O que acontece no 1 dia de aula?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

O primeiro dia de aula sempre é um desafio não só na vida da criança, como na dos responsáveis. É o momento que marca o início de uma nova fase, de fazer novas descobertas, novas amizades, de começar a desvendar o mundo e ter uma nova perspectiva sobre as coisas.

Para enfrentar a insegurança dos primeiros dias, vale algumas dicas: no primeiro dia de aula chegue mais cedo para ter tempo de se aproximar e conversar com as pessoas; estabeleça um relacionamento com a nova professora desde o início; trate todos os funcionários da escola com educação e respeito.

No primeiro dia de aula é recomendado levar apenas um caderno para anotações e uma caneta.

6. Procure sentar em locais próximos ao professor: Sentar à frente da sala pode ajudá-lo a manter a atenção durante as aulas, pois, nesse local, as distrações costumam ser menos frequentes.

Nesse dia, você deve se apresentar, falar sobre sua formação, onde já trabalhou, por que escolheu dar aula. Também é preciso mostrar satisfação de conhecer a turma e apresentar suas expectativas em relação ao trabalho.

Para que os estudantes estabelecerem uma relação de respeito com você, é essencial que você os trate da mesma forma. Em nenhum momento você deve adotar uma postura de superioridade, porque assim estará destruindo toda a confiança que criou ao longo do tempo com a turma.

Mude o tom de voz para informar que a aula vai começar.
Vá para a frente da sala e comece a dar sua aula, elevando o tom de voz e falando com firmeza para prender a atenção dos alunos. Tente falar alto para que todos possam ouvir, mas sem gritar. Essa atitude independe da idade dos alunos.

A legislação americana dispõe que as crianças devem frequentar a escola até dezesseis anos de idade. No Brasil, o ensino é obrigatório dos 4 aos 17 anos. Depois disso, nem os pais nem as autoridades escolares têm qualquer recurso legal para impedi-los de sair.

Quanto a frequência a LDBEN é bem clara, a reprovação ocorre quando o aluno ultrapassar os 25% de faltas das 800horas / aula dadas no ano letivo.

Como se acalmar antes do primeiro dia de aula?

  1. Lembre-se de que todo mundo está vivendo o primeiro dia de aula. ...
  2. Respire fundo e busque pensar mais positivamente. ...
  3. Não tente forçar a barra para ser o mais “comunicativo de todos” ...
  4. Lembre-se da última vez que você se sentiu ansioso e isso passou.

Invista em peças fashionistas e acessórios para bombar o look da escola

  1. Se jogue nos casacos diferentes. ...
  2. Criatividade na hora de escolher a mochila. ...
  3. Calça jeans não tão básica. ...
  4. Acessórios de cabelo. ...
  5. Aposte em calças diferentes.

Confira todas elas a seguir:

  1. Organize e renove o material. Nada como recomeçar as aulas com tudo organizado ou mesmo novo, se for preciso. ...
  2. Estabeleça metas. ...
  3. Procure definir horários para dormir e acordar. ...
  4. Evite procrastinar. ...
  5. Cuide da alimentação. ...
  6. Estude desde o primeiro dia. ...
  7. Mantenha momentos de lazer.

Caminhar pela escola, conversar com coordenadores, gestores e outros professores, tirar dúvidas e preparar o material que será usado em sala de aula nos próximos dias são boas alternativas para a preparação de atividades na volta às aulas depois das férias.

A primeira dica é evitar exageros e usar peças confortáveis. Portanto, decotes, brilhos e transparência não devem compor o look. Além disso, nos pés é bom usar sapatos baixinhos ou tênis, prezando pelo conforto e neutralidade.

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental devem usar cadernos e não fichários. 4. A quantidade de folhas solicitadas por caderno deve ser respeitada, bem como a separação por matérias, tanto para evitar peso desnecessário nas mochilas como para que os professores possam recolher os cadernos para avaliações.

Materiais Necessários

  • Mochila.
  • Livros didáticos.
  • Cadernos e pastas.
  • Estojo.
  • Lápis e canetas.
  • Itens pessoais.

A fobia escolar consiste num medo exacerbado que a criança sente em ir para a escola e está relacionada com a ansiedade face ao desconhecido e, muitas vezes, com as mudanças de ciclo escolar. A criança começa por recusar ir à escola, inventa vários motivos, e passa a evita-la seriamente.

O alto índice de ansiedade nas escolas pode ter várias causas, incluindo a pressão acadêmica, o bullying, a pressão social, a autocobrança, a sobrecarga de atividades curriculares e extracurriculares, as preocupações com o futuro e até mesmo problemas familiares.

Falta de concentração pode ser sinal de outras doenças
A dificuldade de atenção passageira pode ser causada por algumas disfunções do nosso organismo. "Aspectos emocionais e doenças, como anemia, depressão e ansiedade. podem estar associadas ao problema", explica Paulo.