O que acontece no cérebro de uma pessoa com TDAH?

Perguntado por: emaciel . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

A teoria científica atual defende que no TDAH existe uma disfunção da neurotransmissão dopaminérgica na área frontal (pré-frontal, frontal motora, giro cíngulo); regiões subcorticais (estriado, tálamo médiodorsal) e a região límbica cerebral (núcleo acumbens, amígdala e hipocampo).

O TDAH tem suas raízes nas formações genéticas do indivíduo, o transtorno afeta o lobo frontal do cérebro, região responsável pelo controle de impulsos e comportamentos socialmente inadequados, atenção, memória, planejamento e organização.

Mas amigos que não se sentem reconhecidos e apreciados podem cair no esquecimento e, possivelmente, se questionem: “O que há nessa relação para mim?” Você fica entediado. Algumas pessoas com TDAH gostam de ter amigos, mas muitas vezes se sentem entediadas com eles, precisando de uma pausa.

Mas você sabia que ter TDAH aumenta sua probabilidade de ter enxaquecas? Essas dores de cabeça frequentemente coocorrem em muitas crianças, adolescentes e adultos afetados pelo TDAH. Um estudo descobriu que homens com TDAH tinham duas vezes mais chances de ter enxaquecas do que outros homens.

Estudos recentes mostraram que cerca de 70% dos adultos com TDAH apresentam hipersensibilidade à luz, característica também associada a problemas circadianos; Sono crônico tardio leva a um déficit crônico de sono, que por sua vez está associado a problemas como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.

Por exemplo, alimentos processados, produtos artificiais e carboidratos refinados como pão e cereais devem ser limitados. Esses alimentos podem piorar a capacidade de concentração.

Pessoa com TDAH são profundamente intuitivas e enxergam além das limitações da matéria. É justamente este traço da síndrome que transforma pessoas criativas e sensíveis em grandes gênios da humanidade. Eles pensam fora da caixinha.

IMATURIDADE (Emocional, cognitiva, comportamental) A imaturidade é uma das características do transtorno. Por isso é tão comum crianças com TDAH apresentarem imaturidade psicológica e dificuldade no controle das emoções. Crianças com TDAH funcionam verbal e emocionalmente como se fossem mais novas.

Quais são as causas do TDAH? Segundo estudos, a predisposição genética e a ocorrência de alterações nos neurotransmissores (dopamina e noradrenalina) que estabelecem as conexões entre os neurônios na região frontal do cérebro são a principal causa do TDAH.

Para a criança que possui esse transtorno, essa parte do cérebro além de amadurecer de forma mais lenta, é aparentemente mais fina em comparação as que não tem. Podendo chegar até mesmo 3 anos de atraso do que seria normal.

Não há evidência de que pessoas com TDAH tenham um nível abaixo do normal de dopamina ou norepinefrina, mas há evidência de que têm um aumento do número de transportadores de dopamina que desativam a dopamina quando um sinal é enviado. Dopamina afeta a atenção, o humor, os movimentos e a motivação.

Fato: é um pouco difícil amar alguém com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Talvez você se sinta como em um campo minado, sem saber ao certo o que dizer, sem saber qual reação virá. Qualquer palavra sua, por melhor intencionada que seja, pode detonar uma explosão de emoções.

O barulho sempre incomoda as pessoas de modo geral. Quanto mais estressados estamos, mais o barulho incomoda e irrita. A sensibilidade auditiva tbm está presente nos quadros de TDA. Algumas pessoas com o transtorno são “tiradas do ar” pelo input visual e outras pelo auditivo.

Entre as profissões que podem ser interessantes para quem tem TDAH estão: Assistente social, cuidador ou terapeuta – são trabalhos que exigem empatia e paixão por ajudar outras pessoas mais vulneráveis.

Pessoas com TDAH geralmente apresentam dificuldades em suas atividades acadêmicas e no trabalho, principalmente devido à dificuldade de concentração. Além disso, as crianças, por terem sintomas mais acentuados da hiperatividade e impulsividade, apresentam ainda dificuldade de relacionamento com outros colegas.