O que acontece no terror noturno?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

O terror noturno normalmente se caracteriza por episódio súbito de medo intenso que ocorre durante o sono, geralmente iniciado por um grito e é acompanhado por manifestações comportamentais ou autonômicas, como palidez, expressão facial de pânico e sudorese.

Durante um episódio de terror noturno, os pais devem manter a calma, proteger a criança de possíveis riscos, como cair da cama, e esperar que a situação acabe por volta de 10 a 20 minutos.

Parece pesadelo, mas não é. Parece sonambulismo, mas também não é. O terror noturno do bebê ou infantil é um distúrbio do sono comum em crianças e que aparece com mais frequência entre 2 e 5 anos de idade, mas pode começar quando o bebê ainda não fez 1 ano.

Quanto tempo dura
Psicóloga: Podem ser chamadas de ataques noturnos, duram, geralmente, poucos minutos. Mas, algumas crianças podem ficar assustadas por períodos maiores. As manifestações começam ainda dormindo com: agitação extrema, suor, gemidos e até gritos.

Uma consulta com um(a) psicólogo(a) pode ajudar a descobrir significados até então ignorados de pesadelos, terrores noturnos e outros distúrbios do sono. Um(a) psicólogo(a) pode solicitar acompanhamento de um neurologista ou outro especialista para excluir causas orgânicas e físicas do terror noturno.

E o mais comum é a criança nem lembrar de nada no dia seguinte. Aliás, é por isso que não é indicado acordar a criança durante um episódio de terror noturno. Como está agindo inconscientemente, ela pode não reconhecer os pais, se assustar ainda mais e prolongar a duração do episódio.

Ansiedade noturna inicial
Trata-se da ansiedade caracterizada pela dificuldade para dormir, ou seja, para pegar no sono. Ela deixa a pessoa tensa e com sintomas aparentes quando decide se deitar, como palpitações e inquietações.

Esta ocorrência é denominada “terror noturno”, um distúrbio do sono caracterizado, como éramos testemunhas, por gritos acompanhados do semblante de terror como se a pessoa estivesse vendo algo terrível, como era o caso de meu irmão.

Terror noturno
São episódios de gritos, medo intenso e agitação durante o sono, muitas vezes junto ao sonambulismo. Geralmente, as tentativas de acalmar a pessoa não têm sucesso e ela não se lembra do que aconteceu na manhã seguinte. É mais comum em crianças e adolescentes, embora também possa ocorrer em adultos.

Terrores noturnos são episódios recorrentes que acontecem quando você está dormindo. Quando um terror noturno começa, vai parecer que você acordou. Você pode gritar, chorar, se agitar ou exibir outros sinais de medo e agitação.

Motivos mais comuns para meu bebê acordar chorando
O choro é a forma que os bebês têm de chamar a atenção dos pais. Diante de qualquer desejo ou necessidade, essa é a reação natural para buscar a segurança de sua mamãe ou o papai.

Chorar e gritar dormindo podem ser sintomas de terror noturno - 27/04/2015. O terror noturno pode provocar queda da imunidade, baixo rendimento na escola e até medo de dormir. A paralisia do sono não é perigosa, mas pode estar associada a distúrbios do sono.

A mortandade ao meio dia
Por fim, o salmista fala da mortandade que assola ao meio dia e que vem de modo visível mas incontrolável. Nós sabemos que ela está ali, mas não podemos fazer nada em nossas forças para destruí-la. Estamos perdidos ao avistar a mortandade assolando suas vítimas.

Em algum momento do sono, geralmente no começo ou perto da hora de acordar, você abre os olhos, mas seu corpo fica alguns minutos paralisado. Além disso, como seu cérebro está “trabalhando de uma forma mais lenta”, você tem alucinações, ouve vozes e até mesmo vê coisas do seu quarto.

Assistir filmes de terror produz medo, ansiedade, insônia e fobias, sensações que não são nada agradáveis. Além disso, podem gerar traumas mentais devido ao nível perturbador que algumas imagens podem atingir.