O que acontece no final do estágio edipiano?
Ao final da fase anal, a criança começa a ter noção da capacidade sexual (no sentido de potencialidade de prazer) que seu corpo possui. Subsequentemente, no desenvolvimento psicossexual, a criança adentra a fase fálica, cuja zona de erotização é o órgão sexual e se estende dos três aos cinco anos de idade.
O que acontece quando o complexo de Édipo e mal resolvido?
Freud afirma que quando o Complexo de Édipo fica “mal resolvido” podem existir várias consequências, tais como: a identificação com o progenitor do sexo oposto (homossexualidade, comportamento submisso, dependência excessiva ao sexo feminino, etc.), já que o menino sem pai, vai querer ser como a mãe.
O que é a fase edipiana?
Durante a vivência edipiana, a criança experimenta um movimento erótico de seu corpo em direção ao corpo da mãe e do pai, o que se difere da busca sexual da puberdade que se dirige a objetos fora do seio familiar. Assim, impulsos sexuais são dirigidos à mãe e um sentimento de ódio é dirigido ao pai (Freud, 1900/1996).
Qual foi o desfecho da história de Édipo?
Desfecho da história de Édipo
O povo de Tebas saudou Édipo como seu novo rei, e entregou-lhe Jocasta como esposa. Depois disso, uma violenta peste atingiu a cidade e Édipo foi consultar o oráculo. Ele respondeu que a peste não teria fim, enquanto o assassino de Laio não fosse castigado.
Como quebrar o Complexo de Édipo?
O principal é quando os pais começarem a perceber essa reação da criança, de exigir a atenção de um dos dois, não reforçando essa atitude. “Os pais não devem ceder a essa necessidade de atenção. A criança tem de entender que o pai e a mãe têm uma vida além da relação com ela.
Como o Complexo de Édipo é resolvido?
O Complexo de Édipo mal resolvido se inicia na fase fálica.
Nessa fase a criança está descobrindo a diferença entre o corpo masculino e o feminino. Dessa forma, o menino se volta para o pai, se aliando à ele e entendendo que esta é a única forma de ultrapassar este conflito.
O que é o Complexo de Édipo invertido?
Freud afirma claramente que existe uma dimensão “invertida”, por assim dizer, do Édipo, que se caracteriza justamente pelo inverso do que acontece na dimensão positiva: Ou seja, a criança tem fantasias amorosas com o genitor do mesmo sexo e rivaliza com o genitor do sexo oposto.
O que ocorre na dissolução do Complexo de Édipo em Freud?
Freud argumenta que o Complexo de Édipo se dissolve por falta de êxito, e também porque chegou a hora psíquica de sua desintegração. A ameaça de castração, no menino, é importante para encaminhar o processo.
Quando a mãe é apaixonada pelo filho Complexo?
O Complexo de Jocasta é chamado assim devido a Jocasta, uma rainha grega fictícia que teve uma relação sexual com seu filho. O Complexo de Jocasta é similar ao Complexo de Édipo, em que um filho tem desejo sexual pela mãe.
O que um pai ausente causa?
Quais as consequências disso? Os pais ausentes podem gerar baixa autoestima, ansiedade, insegurança, desnutrição, problemas de obesidade, dentre tantas outras coisas.
Qual idade fase fálica?
cinco anos
Na fase fálica que ocorre dos três aos cinco anos, a área erógena fundamental do corpo é a zona genital. Freud sustenta que nessa fase o pênis é o órgão mais importante para o desenvolvimento, tanto dos homens quanto das mulheres, por isso Freud é fortemente criticado e acusado de ser falocêntrico.
Quem Édipo matou?
Tomado pela fúria, Édipo matou Laio e todos os seus homens, exceto um, acreditando serem um bando de malfeitores. Ao chegar a Tebas, Édipo soube que o rei da cidade havia sido morto recentemente e que a cidade estava à mercê da Esfinge, um monstro que devorava todos os que não resolvessem seu enigma.
Como Édipo matou seu pai?
Durante o caminho, Édipo e Laio se cruzaram, e um desentendimento surgiu porque Édipo foi agredido por Laio e seu servo para que desse passagem para o rei de Tebas. Édipo se enfureceu com a agressão e assassinou Laio e o servo dele, assim, matando o próprio pai.
Como foi o final de Laio Jocasta e Édipo?
Assim, a Esfinge acabou sendo derrotada e suicidou-se. Édipo, consequentemente, foi aclamado como herói e nomeado Rei de Tebas. Com Laio morto, a viúva Jocasta casou-se com ele.
O que é mãe edipiana?
Freud chamou esse processo de Complexo de Édipo, pela analogia com a lenda mitológica grega de Édipo Rei, em que Édipo mata seu pai Laius e se casa com sua mãe Jocasta. No processo edipiano, o menino gradualmente abandona os desejos pela mãe e fortalece laços afetivos com o pai.
Como saber se tenho Complexo de Édipo?
Como identificar o complexo de Édipo
- Sentimento de grande afeto à mãe;
- Sentimentos negativos em relação ao pai, podendo haver sentimento de ódio;
- Maior interesse pelo órgão sexual;
- Ciúme excessivo quando os pais estão juntos;
- Atitudes agressivas em relação ao pai, já que o enxerga como rival;
Qual é o Moral da história do mito de Édipo?
Resposta verificada por especialistas. toda a tragedia de édipo é a tragédia do próprio personagem, que por não conhecer ou não desejar conhecer seu destino acaba por cair no sofrimento.
Qual a função do pai no Complexo de Édipo?
No Édipo, há renúncia da mãe. O pai, no sentido de função, introduz a proibição do incesto e abre caminho para que o sujeito entre na cultura. Por conta disso, o complexo de Édipo será superado e a lei introjetada.
Como lidar com o Complexo de Electra?
Não existe uma forma certa de lidar com o complexo de Electra, no entanto, dar pouca atenção para os sentimentos de amor verbalizados em relação ao pai e evitar castigar a menina por essas ações parecem ajudar a ultrapassar mais rápido essa fase e não entrar num complexo de Electra mal resolvido.
Como é o Complexo de Édipo feminino?
Freud denomina este segundo caminho de complexo de masculinidade, que nas mulheres explicaria uma escolha homossexual manifesta. Se seu desenvolvimento seguir o terceiro caminho, a menina atingirá a atitude feminina normal final, tomando então o pai como objeto amoroso.
Quando termina a fase da infância?
A infância é a etapa inicial da vida compreendida entre o nascimento e os 12 anos de idade. As experiências vividas nesse período são cientificamente reconhecidas por afetar profundamente o desenvolvimento físico, mental, social e emocional dos indivíduos.