O que acontece na terceira infância?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
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A terceira infância, também conhecida como idade escolar, ocorre aos 7 anos e perdura até o inicio da adolescência, aos 11 anos. Nesta fase as crianças começam a desenvolver o pensamento lógico e possuem uma melhor compreensão da causalidade, categorização, conceitos espaciais, raciocínio indutivo e dedutivo e números.

Na terceira infância, a criança já é capaz de pensar logicamente e de raciocinar sobre o mundo e tudo o que a cerca, levando em conta vários aspectos de uma situação. Esse fator possibilita alterações nas capacidades de julgamento moral e de autoavaliação.

Demonstra crescente responsabilidade. A principal atividade da criança nessa fase é o brincar. As brincadeiras estão relacionadas ao desenvolvimento social, emocional cognitivo, variando de cultura para cultura e sendo influenciadas pelos ambientes criados pelos adultos.

Os marcos fundamentais da terceira infância são o início da escolaridade e da puberdade, que acarretam enormes mudanças no ciclo vital dos indivíduos, sendo que o desenvolvimento dos 6 aos 12 anos de idade não apresenta mudanças bruscas como no período anterior.

A terceira infância é uma fase de transição em que as crianças buscam identificações. O desenvolvimento psicossocial que acontece neste período, será extremamente importante no campo dos relacionamentos e no autoconceito, interferindo diretamente na autoestima.

O processo de socialização na terceira infância é bastante ampliado em função das experiências de interação social já adquiridas em períodos anteriores do desenvolvimento. No período escolar, a criança já adquiriu uma linguagem mais refinada e pode circular em outros ambientes além do familiar e do escolar.

25 anos aproximadamente

Acreditava-se, até algumas décadas atrás, que o desenvolvimento do cérebro era concluído no fim da infância. No entanto, sabe-se hoje, que o processo de desenvolvimento do cérebro humano vai até os 25 anos aproximadamente.

Algumas atividades lúdicas já são famosas. Jogos de palavras e números, como palavras cruzadas ou Sudoku, jogos de tabuleiro como quebra-cabeças, xadrez ou dominó, tem fãs em várias idades, estimulam o cérebro e ajudam na interação com outras pessoas, aumentando o convívio social.

Entendendo as 4 fases da infância

  • Primeira infância. ...
  • Fase pré-escolar. ...
  • Período de latência. ...
  • Estágio da puberdade.

Culpa. A terceira etapa do desenvolvimento psicossocial tem lugar durante os anos pré-escolares. Neste ponto no desenvolvimento psicossocial, as crianças começam a afirmar o seu poder e controle sobre o mundo através de liderar o jogo e outras interações sociais.

O terceiro estágio – iniciativa/culpa
Deve-se estimular a criança no sentido de que pode ser aquilo que imagina ser, sem sentir culpa. Neste estágio a criança tem uma preocupação com a aceitabilidade dos seus comportamentos, desenvolve capacidades motoras, de linguagem, pensamento, imaginação e curiosidade.

Aos sete meses e meio, o aumento da resposta cerebral das crianças aos contrastes de seu idioma nativo prediz habilidades futuras de linguagem. Consciência fonêmica e habilidades vocabulares são os melhores preditores de leitura e de compreensão de leitura, respectivamente.

Na terceira infância, ocorre o desenvolvimento do autoconceito e acontecem diversas transformações nas relações da criança com o outro. As mudanças deste período dos 6 aos 12 anos deixam marcas importantes para o resto da vida da pessoa, principalmente no campo dos relacionamentos.

O conceito de desenvolvimento da personalidade, para Freud, ocorre em sete fases: oral, anal, fálica, latência, adolescência, maturidade e velhice.

Constituem fases do processo de intervenção psicossocial: diagnóstica, delineamento da intervenção, desenvolvimento da intervenção, avaliação da intervenção, devolução e divulgação dos resultados.

Van Maanen e Schein (1977 apud ROBBINS, 2002) afirmam que o processo de socialização ocorre em três estágios: pré-chegada, encontro e metamorfose.

Em geral, há dois tipos principais de socialização, a socialização primária e a socialização secundária. A primeira diz respeito à socialização que ocorre através da família, quando a criança entrará em contato com a linguagem e estabelecerá suas primeiras ralações sociais.

O processo de socialização humana é um processo complexo, sendo composto por duas ou três fases. Na clássica obra A construção social da realidade, publicada originalmente em 1966, Berger e Luckmann (2008) as dividiu em duas: primária e secundária.

De acordo com Freud, as crianças passam por cinco fases de desenvolvimento:

  • I – A fase oral (0 – 1 ano)
  • II – A fase anal (1 – 3 anos)
  • III – A fase fálica (3 – 5 anos)
  • IV – O período de latência (5 anos – puberdade)
  • V- A fase genital (puberdade e vida adulta)

Os seres humanos passam por 4 fases na vida, que são: infância, adolescência, idade adulta e velhice. Elas ocorrem dentro do ciclo da vida que possui dois grandes eventos: o nascimento e a morte.