O que acontece no Santo Daime?

Perguntado por: ogalvao . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

Santo Daime é um ritual que acontece através de um chá chamado ayahuasca, e tem esse nome devido ao verbo "dar", que é muito usado em orações, com "dai-me força", por exemplo. O chá tem propriedades alucinógenas e o fundador Raimundo teve seu primeiro contato com o chá na Amazônia boliviana.

Estudo britânico revela que composto da ayahuasca induz o cérebro a um estado de hiperconectividade. Região responsável pela imaginação é uma das mais afetadas. Originária da Amazônia, a ayahuasca é um tipo de chá alucinógeno usado para fins medicinais ou religiosos, mas sua fama mundial intriga há anos a ciência.

São diversos os efeitos colaterais possíveis, que afetam boa parte dos usuários: vômito, mal-estar, diarreia e alterações emocionais significativas. Há ainda o estado contemplativo, de transe, que rendeu à ayahuasca a classificação de enteógeno.

Por ser uma bebida produzida há muito tempo, o chá do Santo Daime aparece na história de diversas culturas e religiões, assumindo outros nomes como ayahuasca, caapi, yajé e vinho de Deus. Desde essa época, o preparo e a ingestão dessa bebida estão associados à realização de rituais religiosos de natureza diversa.

Por isso, não é aconselhado a quem sofre [de transtornos psiquiátricos]”, afirma Silveira. O chá de ayahuasca é ministrado em rituais de Santo Daime e causa alucinações em quem consome a bebida. O efeito dura de quatro a oito horas.

Além de restringir o uso do chá à religião, o Conad não indica o consumo da substância concomitantemente a medicamentos antidepressivos, álcool, drogas ilícitas e para pessoas que tenham algumas doenças mentais como esquizofrenia, psicose e bipolaridade.

A ayahuasca é contraindicada em casos de psicose, esquizofrenia, transtornos de personalidade, transtorno bipolar, pessoas com níveis altos de ansiedade ou que tenham outros transtornos psicológicos intensos.

A ayahuasca, que também pode ser chamada de “Santo Daime” ou “vegetal”, contém uma substância chamada de DMT (Dimetiltriptamina). O chá é estudado, porque essa substância altera a percepção da realidade e pode ter efeitos terapêuticos, por exemplo, no tratamento da depressão.

A ayahuasca é uma infusão vegetal psicoativa da Amazônia. Tipicamente, provoca poderosas visões, assim como alucinações em todas as demais modalidades de percepção. Essas experiências geralmente se associam a insights pessoais, ideações intelectivas, reações afetivas e experiências espirituais e místicas profundas.

Nessa região cerebral a ayahuasca age nos receptores de serotonina 5HT3 – também presentes no estômago – potencialmente contribuindo para náuseas, vômito e diarreia, Tófoli me contou. Juntamente com os efeitos, a ayahuasca aumenta os níveis de serotonina no estômago e no cérebro.

O efeito psicotrópico da ayahuasca, segundo explica o professor, é semelhante ao do LSD, produzindo alucinações visuais e auditivas. Isso se deve à combinação de substâncias presentes nas ervas que têm ação direta no sistema nervoso central.

Os efeitos aparecem de 30 a 45 minutos, aproximadamente, e podem durar até quatro horas (Mckenna et al., 1998). As b-carbolinas têm propriedades alucinógenas (Cazenave, 1996) e, portanto, contribuem para a atividade da bebida Ayahuasca.

Quando se está sob o efeito das plantas, se está na força ou borracheira. É o momento em que questões interiores são trazidas à tona, por imagens e sensações, e podem gerar reflexões intensas e profundas. Já os efeitos como “viagens ruins”, vômito, diarreia ou náuseas são chamados de pêia.

Rosan lembra que "a ayahuasca não é brincadeira e não é aconselhável a ninguém tomar sozinho”.

Nossa igreja matriz exige que a pessoa compareça antes a um ritual sem ingerir o Santo Daime, um ritual chamado Oração, onde ele acompanhará, por uns 40 minutos um ritual preliminar, poderá fazer perguntas e deverá preencher uma anamnese (perguntas sobre saúde, experiências espirituais, se toma medicamentos, o que ...

No Rio, ficou conhecida a partir dos anos 80, quando chegaram por aqui os primeiros centros de religiões espíritas oriundas do Acre — o Santo Daime, a União do Vegetal e a Barquinha.

DMT é a abreviação de dimetiltriptamina, um alucinógeno também conhecido como “molécula de espírito”. Usada em alguns rituais religiosos, acredita-se que a DMT tem a capacidade de desencadear um despertar espiritual no usuário.

Os motivos que levam as pessoas a vivenciar uma experiência com o Santo Daime são os mais diversos. Muitos buscam nesta medicina a cura para diferentes males como a depressão, o alcoolismo, o tabagismo, a dependência química entre outros.