O que acontece no corpo quando paramos de tomar café?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Se você ingere cafeína todos os dias e interrompe esse consumo, pode notar alguns sintomas de abstinência. Por exemplo: dores de cabeça, cansaço e irritabilidade. Esses efeitos costumam durar entre 2 dias e 1 semana. No entanto, mesmo sendo desconfortáveis, não se tratam de sintomas perigosos.

MALEFÍCIOS. Tomar muitas xícaras de café pode causar ansiedade, fazendo as mãos tremerem, gerar estresse e, inclusive, provocar irritabilidade e até um ataque de pânico. A cafeína tem um efeito diurético, então, tomado diariamente e em excesso o corpo poderá sofrer desidratação.

Consuma vegetais crucíferos para ajudar o corpo a expulsar a cafeína. Brócoli, couve-flor e couve-de-Bruxelas são ótimas opções para acelerar o metabolismo e expulsar a cafeína. Isso significa que a substância sairá do seu organismo em um tempo mais curto. Tire um cochilo de 20 minutos, se possível.

Após ser absorvida e metabolizada no fígado, a cafeína percorre todo o corpo e atua sobre todos os sistemas do organismo por um período de tempo que varia entre quatro e seis horas.

Amaranto e aveia, por exemplo, podem ser consumidos de manhã, misturado ao mingau, à omelete ou ainda na massa da panqueca. A famosa folha verde é termogênica. Ou seja, acelera o metabolismo e dá mais energia. Se comparado ao café, tem uma concentração um pouco menor de cafeína.

Estes sintomas ocorrem porque o consumo diário de cafeína tem influência na velocidade do fluxo sanguíneo do cérebro. Quando não há ingestão de café, esse fluxo aumenta, desencadeando dores de cabeça.

3 - Tome analgésico
Dor de cabeça latejante, às vezes com duração de dias, é um sintoma da retirada da cafeína. O uso temporário de analgésicos pode aliviar o seu sofrimento. Mas fique longe de aspirina e ibuprofeno, porque podem agravar o refluxo. Prefira paracetamol, desde que não tenha problemas no fígado.

De acordo com o que mostramos para você, a Finlândia lidera o ranking de países que mais consomem café no mundo. Ao longo do ano, um finlandês consome pelo menos 12 kg de café. Além disso, nessa conta per capita entram crianças e pessoas que não costumam tomar a bebida.

Quando analisado o indicador per capita em 2021, o consumo atingiu 6,06 kg/ano de café cru e 4,84 kg/ano de café torrado.

Os lucros obtidos durante o ciclo do café também ajudaram no desenvolvimento industrial e urbano da região Sudeste. Esse processo fez com que a região se destacasse bastante em relação às outras regiões do Brasil.

Chá camomila – ela não nega a fama e realmente é uma aliada do sono, pois acalma e reduz a ansiedade. Também tem propriedades que ajudam na digestão. Por não possuir cafeína é a mais indicada para o período noturno; Chá mate – ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar a quantidade de colesterol bom (HDL).

O nutricionista explica que alguns dos efeitos colaterais mais descritos incluem o aumento da ansiedade, dores de cabeça, desconforto gástrico, tremedeiras, aumento da sudorese, irritabilidade e, em doses muito elevadas, até mesmo a morte.

Em quadros ansiosos, o café pode contribuir sim para o agravo, no entanto, há opções de café descafeinado o qual tem um teor menor de cafeína, todavia, a recomendação é que deva ser tomado em no máximo 3 xícaras por dia.

Contraindicações. A cafeína em cápsulas não é indicada para crianças menores de 12 anos, para pessoas com alergia à cafeína, com pressão alta, úlceras no estômago ou que tenham doenças no coração como arritmia cardíaca, por exemplo.

Assim como algumas drogas ilícitas perigosas, a cafeína presente no café também pode causar overdose. Já foram registrados casos em várias partes do mundo de morte em decorrência do excesso de cafeína no corpo. Estudos indicam que uma concentração de 50 mg por ml de sangue pode ser suficiente para matar uma pessoa.

Como apresentei até aqui, o café em jejum pode desencadear uma reação no organismo aumentando os níveis de cortisol no corpo. E esse excesso pode causar outros problemas de saúde. Portanto, o ideal é evitar tomar café em jejum.

O café pode ajudar no emagrecimento
A adrenalina, por sua vez, aumenta a quebra de células de gordura e libera o que os ácidos graxos livres, que é a gordura estocada. O corpo utiliza então esses ácidos graxos livres como fonte de energia.

O Nescau tem cafeína, como os outros achocolatados prontos. A quantidade de cafeína é de 5mg dpara cada copo de 220 ml da bebida.

A cafeína, presente no café, tem propriedades ergogênicas, que aumentam a produção de energia do organismo, diminuindo o cansaço e a dor durante os exercícios físicos, e melhorando o desempenho físico e mental.