O que acontece no cérebro de uma pessoa com enxaqueca?

Perguntado por: lvidal . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Ela ocorre quando o 5º nervo craniano (trigêmeo) é estimulado, liberando substâncias que causam inflamação dolorosa dos vasos sanguíneos do cérebro, provocando cefaleia latejante, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.

Após terminado o período de dor, o paciente entra na quarta fase da enxaqueca: o pósdromo. De acordo com a especialista, nesta fase os pacientes costumam relatar uma sensação semelhante à ressaca. “Isso acontece porque a dor já cessou, mas as alterações no cérebro podem durar de 24 a 48 horas”, explica Turbino.

Tipos de enxaqueca
Os principais sinais de aura são: manchas coloridas, pontos cegos, sensação de formigamento, fraqueza muscular, confusão mental, sensação que as coisas ao redor estão girando, entre outros.

6 tipos de enxaqueca

  1. Hemiplégica. Esse tipo de enxaqueca se parece muito com um episódio de derrame. ...
  2. Retiniana. Costuma acontecer com muito mais frequência em mulheres no decorrer dos anos férteis. ...
  3. Com Aura. ...
  4. Sem aura. ...
  5. Sem dor de cabeça. ...
  6. Crônica.

Consideramos esse quadro quando o paciente apresenta dor de cabeça mais intensa por mais de 15 dias seguidos. Nesse caso o paciente possui os sintomas mais intensos e o tratamento também é um pouco mais complexo.

5 alimentos que devem ser evitados para diminuir as crises de...

  1. Carnes processadas. Carnes processadas como o salame, bacon, presunto, salsicha, peito de peru, peito de frango, são alimentos bastante conhecidos por causarem essa dor de cabeça. ...
  2. Queijos amarelos. ...
  3. Chocolate. ...
  4. Bebidas alcoólicas. ...
  5. Bebidas com cafeína.

Ter enxaqueca não aumenta as chances de aneurisma. Aneurisma e enxaqueca são doenças totalmente separadas, distintas, uma da outra. O aneurisma, infelizmente, quase sempre se manifesta de surpresa, de uma vez só.

Não existem exames específicos para diagnosticar a enxaqueca. O diagnóstico é clínico, por meio da avaliação médica dos sintomas relatados pelo paciente.

Analgésicos ou anti-inflamatórios: compreendem os remédios para enxaqueca mais comuns, como ibuprofeno, ácido acetilsalicílico, naproxeno, paracetamol e indometacina; Triptanos: atuam sobre os receptores de serotonina, atuando na constrição dos vasos sanguíneos do crânio para inibição da dor.

Quando finalmente ocorre o vômito, o locus coeruleus libera uma grande quantidade de serotonina. Essa serotonina, ao “banhar” aquela região, pode muitas vezes suprimir a dor de cabeça da enxaqueca. Isso explica o motivo pelo qual a dor de cabeça da enxaqueca melhora em muita gente, após vomitar.

Coloque gelo na região dolorida e beba bastante água; Faça refeições moderadas, evitando a ingestão de alimentos desencadeantes; Descanse, mas não prolongue seu sono para além do horário habitual; Faça da atividade física uma rotina, porém, evite exercícios em dias muito quentes.

  • Alimentos vilões. Alguns alimentos são conhecidos por desencadear crises de dores de cabeça ou de enxaqueca. ...
  • Mudança de tempo. ...
  • Exercícios pesados. ...
  • Manter o equilíbrio. ...
  • De olho na postura. ...
  • Cuidado com odores. ...
  • Dormir bem. ...
  • Cuidar dos olhos.

A enxaqueca vestibular é uma das causas mais comuns de tontura recorrente ao longo da vida, junto com a Vertigem Postural Paroxística Benigna (VPPB). Existe ainda uma associação entre enxaqueca, ansiedade e tonturas, ao ponto de ser uma doença única (MARD).

aversão à luz ou ao barulho. dor pulsátil/unilateral ou dor de moderada a intensa. agravamento do quadro com esforço físico.

Alguns exemplos dessa classe de remédios são a morfina, codeína, tramadol e oxicodona.

Se sua dor de cabeça se transformar em diária, é necessário consultar um médico o quanto antes. Doenças como tumor cerebral, trombose de seios venosos e outras, também podem se manifestar com o surgimento de dor de cabeça todos os dias. O mais seguro é procurar um médico para se certificar do diagnóstico.

O uso excessivo de dispositivos tecnológicos, como celulares, também pode ter impactos negativos na qualidade do sono e, assim, amplificar a quantidade e intensidade de crises de enxaqueca4.

Chás

  • Gengibre.
  • Valeriana.
  • Camomila.
  • Folhas de maracujá

E existe uma maneira de saber. “Na hemorragia subaracnóidea, o paciente está bem e, de repente, começa a ter uma forte dor de cabeça. A enxaqueca, por outro lado, costuma surgir em um lado da cabeça, é pulsante e progressiva, não tão intensa”, esclarece Castellanos.

Ela é latejante, geralmente mais localizada na região das “têmporas”, a pessoa geralmente não desmaia durante as crises e se isso acontece a duração da perda de consciência é breve e a pessoa acorda orientada. Geralmente o indivíduo apresenta relato de crises anteriores, muitas vezes com náuseas e vômitos.

Como a enxaqueca tem um tempo de duração definido, entre quatro horas a três dias, geralmente o tratamento se resume a controlar os sintomas. Mas, quando se conhece o que desencadeia as crises, existe um controle maior e enxaquecas são prevenidas com medicamentos.