O que acontece no quarto de santo?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

A pessoa está nascendo novamente, nascendo para o orixá, para o mundo espiritual e para uma vida em busca da realização pessoal (pessoal, não material ou financeira), em algumas casas inclusive a pessoa recebe até um novo nome pelo qual será chamada dentro da comunidade do Candomblé.

Quando um médium sai ou abandona um terreiro, a obrigação dele é retirar a sua quartinha, suas firmezas, roupas, guias, etc. O dirigente daquela casa não tem obrigação nenhuma de cuidar da quartinha do filho da casa.

o roncó, clausura, quarto que suspende os iaôs, os iniciados, do cotidiano pelo período da iniciação e das obrigações ao longo da vida religiosa do candomblé, é um grande útero. ali se gesta sempre um nascimento. Uma personalidade mítica desvela.

Estas proibições que permanecem como: dormir na esteira, cobrir a cabeça ao sair na rua, comer com a mão, rezar antes das refeições, não manter relações sexuais, não beber e nem fazer uso de outras substâncias, usar somente roupas claras, caracterizam uma passagem gradual da liminaridade a integração social fora e ...

Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.

Essas cobranças são caracterizadas por infortúnios ou acontecimentos desastrosos que acometem a vida do sujeito, com o objetivo de deixá-lo ciente de que os acontecimentos são fruto de uma cobrança do Divino, o qual se mostra desgostoso pelo rumo que a vida do médium está seguindo, compondo uma forma de pedir o retorno ...

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

Na Umbanda, um médium pode incorporar um 'santo', ou orixá, que é uma divindade africana, ou uma 'entidade', que é um ente que já viveu em nosso plano”, descreve.

3 - Ao entrar no Terreiro propriamente dito (área de Gira), com o dedo anelar da mão direita, deve-se bater três vezes no chão (formando um triângulo), pedindo licença e permissão para entrar no Terreiro e em seguida bater o dedo três vezes na cabeça, primeiro entre as sobrancelhas (fronte), depois acima da orelha ( ...

Quanto a cor e montagem da quartinha, cada casa ou pessoa segue o que os Orixás ou Entidades mandam. Podendo usar somente água, ou água com ervas, cachaça, vinho, champanhe. Cada entidade passa a forma que quer que seja montada. Porém para assentamento de anjo de guarda é sempre usada somente a água.

As quartinhas servem para abrigar fundamentos do orixá ou entidade de uma pessoa, sendo, muitas vezes, tratada como se fosse o próprio orixá ou entidade. A quartinha contém em si as partes essenciais do orixá ou da entidade por ela representada.

Esse ritual é um dos mais importantes e tem como significado o religar, o conectar. De acordo com a nota, o iniciado, por meio desse processo, recebe o oxu (uma forma cônica) no seu ori (cabeça), para se estabelecer a comunicação com seu Sagrado (Orixá).

A assessoria de comunicação da influencer explica à Marie Claire que, dentro do candomblé, raspar a cabeça é uma grande prova do seu amor e devoção ao espírito, é o desprendimento da vaidade, em nome da fé.

A palavra roncó, no candomblé jeje-nagô, geralmente é utilizada para se referir a um compartimento sagrado instalado nas dependências dos terreiros.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Lugar de incorporação é no terreiro. O terreiro é um ambiente protegido espiritualmente, um terreiro é um lugar de Axé, e a sua incorporação no terreiro vai estar sempre sendo assistida por pessoas experientes.

O sangue menstrual pode gerar desconforto somente na médium, o que pode atrapalhar a conexão mediúnica, mas é só. Portanto, assim como a médium pode incorporar mesmo estando “naqueles dias”, pode conversar com seu pai de santo e deixar de fazê-lo caso ache melhor.