O que acontece no corpo de pessoas que desenvolvem câncer?

Perguntado por: tferreira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

Multiplicam-se de maneira desordenada e descontrolada, ou seja elas se dividem mais rapidamente do que as células normais do tecido à sua volta, e o crescimento celular torna-se contínuo. O excesso de células vai invadindo progressivamente todo o organismo, adoecendo todo o corpo.

Quando o câncer está em fase avançada e existe um grande número de células se dividindo, geralmente a formação de novos vasos sanguíneos é insuficiente para alimentá-las e elas morrem de fome. Assim, esse tecido fica necrosado ou apodrecido. Por isso, muitas vezes, o câncer tem um odor fétido extremamente forte.

O câncer pode causar dor, perda ponderal, fadiga ou obstrução dos órgãos viscerais. O óbito, em geral, ocorre como resultado de inanição e falência de órgãos.

Uvas de cor escura. A casca das uvas de cor roxa ou vermelho-escura é rica em resveratrol, uma substância capaz de combater o câncer por diversos mecanismos e de potencializar o efeito da quimioterapia em pacientes que já estão em tratamento.

Resultados: os entrevistados citaram sete plantas medicinais utilizadas no tratamento e na prevenção do câncer: babosa (Aloe vera sp), erva-de-lagarto (Casearia sylvestris), noz-pecã (Caraya illionensis), quebra-pedra (Phyllanthus niuri), cocão (Erythroxylum argentinum), madressilva (Lonicera sp) e carrapicho rasteiro ...

A maior parte dos casos de dor ocorre quando um tumor pressiona os ossos, nervos e órgãos do corpo. Pacientes com doença avançada são mais propensos a sentirem dor. Compressão da medula espinhal. Quando um tumor invade a coluna vertebral, pode pressionar a medula espinhal.

As causas mais comuns de morte por câncer são os cânceres de:

  • pulmão (1,76 milhão de mortes)
  • colorretal (862 mil mortes)
  • estômago (783 mil mortes)
  • fígado (782 mil mortes)
  • mama (627 mil mortes)

Mas é importante estar ciente dos sinais e sintomas mais comuns do câncer, que podem incluir: Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes.

Fadiga. A fadiga é um cansaço extremo que não melhora com o repouso. Ela pode ser um sintoma importante quando o câncer está se desenvolvendo, como na leucemia. Alguns tipos de câncer de cólon ou de estômago podem provocar perda de sangue sem razão aparente, o que é outra forma do câncer provocar fadiga.

A fadiga relacionada ao câncer é caracterizada por exaustão excessiva e persistente que interfere nas atividades e funções diárias. Geralmente, começa antes do diagnóstico, piora durante o curso do tratamento e pode persistir por meses – até anos – após a remissão.

As células cancerosas soltam-se do tumor original, vão para outras partes do corpo e formam novos tumores. Esse processo, conhecido como metástase, causa problemas sérios e, por isso, é muito importante que seja detectado e tratado o mais cedo possível.

Hábitos que podem causar câncer

  • Tabagismo.
  • Hábitos Alimentares.
  • Alcoolismo.
  • Hábitos Sexuais.
  • Medicamentos.
  • Fatores Ocupacionais.
  • Radiação solar.

Em quanto tempo um câncer se desenvolve? O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses. Isso vale para os cânceres sólidos, bem como para os hematológicos.

A ansiedade e o estresse, por exemplo, podem estar ligados ao surgimento de tipos de câncer mais graves, de acordo com um estudo que começou a ser conduzido por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em 2012. Segundo a pesquisa, existe o 'bom' e o 'mau' estresse.

Isso acontece porque o tumor causa um aumento nos processos metabólicos das proteínas. Como consequência, o corpo passa a precisar de mais calorias para realizar suas funções diárias, levando a um emagrecimento.