber se está com inflamação no nervo ciático
Para isso, verifique se há a presença dos 3 seguintes sintomas: Dor, formigamento, choque ou dormência em membros inferiores, iniciando na região da coluna. Fraqueza em uma ou ambas as pernas. Dificuldade para caminhar após um tempo inerte na mesma posição.

Quando o nervo ciático fica inflamado, pode causar dor, formigamento e dormência da lombar até o pé.